Enquete - qual sistema de arquivos você usa (Linux)?

Qual sistema de arquivos você usa na sua instalação Linux?

• EXT4
  • BTRFS
  • ZFS
  • XFS
  • F2FS
  • Outro/s

0 votantes

Eu uso ext4 em 11 distros e 11 partições /home

Só no openSUSE, BtrFS e XFS

1 curtida

Uso BtrFS no Fedora do laptop principal e no Gentoo do meu servidor pessoal, enquanto uso EXT4 no meu laptop antigo.

1 curtida

Continuarei usando o bom e velho EXT4 por algum tempo ainda. :slight_smile:

As partições de arquivos eu mantenho criptografadas com LUKS.

2 curtidas

Uso Btrfs no / que está no SSD, e Ext4 no /home no HD.

1 curtida

EXT4 e XFS para desktop e servidores.

1 curtida

Eu uso o BTRFS no Ubuntu 22.04, quero instalar a MX-linux também , só que em F2FS, mas quando particiono: / e /home, na /home sem instalar nada acusa que há 900 mb ocupados. Não há partição nem arquivos swap. O que seria isso?

1 curtida

BTRFS é um dos sistemas nativos no biglinux, comecei a usar ele e curti essa coisa de snapshots. Hora ou outra vou precisar dele.

2 curtidas

Salve! Qual sistema vcs usam e acham melhor? Tenho usado btfrs mas já vários, ext4, zfs, qual as vantagens e desvantagens de cada?

Obrigado!

O ext4 é o recomendado para a maioria dos usuários por ser simples, rápido e estável. Porém, existem sistemas de arquivos que possuem mais funcionalidades que o ext4, cabendo a você avaliar se você precisa dessas funcionalidades.

1 curtida

Ext4, em time que está ganhando não se mexe.
Brincadeiras à parte, não preciso de algo complexo, atende muito bem.

4 curtidas

Eu uso ext4 (/ e /home) em todas as distros – exceto no openSUSE Tumbleweed, onde uso raiz “/” em BtrFS (com direito a “instantâneos”, ou Snapshots); e /home em XFS.

Fiz essa opção quando instalei o openSUSE, em Janeiro 2017, para “ver” como era – e até hoje não tive nenhum problema. – Mas é uma implementação que já vem pronta; e o instalador YaST2 é muito sólido, com todos os detalhes bem ajustados.

Nunca tentei fazer isso em outra distro – e nunca tentei fazer por conta própria, manualmente – apesar de a Arch Wiki ensinar tudo, e ser muito confiável.

Na verdade, nunca quis usar BtrFS em uma segunda distro – porque quando se olha a partição “de fora” do openSUSE, as coisas não estão onde deveriam.

Quando eu olho a partição do Debian “de fora” (estou no Fedora), encontro quase tudo com facilidade:

Mas quando olho a partição do openSUSE “de fora”, não encontro nada em /var (por exemplo). – As coisas estão em vários “instantâneos” (Snapshots) – mas você pode ver que a pasta /.snapshots também aparece vazia:

Isso dificulta verificar alguma coisa (ou alterar), “de fora”. – A partir de uma sessão Live Pendrive, por exemplo.

1 curtida

como não faz diferença pra mim, que uso em desktop, fica o ext4 mesmo.

1 curtida