Elementary os 6 sera lançado na terça?

Fazer oque, é a vida de quem gosta de linux, kkkkkkkkk

1 curtida

Imagina a demanda que eles estão tendo que segurar, parte da comunidade inteira tentando baixar ao mesmo tempo… É nisso que dá ficar dando spoiler mas postergar o lançamento, todo mundo fica ansioso! :joy:

1 curtida

PS: não fazem nem três dias desde que reinstalei o Xubuntu, e já estou baixando outra distro…

SDA, né fih?

1 curtida

:pensive: :+1:

1 curtida

Tá baixando no torrent aqui, 1 Mbps…

2 curtidas

Terminou aqui. O meu desktop voltando do técnico amanhã, crio a VM. Não usarei em live no notebook paara não correr o risco de formatar e o SDA me comprometer novamente hahaha

2 curtidas

Opa, a noite eu vou instalar, agora sim volto pro Linux e lá ficarei.

Welcome back, fam :slight_smile:

Eu realmente gostei que eles de fato estão ignorando os pacotes do repositório do Ubuntu em favor dos Flatpaks e estão caminhando cada vez mais em direção a já citada proposta de um sistema imutável.

Uma dica para quem não quiser baixar a 200 kilobytes por segundo, é baixar pelo FDM.

Ele começa numa velocidade baixa, e em questão de 30 segundos vai à velocidade normal da tua internet.

1 curtida

Pois é! Nem me impressiono com a estética do Pantheon; é essa nova proposta de “montagem” do sistema operacional que me está atraindo!

Ele faz como o Pop!_OS dando preferência ao Flatpak, mas tendo a opção de instalar programas do repositório do Ubuntu/Pop ou é focado mesmo no sandbox?

1 curtida

Os repositórios do Ubuntu/Debian são inacessíveis pela AppCenter e isso é algo inalterável.

O elementaryOS 6 marca a transição da plataforma para Flatpaks.

2 curtidas

A Central de Aplicativos está completamente vazia
Não tem mais o Eddy, Optimizer e o Resizer :neutral_face:

Sei que está em transição, mas pelo menos colocasse o Flathub pra ficar com apps básicos para um usuário comum. :angry:

Verdade. Está um absurdo, não tinha nem firefox!
Eu não sei oque eles fizeram na loja, porem não tem apps como firefox discord e steam.

E outra coisa que eu fiquei triste de ver em uma distro com foco no usuário doméstico não ter como instalar um .deb com 2 cliques, você deve instalar pelo terminal, isso é no mínimo estranho

Talvez tenha como instalar o Gdebi ou o Eddy para suprir, não? Eu entendo a filosofia de querer mudar para Flatpak, mas “cortar” o .Deb é meio chato :confused:
Em fim… Acho que em uma semana, no máximo, já terá a loja bem gordinha, tho

1 curtida

Sim. Porem para instalar eles também sera necessário o terminal :joy:

como eu disse eu acho que como o elementary tem um foco para usuários domésticos é estranho ter que baixar um app para poder baixar outro ou usar o tereminal só para baixar um deb isso é bem chato e espanta o usuário iniciante :confused:

Por exemplo, a pessoa que esta testando linux e escolheu o elementary vai baixar o chrome e não tem como instalarar “nativamente” fica complicado. alem de que a pessoa que está testando o elementary vai ir na loja e simplesmente não tem “nada”

eu espero que no mínimo eles coloquem o flathub, porem eu espero que os apps do repositório do ubuntu voltem para a loja.

Por conceito, elementaryOS não entrega aplicativos de terceiros para incentivar o próprio ecossistema, mas recomendam o uso do Flathub, tanto que isso é dito nos slides de apresentação do sistema.

É o que eles se propuseram a fazer. Isso foi “vendido” como uma das mudanças para o elementaryOS 6.

Eliminar o .deb é o objetivo, é o caminho para a imutabilidade. Entretanto, o desenvolvedor do Eddy já disse que irá fazer a portabilidade para o elementaryOS 6.

Esse é um dos preconceitos sobre o elementaryOS que não é verdade. O elementaryOS tem como foco principal atrair desenvolvedores para a plataforma que está sendo criada. Usuários comuns são tratados como consequência.

Não vai acontecer.

1 curtida

A inserção do Flathub ou os .Deb retornarem?

1 curtida