O Enlightenment surgiu em 1996, como um projeto de gerenciador de janelas para o X11.
Por mais que o projeto tenha se expandido bastante, tendo suas libs usadas por vários outros projetos, venho aqui neste tópico para falar do gerenciador de janelas, que na verdade é considerado um desktop environment, pois é um conjunto de aplicações que juntas formam a interface e suas funções (assim como o LXDE).
O Projeto Enlightenment, assim como o Projeto GNOME acredita que o Wayland é o futuro das camadas de exibição gráfica do Linux. Atualmente, o projeto se encontra em transição do X11 para o Wayland.
O projeto oficialmente suporta o Linux, mas há algum esforço (baseado no suporte de outros usuários e desenvolvedores) para o BSD, também.
O conjunto das libs que compõem o Enlightenment, suas aplicações e os projetos baseados nestas libs chama-se EFL. As aplicações nativas do Tizen, por exemplo, são desenvolvidas usando as libs EFL. As aplicações nativas do Enlightenment, desenvolvidas também usando EFL incluem um emulador de terminal, o Terminology, que para mim é o Terminal mais customizável que eu achei e não funciona apenas no Enlightenment, mas em qualquer distro que suporte um emulador de terminal externo. Inclui também, um player de vídeo, visualizador de imagem e outros.
Enfim, agora falando sobre o próprio Enlightenment DE, ele é feito para ser leve e customizável. Eu, particularmente, acho ele muito bonito logo de fábrica, assim como o DDE. Mas, em vez de ser bonito por causa de blur, blur e blur, eu acho o visual do Enlightenment único.
O ambiente Enlightenment é composto, principalmente, pelas libs EFL, seguido do Elementary (nada mais que um toolkit MUITO simples, feito para escrever aplicações o mais leves possíveis), seguidos do próprio ambiente Enlightenment e suas aplicações como Terminology, iBar e etc.
Ele é MUITO customizável, em cada aplicação você pode personalizar desde imagem de fundo, até título e bordas de janela. Mas a diferença é que tudo é por interface gráfica.
Sua performance, no meu computador foi melhor que o LXDE. Ele é muito bonito, tem animações (desativáveis) e tal, mas não sei qual é a macumba ali usada, pois funciona. Leve, muito leve.
Ficou interessado? Quer instalar? Seguem aqui os “how-to” de instalação em cada distro.
- Ubuntu, Mint e derivados
$ sudo add-apt-repository ppa:niko2040/e19
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install enlightenment terminology
- Fedora, Red Hat Enterprise Linux e derivados
$ sudo dnf install enlightenment
- openSUSE, SUSE, Regata OS e derivados
![]()
Infelizmente, o Enlightenment nos repositórios do openSUSE não é mais atualizado desde a E17. Me corrija se eu estiver errado.
- Void Linux e derivados (Void já tem uma ISO pronta com o Enlightenment)
$ sudo xbps-install -S enlightenment
- Arch Linux, Manjaro e derivados
$ sudo pacman -Sy enlightenment terminology