Nesta semana, o mundo ficou em caos com o apagão cibernético que espalhou a tela azul por milhões de computadores pelo mundo. Entenda o que aconteceu e como resolver este problema.
As informações nesta redação estão bem atualizadas,as notícias que li sobre o assunto hoje logo pela manhã, ainda não estavam tão apuradas sobre.
Depois que esse tipo de coisa acontece - uma atualização defeituosa - fica complicado argumentar pras pessoas em geral, que o ideal é manter o sistema sempre atualizado…
Ficará uma fala assim: “Mantenha seu sistema atualizado… Mas às vezes é melhor não atualizar”.
Talvez o ideal seja esperar um ou dois dias, após o lançamento, pra aplicar a atualização.
Eu como usuário, minhas máquinas de trabalho, mantenho fora da web, só instalo o recomendável à minha produção de trabalho, sistema operacional funcionando, atualização nunca me convenceu. Na melhor das hipóteses que escolhi @Votherou , não atualizar e agir como descrito acima,me trouxe muita tranquilidade, assim minhas máquinas funciona como laboratórios isolados, contidos. O passe de intercâmbio faço com pendrive,e com minuciosa verificação por um bom antivírus.
Mas pelo que eu entendí, essa foi uma atualização do Windows Defender. Meio que güela abaixo pra os computadores que o Defender solicitava uma atualização - já que ele tbm faz update no plano de fundo do sistema.
CloudStrike ja mostrou do que e capaz, e o problema ja era conhecido antes de acontecer no windows Kernel panic observed after booting 5.14.0-427.13.1.el9_4.x86_64 by falcon-sensor process. - Red Hat Customer Portal ja fez m*rda ate no Linux… Ainda bem onde presto serviço não infio esses trojans que se dizem suites de segurança
Dei sorte, não usei o meu micro com Windows essa semana haha
O problema foi causado pelo falcon desenvolvido pela cloudstrick, a solução é simples em pouco computador, agora se tiver 1000 computadores vai levar mais de 10k de min para ajeitar tudo.
Certo. Interessante a notícia. Mas fiquei curioso.
Os principais afetados foram países asiáticos que estavam em horário comercial, em computadores de governos e inúmeras empresas, inclusive transporte aéreo, telecomunicações, bancos e hospitais. O prejuízo avaliado por especialistas pode chegar a US$ 24 bilhões.
Onde o Linux entra nessa história? Como ficou o balanço entre afetados e os não afetados que usavam Linux ao invés de Windows? Teve notícia de uma empresa aérea que se safou porque usava Windows XP, se não me engano. Mas e quem usava Linux? Não vi notícia disso. Ninguém tava usando?
Queria saber mais especificamente exemplos de quem exatamente foi afetado e exemplos de quem não foi afetado e como ficou esse balanço. Windows é tão mais popular assim em sistemas de bancos e hospitais do que o Linux?
Se alguém souber ou tiver referências, agradeço! Vlw.
Apenas quem utiliza Windows foi afetado
Pelos logs que foram apresentados, o defeito foi causado por erro de programação, um erro primário relacionados a ponteiros em C++.
Lembrando que a Crowstrike falcon (software que causou o erro) é compatível com Windows, Linux e MacOS e o problema ocorreu apenas no Windows devido esse tipo de solução ser certos privilégios no sistema e de como o Windows lida com módulos de terceiros, não tem relação com Windows update ou Windows Defender.
Mídia jornalista nenhuma daria conta de fazer matéria por minuto falando de invasões, esse e um exemplo https://www.zone-h.org/archive?hz=1 negócio e relatado quase a cada 30mim então a maioria evita fazer matéria
Linux não foi afetado, se afetasse Linux a internet teria parado, porque seria o Windows e o Linux parado, mas como o Linux não foi afetado os sistemas da internet mantidas com Linux se manteve de pé.
E outra, só paro as maquinas com Windows que tinha instalados o software chamado Falcon que é desenvolvido pela Cloudstrick.