Entendendo o kernel linux: novo RC, fim da vida e muito mais

O desenvolvimento do kernel é sempre muito dinâmico, com novas versões sendo publicadas rapidamente, o que também faz com que algumas séries cheguem rapidamente ao fim do ciclo de desenvolvimento. O objetivo aqui é mostrar um resumo de como são dividas as versões do kernel linux e algumas das características de cada uma delas.

Mainline

O kernel mainline é onde o desenvolvimento ativo está ocorrendo e novos recursos são constantemente integrados, sua versão mais atual é a 5.16 RC2 que foi disponibilizada para download no último dia 21. Esta série promete trazer muitas novidades relacionadas com desempenho em jogos e suporte aos mais recentes lançamentos da Intel e AMD:

  • DisplayPort 2.0 para o driver AMDGPU;
  • tunelamento de vídeo através de AMDGPU USB4;
  • Intel Protected Xe Path para gráficos Gen12;
  • O suporte Intel AMX;
  • kernel padrão do RISC-V agora habilita o driver NVIDIA de código aberto;
  • Suporte a hipervisor KVM RISC-V, Snapdragon 690/Rockchip RK3566/RK3688;
  • Suporte aos controles e joy-cons do Nintendo Switch.

Stable

O kernel stable mais atual é da série 5.15.4, na série estável o desenvolimento é focado em polir recursos já implementados e fazer correção de bugs críticos o mais rapidamente possível. A série 5.15 trouxe algumas novidades importantes uma implementação nova do suporte ao formato de sistema de arquivos NTFS.

A série estável anterior 5.14.21 teve anunciado o seu “end of life” que é o estágio onde novos recursos não serão mais adicionados e apenas correções de segurança e estabilidade são aplicadas.

LTS

Atualmente existem 6 séries na família LTS (long term support) que são: 5.10.81, 5.4.161, 4.19.217, 4.14.255, 4.9.290 e 4.4.292. O foco da linha LTS é permitir que a indústria tenha uma base sólida de código estável e amplamente testado para construir soluções dos mais diversos tipos. Alguns exemplos são os sistemas operacionais para celular e sistemas para iOT, que geralmente adotam estas séries e as customizam para suas necessidades.

Next

E por último, temos a série NEXT - a árvore linux-next é a sala de espera para patches voltados para a próxima janela de mesclagem do kernel. Novos recursos e tecnologias são geralmente testadas neste ramo do kernel antes de serem propostas para o kernel mainline.

Para saber mais sobre o kernel linux, sugiro acompanhar a mailing list oficial e também o site do projeto.

:vulcan_salute:

10 curtidas

Isso não deveria estar na categoria “artigos”?

2 curtidas