Entenda o que é o Linux Gutta e veja se compensa ter um computador com ele

O Linux Gutta, é o sistema operacional oferecido como padrão em alguns computadores da marca Acer. Por que a marca mantém um sistema com tanta reclamação? O que fazer com um computador desses?

4 curtidas

O meu notebook Acer também veio com esse Gutta OS. Não cheguei a clonar o sistema antes de mandar tudo para o espaço, mas copiei o conteúdo do sources.list.

Segue na íntegra:

## Generated by deepin-installer
deb https://packages.guttaos.com/desktop-gutta london main contrib non-free
#deb-src https://packages.guttaos.com/desktop-gutta london main contrib non-free
1 curtida

Importante e que ta no 404 kkkkk

1 curtida

Dá tanto mais trabalho colocar uma “joça” dessas que um Mint ou Debian que até parece intencional.

1 curtida

Eu não entendo muito bem sobre embarcar uma distro Linux, mas me parece que para embarcar o Ubuntu não é gratuito não. A Canonical faz acordos com fabricantes para embarcar o Ubuntu.
Posso estar errado, mas me parece que o Ubuntu não sai de graça para os fabricantes de hardware.

Fora o Ubuntu, no mercado brasileiro o único Linux decente que já vi embarcado em computadores é o EndlessOS. Porém, apesar da decência do EndlessOS, trata-se de um Linux imutável e com foco em conteúdo educacional, o que o torna diferente até mesmo para a comunidade Linux dar suporte (embora o suporte do EndlessOS esteja disponível, as pessoas preferem ir a outros lugares).

3 curtidas

Agora ele até tá respondendo, mas com bastante package loss.

Se der um “whois” nesse IP, da pra ver que é do Alibaba Cloud, nada mais, só curiosidade mesmo. Reforça a ideia de ser um sistema asiático, segundo a nossa apuração, de Singapura.

Curioso que eles têm um domínio para os pacotes “https://guttaos.com/”, mas esse site não leva a lugar algum por enquanto.

Como a buscar por subdomínios não mostra mais nada, indica muito pouca movimentação.

Segundo o internet Archive, a URL canônica nunca foi um site, ou ao menos, ela nunca foi indexada pelo serviço.

Sei lá, tudo é muito “shady” com esse Gutta OS. :sweat_smile:

4 curtidas

Consegui fazer o backup da partição nvme0n1p2 e abrir ela no VirtualBox usando o Super Grub2. Vou fazer os testes e a partir disso criar uma img ou iso do instalador. Mando notícias.

edit: Não estava dando certo, pelo visto o recovery com o instalador tá no nvme0n1p6

Até o momento o que descobri é que Gutta é uma distribuição baseada no Uniontech OS com poucas modificações

2 curtidas

Tela de boas vindas!

Identificou que é VM, mas apaguei o print pq novos usuários só podem subir 3 imagens por post

Área de Trabalho padrão

Menu/Dashboard

Mais tarde subo o .OVA , não consegui achar um instalador nas partições.

3 curtidas

Sei que já faz um tempo mas fiquei curioso, conseguiu exportar a iso? Ajudei um amigo a instalar o windows em um notebook que veio com essa distro e fiquei curioso sobre ela.

O meu Nitro 5 veio com essa bomba ai, olhei a tela de boas vindas, botei o pendrive do Arch e dei vida ao notebook

Essas distros ai é atraso de vida, procuram colocar algo que ninguém usa, provavelmente achando que vão ter mais controle com isso, mas do que pude apurar essa distro é um horror.

Bom que agora o @Dio pode fazer uma analise mais detalhada desse lixo

1 curtida

o meu tambem veio com isso,eu falei sobre isso no meu blog.

1 curtida