Entenda o que é Cron Job e como utilizá-lo

https://diolinux.com.br/tutoriais/entenda-o-que-e-cron-job.html

Existem algumas formas de automatizar aquelas suas tarefas repetitivas do dia a dia em sistema *nix, uma delas é utilizando um agendador de tarefas chamado Cron.

6 curtidas

Duas opções ao Cron que eu acredito que valha a pena mencionar:

  • systemd-timers, que é basicamente a funcionalidade do Cron integrada ao systemd. É um pouco menos conveniente de usar, já que é necessário manejar dois arquivos (um .timer contendo os horários e um .service com o comando em si), mas para os 99.9% do público que já tem o PID1 do systemd, pode poupar um pacote (de bônus, ele tem uma integração com os serviços de usuário do mesmo, permitindo criar notificações agendadas também).
  • snooze, um comando sleep “turbinado” (você especifica o horário que ele vai acordar em vez de por quanto tempo ele vai dormir). Um loop de while true; do snooze -H15 -M14 -w0 mkdir /tmp/teste; done é um equivalente a um cronjob que cria a pasta todo domingo às 15:14. E como dá para usar ele também direto do terminal, é prático agendar rapidinho alarmes que não devem ser repetidos com ele.
3 curtidas

Muito bom o artigo. Tenho uma dúvida: é possível criar uma tarefa para ser executada logo após o boot, ou X minutos após o boot?