elementary OS 8.0: vale a pena migrar para a nova versão?

Analisamos todos os diferenciais do elementary OS 8 para saber se ela corrigiu antigos problemas e te ajudar a decidir se vale a pena migrar o fluxo de trabalho para a nova versão da distro!

2 curtidas

Eu tenho testado essa nova versão desde que ela foi liberada para acesso antecipado e infelizmente devo dizer que ela não vale a pena para uso diário, além de ter sido liberada com inúmeros bugs conhecidos pela equipe do Elementary OS. Entre os problemas que encontrei estão:

1. O instalador trava ao tentar particionar o SSD;
  2. Depois da instalação, o sistema trava na tela de configurações e obriga a uma reinicialização forçada;
  3. Na sessão em Xorg, a Dock continua interagindo com o mouse mesmo quando ela é recolhida, ou seja, volta e meia quando você clica no espaço onde a Dock estava, você acaba abrindo algum software que está fixado nela;
  4. A Dock não permite minimizar os aplicativos abertos;
  5. A sessão Wayland funcionou melhor para mim do que o Xorg, porém, o comportamento das janelas abertas é meio errático, sendo que as vezes elas piscam ou saem da formatação desejada;
  6. O Elementary insiste em não fornecer suporte para ícones na tray, o que significa que se você fechar o Discord ou a Steam, eles continuarão rodando em segundo plano, mas você não poderá acessá-los sem abri-los de novo no menu do sistema;
  7. Eles também insistem em não trazer um software gráfico para monitorar os processos do sistema. O mais surpreendente é que eles possuem este software em seus repositórios, sendo ele especialmente desenvolvido para combinar com a interface do Elementary;
  8. A instalação de PPAs é bloqueada por padrão. Vejo isso como um excesso de protecionismo sobre o usuário, já que a alegação deles é que alguém poderia instalar um PPA malicioso. Ora, uma coisa é você querer alertar para riscos de softwares de terceiros, outra coisa é impedir que isso seja feito por não ter controle sobre as escolhas particulares do usuário;
  9. Na sessão Wayland não é possível renomear arquivos e documentos. Existe um bug que até te permite acessar a opção de renomear, mas quando você vai escrever o novo nome do arquivo, ele perde a seleção que você fez;
  10. É impossível adicionar uma conta Microsoft ao sistema e também sincronizar a Agenda do Google. A conta google eu só consegui adicionar depois de gerar uma senha para apps de terceiros nas configurações de segurança do Google Mail. No Discord do Elementary eles recomendam que você sincronize as contas instalando o Evolution e adicione as contas por ele (!!!). Isso de fato faz as contas e calendários aparecerem no app de e-mail e de calendário nativos do Elementary, mas é chocante que você tenha que recorrer a apps de terceiros para fazer algo que devia ser tão simples e que o próprio sistema é incapaz de fazer;
  11. A interface Phanteon não é compatível com o Firefox e o Thunderbird, sendo que os botões de fechar e maximizar ficam do lado errado da janela neles. Eu reportei esse erro no GitHub e a CEO do projeto simplesmente o trancou dizendo que isso era algo que a Mozilla deveria resolver (!!!). Vale dizer que o Firefox é compatível com todas as interfaces do mundo Linux, menos com a Pantheon. Acho inocente e até arrogante achar que o problema está no Firefox e não no Pantheon;
  12. O sistema suporta por padrão apenas Flatpaks, porém, algumas runtimes não vem instaladas por padrão para garantir o correto funcionamento deles. O Firefox, por exemplo, teve de baixar separadamente runtimes para codecs h264, sem as quais ele não estava conseguindo executar vídeos no youtube. Vale dizer que a loja não conseguia instalar essas runtimes, sempre retornando erro, o que me obrigou a fazer isso manualmente pelo terminal;
  13. Não é possível impedir que a Loja de Aplicativos verifique atualizações para os apps sempre que ela é aberta, o que te obriga a esperar esse processo acabar antes de pesquisar por aplicativos. Se você tenta pesquisar ao mesmo tempo em que esse processo é feito, a loja trava;
  14. Depois da primeira atualização do sistema, eu reiniciei para concluir a atualização, porém, ao religar, a tela simplesmente ficou preta e não me levava nem para a tela de login. Esse problema é recorrente no Reddit e no Discord do Elementary, mas não consta no GitHub na lista de problemas para serem resolvidos;
  15. Esse problema não me afeta, pois uso Intel, mas inúmeros usuários de placas AMD relataram que se depararam com uma tela preta ao tentar instalar o Elementary. Novamente, esse erro não consta para ser corrigido e ninguém da equipe se pronunciou sobre o assunto no Discord oficial;
  16. Diversos apps instalados em formato flatpak simplesmente não tem seus ícones suportados pelo sistema, mesmo que flatpak seja o formato oficial suportado pelo Elementary;
  17. Alto consumo de ram: no meu computador, o Ubuntu 24.04 consome 1.3 gigas de ram sem nenhum software aberto. O Fedora 41 consome algo parecido: 1.2 gigas. O Elementary, por sua vez, consome 3.2 gigas sem nenhum software aberto;
  18. O Elementary não reconhece meu HD externo quando eu o plugo em 2 das minhas 3 entradas usb. Esse problema não ocorre nem no Ubuntu e nem no Fedora;
  19. O player de vídeo nativo do Elementary não rodou nenhum dos meus arquivos de filmes ou séries;
  20. O player de música nativo do Elementary só executa as músicas, ele não permite organizar as músicas do seu PC em categorias como álbuns, artista ou ano;
  21. O navegador padrão é o Gnome Web, que é muito limitado e lento. Ele não suporta nem plugins e nem sincronização de contas;

Conclusão: ainda que seja impressionante uma equipe pequena ter portado toda uma interface para Wayland, algo que mesmo equipes muito maiores com a do Gnome e do KDE demoraram anos para concluir, e o Pantheon ser realmente bonito, não acho que valha a pena usar o Elementary OS. O sistema está repleto de bugs, bloqueios e escolhas ruins que, ao invés de facilitarem a vida do usuário, só tornam ela mais difícil. É impossível recomendar o sistema para um usuário iniciante, já que o terminal precisa ser utilizado o tempo todo para tornar o sistema minimamente usável. Também não é possível acreditar que os bugs relatados serão corrigidos, uma vez que muitos nem são reconhecidos pela equipe do projeto. Aliás, ao invés de focaram na resolução dos bugs presentes nesta versão, eles estão focados agora em desenvolver novos recursos para a versão 9.0 (!!!), algo que pode ser observado na própria página do Elementary no Github.

3 curtidas