Olá pessoal.
O Elementary OS 7.1 está sendo minha primeira distribuição que estou tentando usar de daily driver, porém, o sistema não consegue ¨acordar¨ após entrar em suspensão. Não é um freeze completo, visto que o sistema ainda dá sinais de vida, como o backlight acender e o cursor aparecer na tela (inclusive sendo possível mexer ele), mas fica só nisso durante alguns poucos segundos e então a tela apaga e acende novamente, ficando nesse ciclo até desligar o PC. Acredito que possa ser algo envolvendo minha GPU Nvidia, porém os drivers parecem estar instalados e atualizados. Infelizmente lugar nenhum da internet parece ser capaz de resolver esse problema, alguém já teve algo parecido ?
Infelizmente nem todas as distro se comportam bem em certos PCs, eu já testei uma vez o elementary OS mas não gostei pelo fato do vídeo em filmes não aparecer imagem somente o som. A notícia boa é que você tem uma gama enorme de distro famosas e totalmente funcionais como Zorin OS, Ubuntu, Linux mint, Debian, Arch linux, PeppermintOS, Fedora workstation. Quer um conselho de amigo, experimente o linux mint, ubuntu, fedora ou debian e seja feliz nas versões cinnamon ou xfce. Aqui eu uso um dos meus favoritos PepperminOS
Eu testei o Fedora, mas ele me deu alguns problemas e então fui para o Elementary. Gostei bastante da interface, mas acho que devo testar ainda o Mint (problema que eu acho os ícones do mint tenebrosos)
No Mint você pode testar em instalar o tema de ícone Papirus. Tenho o Mint instalado em um HD secundário aqui, e também achei os temas que o Mint trás bem feios, mas com o Papirus achei bem mais agradável de visualizar. E é uma distro bem simples de usar. Acredito que você irá gostar. Detalhe: Tenho ele instalado com o Cinnamon.
Dê uma olhada no Zorin, também. Ele “corre” lado a lado com o Mint.
Aí você já está criando confusão rapaz, as customizações do mint são praticamente ilimitadas, você pode mudar o que quiser do seu jeito como quiser basta só imaginar e fazer que ele vai te dá o que deseja, sem falar é claro que você ainda tem uma infinidade de temas e ícones. Resumindo, você tem uma máquina que fabrica customizações na sua frente.
[Update]
Estou com o Mint Cinnamon agora, tudo correndo mais tranquilamente e customizei com a ajuda da internet para ficar mais bonito, não sabia que era tão fácil a personalização
Fico feliz que escolheu o LM, não vai ser arrepender, ótima escolha. Uma coisa muito importante que você deveria saber sobre o mint, sempre utilize apps em flatpak pois o snap é bloqueado de fábrica. Flatpak e gnome store são os melhores(pelo menos é o que eu acho)
Agora só me resta rezar para a Ubisoft deixar jogar R6 Siege no Linux