Entenda a diferença entre Steam Native e Steam Runtime

Quem joga em computadores Linux provavelmente já percebeu que existe o Steam Native e o Steam Runtime. Qual a diferença entre os dois? Descubra!

4 curtidas

Por lógica, a Steam em Snap e Flatpak deve usar provavelmente a versão Runtime, certo?

2 curtidas

Essa ‘Steam Runtime’ é só instalar e já tá pronta para jogar?

Peço desculpas se a pergunta for muito boba, pois eu não sei nada sobre jogos! O único jogo que eu jogo uma vez perdida é SuperTuxCart que é divertido e nativo para Linux.

Eu sei por alto que tem a Steam que faz com que jogos feitos para Windows rodem no Linux através do proton. E sei também que tem o Lutris que é um gestor de jogos que engloba todas as lojas de jogos, pelo menos eu acho.

Sei que para jogar é sempre preciso fazer algumas configurações, por isso estou peguntando se essa Steam Runtime (flatpak e snap) é só instalar e jogar.

Então, como cada distro lida com essas versões diferentes, bem, aí tem que pesquisar.

Por exemplo, no Arch é bem clara a diferença pois é uma pacote pra cada tipo:

Screenshot_20230509_150543

1 curtida

Salvo as 3 divisões dentro da Steam Runtime, esta versão esta pronta para funcionar sem problema de dependência incompatível ou que reduz o seu desempenho.

Senão me engano o conceito por traz do flatpak é o mesmo da Steam Runtime. Trazer consigo as bibliotecas necessárias para seu funcionamento.

2 curtidas