Emular controle de xbox

Olá, rapaziada do fórum como faço pra usar controler dualsense(ps5) como xbox 360 ou one no lutris ?
Tem algum dependência que tenho que copilar ?
Estou usando lutris 5.10 geproton 7.9 mas recente ate o momento na distro fedora 36 spins nobara kde, jogos que usa o dualsense funciona perfeitamente mas aqueles que usa do xbox ja não funciona.

SC-Controlller é o meu programa de escolha pra isso.

Estou tentando instalar mas ele pede umas dependência.
sudo dnf install -y sc-controller
Última verificação de expiração de metadados: 0:21:43 atrás em qui 05 mai 2022 21:29:14.
Erro:
Problema: solicitações conflitantes

• nada fornece pylibacl necessário para sc-controller-0.4.8-10.1.x86_64
  • nada fornece gnome-python2-rsvg necessário para sc-controller-0.4.8-10.1.x86_64
    (tente adicionar ‘–skip-broken’ para pular pacotes desinstaláveis)

Esse programa é realmente necessário? Basta ele habilitar o suporte pra controle de Playstation na Steam, eu tenho um controle de PS4 e funciona normalmente.

Vc tem Steam instalado na sua máquina? Pode ser que na Steam funcione melhor, basta habilitar o controle nas configurações, vc poderia especificar quais jogos não reconhecem o controle?

Depois de varias tentativas acabei aprendendo a usar o ds360 ele reconhecer o meu dualsense o único problema que tenho que habilitar no terminal.
Tenho sim a steam mais eu uso o lutris pra jogar, alguns jogos não funciona o dualsense quando funciona os comandos estão errados o X vira O os analógicos estão com gatilhos é assim vai, para corrigir isso eu uso lutris-GE que ta na versão 7-10 mesmo assim alguns jogos não funciona então por isso de usar o sc-controller mais ja meio que resolvi o problema.

Eu tbm já tive esses problemas com alguns jogos, o Dragon Age Inquisition não reconhece meu controle, e o Resident Evil 6 um tempo atrás trocava tudo os botões, era uma coisa bizarra, o que pode se fazer é esperar que uma futura versão do Proton ou do Lutris traga uma correção pra esse problema.