O Linux Gutta, é o sistema operacional oferecido como padrão em alguns computadores da marca Acer. Por que a marca mantém um sistema com tanta reclamação? O que fazer com um computador desses?
O meu notebook Acer também veio com esse Gutta OS. Não cheguei a clonar o sistema antes de mandar tudo para o espaço, mas copiei o conteúdo do sources.list.
Segue na íntegra:
## Generated by deepin-installer
deb https://packages.guttaos.com/desktop-gutta london main contrib non-free
#deb-src https://packages.guttaos.com/desktop-gutta london main contrib non-free
Importante e que ta no 404 kkkkk
Dá tanto mais trabalho colocar uma “joça” dessas que um Mint ou Debian que até parece intencional.
Eu não entendo muito bem sobre embarcar uma distro Linux, mas me parece que para embarcar o Ubuntu não é gratuito não. A Canonical faz acordos com fabricantes para embarcar o Ubuntu.
Posso estar errado, mas me parece que o Ubuntu não sai de graça para os fabricantes de hardware.
Fora o Ubuntu, no mercado brasileiro o único Linux decente que já vi embarcado em computadores é o EndlessOS. Porém, apesar da decência do EndlessOS, trata-se de um Linux imutável e com foco em conteúdo educacional, o que o torna diferente até mesmo para a comunidade Linux dar suporte (embora o suporte do EndlessOS esteja disponível, as pessoas preferem ir a outros lugares).
Agora ele até tá respondendo, mas com bastante package loss.
Se der um “whois” nesse IP, da pra ver que é do Alibaba Cloud, nada mais, só curiosidade mesmo. Reforça a ideia de ser um sistema asiático, segundo a nossa apuração, de Singapura.
Curioso que eles têm um domínio para os pacotes “https://guttaos.com/”, mas esse site não leva a lugar algum por enquanto.
Como a buscar por subdomínios não mostra mais nada, indica muito pouca movimentação.
Segundo o internet Archive, a URL canônica nunca foi um site, ou ao menos, ela nunca foi indexada pelo serviço.
Sei lá, tudo é muito “shady” com esse Gutta OS.
Consegui fazer o backup da partição nvme0n1p2 e abrir ela no VirtualBox usando o Super Grub2. Vou fazer os testes e a partir disso criar uma img ou iso do instalador. Mando notícias.
edit: Não estava dando certo, pelo visto o recovery com o instalador tá no nvme0n1p6
Até o momento o que descobri é que Gutta é uma distribuição baseada no Uniontech OS com poucas modificações
Tela de boas vindas!
Identificou que é VM, mas apaguei o print pq novos usuários só podem subir 3 imagens por post
Área de Trabalho padrão
Menu/Dashboard
Mais tarde subo o .OVA , não consegui achar um instalador nas partições.
Sei que já faz um tempo mas fiquei curioso, conseguiu exportar a iso? Ajudei um amigo a instalar o windows em um notebook que veio com essa distro e fiquei curioso sobre ela.
O meu Nitro 5 veio com essa bomba ai, olhei a tela de boas vindas, botei o pendrive do Arch e dei vida ao notebook
Essas distros ai é atraso de vida, procuram colocar algo que ninguém usa, provavelmente achando que vão ter mais controle com isso, mas do que pude apurar essa distro é um horror.
Bom que agora o @Dio pode fazer uma analise mais detalhada desse lixo
o meu tambem veio com isso,eu falei sobre isso no meu blog.