Um DPS é suficiente para proteger um equipamento, por exemplo, em uma casa antiga sem aterramento?
Sem aterramento, um bom protetor DPS (como um Clamper Multi Energia) ainda irá operar em modo diferencial, o que já protege contra muitos dos surtos comuns do dia a dia.
O correto é usar com aterramento, para ter a proteção em modo completo, mas sempre vale a pena usar, tendo aterramento ou não. ![]()
com o terra real vc pode evitar o choquito, como nao tem, esses DPS convencionais podem ajudar,
para proteger sim,
evitar o choquito,nao
o uso do DPS no comeco ou no final da linha seria recomendado.
Lá na casa dos meus pais, onde não tem aterramento, eu coloquei um Protetor de surto no sistema de internet, a gente tem fibra chegando lá em casa e jogamos via Radio pra um vizinho que está mais isolado.
A antena vivia queimando a porta de rede, estávamos na terceira quando coloquei o DPS da clamper, faz uns 5 anos que nunca mais queimou.
Pra vc ter uma ideia, meu notebook produzia um ruido no microfone quando conectado na tomada lá, usava o DPS e até isso ajudava.
o Pai de Todos os Saberes diz que:
Direto ao ponto: não, eles não são suficientes.
Embora um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) ofereça uma camada básica de defesa mesmo sem aterramento, a eficácia fica severamente comprometida. Sem o “fio terra”, o excesso de energia não tem um caminho de baixa resistência para ser escoado com segurança para o solo.
O DPS funciona como uma “válvula de escape”. Quando a tensão sobe demais (um surto), ele fecha o circuito para desviar essa corrente. Com aterramento, o excedente vai direto para a terra.
Sem o mesmo, o DPS é forçado a desviar o surto entre os próprios condutores (Fase para Neutro). Isso protege o equipamento contra surtos diferenciais, mas o Neutro pode acabar ficando sobrecarregado, elevando o potencial de toda a instalação e colocando outros aparelhos em risco.
Muitos surtos perigosos ocorrem entre a Fase e a Terra (modo comum). Sem o aterramento, o DPS simplesmente não tem como atuar nessas situações. A descarga “estaciona” no equipamento, procurando qualquer caminho para sair — o que muitas vezes resulta na queima de placas eletrônicas sensíveis.
Se você mora em um local onde não é possível fazer uma reforma elétrica imediata, considere estas alternativas para mitigar o risco:
Use protetores de surto de boa qualidade diretamente nas tomadas. Eles ainda são melhores do que nada, pois oferecem proteção entre Fase e Neutro.
Muitos “filtros de linha” baratos são apenas extensões com um fusível. Procure por dispositivos que especifiquem claramente a presença de Varistores (MOV) e que tenham certificação de proteção contra surtos.
Bom, inicialmente, uma coisa não tem relação nenhuma com a outra.
DPS - dispositivo de proteção de surtos. O DPS protege de surtos de TENSÃO na rede como descargas atmosféricas (raios) ou sobretensão provenientes de falhas ou manobras na rede. O tipo de surto também vai depender da classe do DPS. Seguindo a norma, para residências se utiliza DPS de classe II e o ideal/correto é tê-lo instalado no quadro geral e deve ser trocado quando seu indicador (normalmente verde) mudar de cor.
Aterramento - o aterramento serve para proteger as pessoas e os próprios equipamentos em relação a CORRENTE de fuga, ou como disse o amigo, do choquito. O aterramento bem feito é o “caminho mais curto” que a corrente vai pegar ao invés de circular no circuito e poder danificar equipamentos e te dar choque.
Use DPS porque é obrigatório e serve para a proteção de todos os equipamentos da casa de danos por tensão.
Use aterramento porque é obrigatório e serve para proteger equipamentos de danos por corrente.
O aterramento e o IDR é pra proteger você de não ir de comes e bebes, o disjuntor protege a afiação e os iclamper da vida protege o teu aparelho.
Tenho uma experiência real com os iclamper em casa sem aterrando
Um certo dia, um problema no transformador da concessionária elevou a tensão de 220v para 380v resultando em equipamentos ligados direto na energia queimando.
Ja os iclampers tambem queiram mas protegeram todos os equipamentos que estavam ligados nele.
Então coloquei um iclamper em cada tomada da casa, passado algum tempo um raio atingiu um vizinho distante 1 ou 2km, alguns vizinhos próximos tiveram equipamentos eletrônicos todos queimados.
Novamente eu tive apenas os iclamper queimados mas nenhum eletrônico deu defeito.
Em resumo depois disso virei fã da iclamper, pois ela me ajudou a não ter prejuízos gigantes na casa por 2 vezes