Em testes, Apple M3 Pro supera Ryzen 9

Desde a primeira edição, os chips Apple Silicon surpreenderam por entregar desempenho comparável aos melhores processadores do mercado, com baixo consumo energético, gerando pouco calor, utilizando a arquitetura ARM a mesma de processadores de smartphones.

Atualmente, o chip Apple Silicon mais poderoso é o M3 Pro. Em testes feitos e publicados por Fabio Akita no Twitter, o M3 Pro, embarcado num MacBook Pro 14, foi comparado com o Ryzen 9 7950X3D, um dos melhores processadores para desktop atualmente.

Processador Geekbench 6 single core Geekbench 6 multi core Speedometer 2.1
Ryzen 7950X3D 2.925 21.533 476
Apple M3 Pro 3.153 15.565 557

Consumindo energia apenas da bateria, o M3 Pro se saiu melhor do que o Ryzen 9, processador com alto consumo, em 2 dos três testes apresentados por Akita. Entretanto, ele destaca que o computador tem a vantagem de trocar componentes, podendo deixá-lo mais poderoso ao longo do tempo, enquanto o MacBook fica limitado pela configuração original.

3 curtidas

O que incomoda nessa geração é que ela em alguns aspectos foi nerfada em comparação a família M2. Eu vi algumas comparações onde o M3 tinha desempenho inferior a geração anterior.

O Apple M3 Pro é bem competente, mas algumas considerações devem ser tomadas:

1. Não existe Ryzen 9 7850X3D. Creio que ele cometeu um erro de digitação e queria dizer Ryzen 9 7950X3D.
  2. Foram testados apenas dois benchmarks. É muito pouco para concluir algo. No Cinebench, muito embora o M3 Pro tenha alcançado resultado single core superior (mas não muito distante da margem de erro), ficou muito abaixo no desempenho multicore. O outro benchmark, por sua vez, mede apenas responsividade na web. Então não podemos dizer que o M3 Pro superou o Ryzen 9 7950X3D em desempenho (e o próprio Cinebench já mostrou isso).
  3. Já existem processadores mobile bem mais potentes que o Ryzen 9 6900HS que ele colocou junto desse teste. Eles provavelmente alcançariam o nível de desempenho do M3 Pro ou o superariam, embora com consumo de energia mais alto.
  4. O Ryzen 9 7950X3D é um processador voltado a jogos. O 3D V-Cache brilha em jogos. A usabilidade desse recurso para outras tarefas é pequena (e pode até prejudicar, já que limita a capacidade de overclock do processador em comparação com o Ryzen 9 7950X).

Onde o processador da Apple brilhou foi na eficiência energética. E nesse ponto vale a pena destacar que, muito embora seja impossível o Ryzen 9 7950X3D alcançar o mesmo nível de eficiência (embora seja mais potente), ele pode ser ajustado em undervolt para reduzir bastante o consumo padrão (além de existirem modelos de maior eficiência na própria linha Ryzen 7000 da AMD).

5 curtidas

Senti falta de uma comparação de preços.

1 curtida

Mas seria realmente necessário? Acho que da para resumir no óbvio: o macbook vai ser beeem mais caro. Como não vendem o M3 Pro avulso, também não sei se faz muito sentido.

1 curtida

Concordo, mas no fim das contas talvez a comparação mais honesta para o 7950X3D seria o M3 Max 16 núcleos, que ainda assim consome menos acredito.

O Akita provavelmente usou estes benchmarks por apenas estar interessado nas demandas dele como desenvolvedor.

Eu acho que independente do modelo, os M3 Pro/Max são péssimos para jogos e ruins com renderização 3D em geral.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.