Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/08/elementary-os-6-novidades-versao.html
O Elementary OS é uma distribuição bastante querida por alguns usuários. Venha conferir as informações que temos sobre a versão 6 do sistema.
Eu vinha usando o Elementary e estava bem satisfeito, apesar de ele demandar muitas configurações iniciais já que nenhum dos aplicativos pré-instalados são os que eu uso por padrão. Mas estava satisfeito principalmente porque os bugs que encontrei em outras distros como Ubuntu e Mint não apareceram no Elementary.
Só que, recentemente, comprei um Asus Vivobook e percebi que ele drenava a bateria rapidamente. Cheguei a enviar o computador de volta para a assistência e, aparentemente, a solução da Asus foi instalar o Windows sem meu conhecimento nem permissão. Detalhe importante: comprei o computador com Endless pré-instalado e, quando percebi o problema da bateria, testei outras distros para ver se o problema se resumia ao Elementary e testei, inclusive, o próprio Endless.
O pessoal aqui do fórum me orientou a testar o Manjaro e nele o consumo da bateria se mostrou aceitável. Continuei testando e o que pude perceber é que o problema acontece com as distros derivadas do Debian/Ubuntu. Mesmo instalando gerenciadores de CPU, o consumo de bateria nestas distros era bem superior ao Manjaro.
Fiquei bem satisfeito com o Manjaro mas ainda estou me adaptando já que nem tudo é exatamente igual ao Ubuntu/Debian.
O Pop!_OS foi a distro que teve a melhor autonomia de energia das várias distribuições que eu testei, eu recomendo que você dê uma olhada nele se você ficar com saudade da base Debian/Ubuntu.
Interface interessante, mas a falta de uso do Desktop me mantém distante.
Então, Davi… Eu testei ele também, mas não rolou. Foi a que teve um dos piores resultados das que testei.
Eu testei Pop OS, Debian, Elementary, Zorin e Endless. Todas tiveram desempenho ruim. E eu não sei explicar isso. Mas parece ser algo somente com este computador e estas distros, já que no computador que eu usava antes, um Lenovo, nenhuma delas dava problema com a bateria.
Quando eu tiver um tempo vou testar outras distros que não sejam baseadas em Debian pra poder comparar.
Uso Linux desde o Ubuntu 7.04 (2007) e sempre permaneci no Ubuntu. Mas o Elementary conseguiu conquistar minha atenção pela proposta minimalista, visual diferenciado e acima de tudo, a extrema leveza mesmo com tantos efeitos. Trabalho excelente que se destaca da maioria.
Ultimamente, todas as distros que testei em algum momento em meu note (Um Dell Core I5, não é nenhuma carroça) travavam, bugavam ou algo não era simples de resolver, mas o Elementary voa leve nela. Lidei com alguns inconvenientes durante os primeiros dias, tive que configurar algumas coisas na unha pra adaptar a minha necessidade mas atualmente, nem flerto com outra distro. Vamos ver o que a versão 6 nos trará.
Eu experimentei uma vez, através de um pen drive. Confessor que não fui a fundo.
Pelo o que eu havia me informado, era uma distro difícil de ser configurada, e por entrado no mundo Linux através das distros base Debian, me acostumei e acabo tendo a impressão que é mais simples instalar os programas nela.
Hoje eu uso o Ubuntu Mate, e parece que eu me achei. Gosto das configurações e possibilidades de personalização, além é claro da facilidade em instalar as coisas. O Mate tem uma opção de interface bem semelhante ao Elementary, então acredito que devo conseguir ter uma experiência bem próxima a sua.
O Elementary Tb é base Debian. Ele é baseado no Ubuntu. É não é difícil de ser configurada, se vc tá acostumado com distros baseadas em deb. Mas ubuntu é seus sabores também são uma excelente escolha sem dúvida. É a interface Mate e leve demais, gosto muito.
Pois é.
Antes de chegar no Mate, eu passei um tempo no Kubuntu, e quase fiquei no Deepin. Usei o tempo o Mint, mas achei windows demais. rs
Por fim, fui experimentar o Ubuntu Mate e acabei ficando amarradão nele.
Existe um aplicativo que se chama “Pasta da área de trabalho” na própria AppCenter, ele cria uma área de trabalho ativa muito bem integrada no sistema(melhor até que a extensão do GNOME)
Você acabou de colocar a cereja em cima do meu bolo @umcarlinho! Era o que faltava pro Elementary ser perfeito. E realmente como disse o app se integra que é uma beleza! Ainda tem os post-its de notas pra colocar na área de trabalho, incrível! Não é mais desculpa pra ninguem dizer que não usa o Elementary por causa da falta de icones e atalhos no desktop!!
Que bom que eu pude te ajudar!! Pretendo trazer mais postagens sobre o Elementary OS tanto no Blog quanto no fórum, fica de olho que pode ser que eu traga mais dicas de apps e workflow!
Merece mais posts sim. Foi a distro mais produtiva que usei até hj, pra quem precisa de agilidade, leveza e simplicidade. Ela é pra quem gosta de trabalho, não de um monte de frescuras rs. Obrigado pela dica!
Eita que a mão até coça para ir experimentar de uma forma mais aprofundada.
Sai de mim tentação!
hahahahaha
Vc também usa o Elementary como sua distro principal?
Embora eu viva fazendo Hopping a medida que escrevo, o elementary OS é a distribuição que eu mais utilizo, inclusive é a unica no meu PC por enquanto(e vai continuar) #Fé_no_pai_que_o_SDA_sai!
Vai lá, testa, vai ser legal
Meu pendrive ficou coçando.
Esse Elementary OS foi a pior distro Linux que já utilizei em todos os tempos. Até hoje não encontrei motivos suficientes para aderir a essa distro ao invés de permanecer no Ubuntu, Mint, Fedora e etc.
Muitas das vezes a forma de trabalho da interface pode não agradar alguns usuários, já que muitos não conseguem utilizá-lo da forma que o sistema foi pensado, mas os usuários que utilizam não conseguem abandonar a interface. O lado bom do Linux é que você tem várias interfaces e bases pra poder testar e se aventurar!