Após um histórico de oposição, Apple expressa apoio ao projeto de lei SB244, de direito ao reparo do estado da Califórnia por uma carta escrita à senadora Susan Talamantes Eggman.
No texto, a empresa diz que “criamos produtos para durar e se eles precisarem de reparo, nossos consumidores têm uma ampla gama de opções seguras, com alta qualidade". Dessa forma, a “Apple apoia a lei de direito ao reparo para que todos os californianos tenham maior acesso ao reparo, mantendo a proteção à segurança e privacidade”.
Entretanto, ressalva que o apoio a este tipo de lei é mantido enquanto:
- Assegurar a segurança do consumidor e seus dados, sem exceções de segurança para o reparo;
- Focar em requerer dos fabricantes a documentação e ferramentas e viabilidade técnica, com escopo definido;
- Exigir que técnicos avisem seus clientes quando utilizarem peças não genuínas;
- Tenha uma aplicação prospectiva, que permita fabricantes construírem novos produtos que cumpram a proposta.
Dessa maneira, a lei deve balancear a integridade do dispositivo, usabilidade e segurança física com o desejo dos consumidores poderem consertar em vez de comprar um novo dispositivo.
A Apple é a primeira empresa específica a manifestar apoio à lei, geralmente isso ocorre por consórcios industriais.Senadora Eggman disse estar grata pela adesão, que deve induzir os pares ao mesmo caminho e demonstra a força do movimento, que vem sendo construído nos últimos anos.
Seguindo esta tendência, o iPhone 14 está mais fácil para consertar e é previsto que o 15 facilite ainda mais. A empresa ainda estabeleceu programas de auto-reparo para iPhones e MacBooks.
A lei passou pelo senado numa votação onde houve consenso absoluto e aguarda a aprovação da assembleia.