Enlightenment - Minha Experiência

Ontem tentei testar o Bodhi Linux, ele parecia uma boa, mas não consegui usar. Depois descobri que ele usa uma variação do Enlightenment como DE. E quando eu já estava arrependido querendo usar o Slackware (como sempre) pensei em colocar o Enlightenment nele, pesquisei e vi que ele estava nos Slackbuilds, fiquei logo aliviado sabendo que estava lá, mas o problema foi as dependências, tinha o python3 lá no meio e aí já desanimei porque pra instalar ele no Slackware demora um tempo. Mas, ele não foi o maior problema e sim o efl que demorou demais. Instalei o Slackware 20:00, e o Enlightenment só terminou de instalar 23:00. Mas essa espera valeu a pena. Pois assim, consegui este desktop:

Passei a manhã explorando e fui gostando dele, tirei umas coisas da barra e umas coisas mais. O bom dele é que ele é leve e bonito, as animações dele são muito bonitas, acho que supera até o KDE. :joy:

Brincadeira, mas ele é bonito, leve e o tema padrão eu curti, como pode ver na print acima, sem nada aberto ele só ocupa 197mb de RAM; e com o Firefox aberto, ele usa 420mb de RAM. Muito bom, então minha experiência foi muito boa.

3 curtidas

Isso e o consumo de ram de um XFCE.

Ainda acho bem pouco.

Qualquer app que você abre ai, o consumo de ram sobe pra uns 400 ~ 500 MB, isso e o que um XFCE ou KDE Plasma consome, e outra, RAM e pra usar, se for assim, e melhor tirar os pentes de memoria RAM. :joy:

Ah, agora entendi. Realmente acho o Xfce mais pesadinho em relação a esse aqui.

O Bodhi Linux usa uma derivação do Enlightment 17. Os desenvolvedores do Bodhi e os do Enlightment não se entenderam.

Cheguei a instalar o Bodhi, que é muito bonito. Configurá-lo nem sempre é intuitivo (mexer na configuração de teclado, por exemplo), mas o aprendizado é fácil.

O problema é que, após atualizar o sistema, eu sempre via os ícones sumirem. E a solução para repô-los, que obtive no fórum do Bodhi, não resolveu o sumiço completamente. Desanimei.

Agora quero testar o Enlightment “puro”. O OpenSUSE o põe como opção direto na instalação. O Elive tem o Enlightment como ambiente padrão.

1 curtida

Algo que curti foi o relógio gigante na barra.

Isso?:

1 curtida

*Sem o Firefox

De fato, RAM é pra usar, porém pelos apps, se você tem 4 GB de RAM e seu sistema (aka Interface) usa 2 GB, você na prática você só tem 2 GB pra fazer suas coisas… não te parece errado?

2 curtidas

ca6vd

Não gosto do Enlightenment, ele é muito incompleto. Bonito, mas pouco funcional para mim. O gerenciador de arquivos é muito ruim, pra consertar tem que colocar outro melhor e aí já começa a pesar o sistema e sair da proposta original. Além disso, não há muita integração entre os aplicativos QT/GTK, embora haja como fazer alguns esquemas e ter um visual mais consistente.

Esse foi o problema, No Firefox a fonte ficava sempre pequena.