Elementary OS 6 , confira as novidades da próxima versão

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/08/elementary-os-6-novidades-versao.html

O Elementary OS é uma distribuição bastante querida por alguns usuários. Venha conferir as informações que temos sobre a versão 6 do sistema.

4 curtidas

Eu vinha usando o Elementary e estava bem satisfeito, apesar de ele demandar muitas configurações iniciais já que nenhum dos aplicativos pré-instalados são os que eu uso por padrão. Mas estava satisfeito principalmente porque os bugs que encontrei em outras distros como Ubuntu e Mint não apareceram no Elementary.

Só que, recentemente, comprei um Asus Vivobook e percebi que ele drenava a bateria rapidamente. Cheguei a enviar o computador de volta para a assistência e, aparentemente, a solução da Asus foi instalar o Windows sem meu conhecimento nem permissão. Detalhe importante: comprei o computador com Endless pré-instalado e, quando percebi o problema da bateria, testei outras distros para ver se o problema se resumia ao Elementary e testei, inclusive, o próprio Endless.

O pessoal aqui do fórum me orientou a testar o Manjaro e nele o consumo da bateria se mostrou aceitável. Continuei testando e o que pude perceber é que o problema acontece com as distros derivadas do Debian/Ubuntu. Mesmo instalando gerenciadores de CPU, o consumo de bateria nestas distros era bem superior ao Manjaro.

Fiquei bem satisfeito com o Manjaro mas ainda estou me adaptando já que nem tudo é exatamente igual ao Ubuntu/Debian.

5 curtidas

O Pop!_OS foi a distro que teve a melhor autonomia de energia das várias distribuições que eu testei, eu recomendo que você dê uma olhada nele se você ficar com saudade da base Debian/Ubuntu.

Interface interessante, mas a falta de uso do Desktop me mantém distante.

1 curtida

Então, Davi… Eu testei ele também, mas não rolou. Foi a que teve um dos piores resultados das que testei.

Eu testei Pop OS, Debian, Elementary, Zorin e Endless. Todas tiveram desempenho ruim. E eu não sei explicar isso. Mas parece ser algo somente com este computador e estas distros, já que no computador que eu usava antes, um Lenovo, nenhuma delas dava problema com a bateria.

Quando eu tiver um tempo vou testar outras distros que não sejam baseadas em Debian pra poder comparar.

Uso Linux desde o Ubuntu 7.04 (2007) e sempre permaneci no Ubuntu. Mas o Elementary conseguiu conquistar minha atenção pela proposta minimalista, visual diferenciado e acima de tudo, a extrema leveza mesmo com tantos efeitos. Trabalho excelente que se destaca da maioria.

Ultimamente, todas as distros que testei em algum momento em meu note (Um Dell Core I5, não é nenhuma carroça) travavam, bugavam ou algo não era simples de resolver, mas o Elementary voa leve nela. Lidei com alguns inconvenientes durante os primeiros dias, tive que configurar algumas coisas na unha pra adaptar a minha necessidade mas atualmente, nem flerto com outra distro. Vamos ver o que a versão 6 nos trará.

6 curtidas

Eu experimentei uma vez, através de um pen drive. Confessor que não fui a fundo.
Pelo o que eu havia me informado, era uma distro difícil de ser configurada, e por entrado no mundo Linux através das distros base Debian, me acostumei e acabo tendo a impressão que é mais simples instalar os programas nela.
Hoje eu uso o Ubuntu Mate, e parece que eu me achei. Gosto das configurações e possibilidades de personalização, além é claro da facilidade em instalar as coisas. O Mate tem uma opção de interface bem semelhante ao Elementary, então acredito que devo conseguir ter uma experiência bem próxima a sua.

2 curtidas

O Elementary Tb é base Debian. Ele é baseado no Ubuntu. É não é difícil de ser configurada, se vc tá acostumado com distros baseadas em deb. Mas ubuntu é seus sabores também são uma excelente escolha sem dúvida. É a interface Mate e leve demais, gosto muito.

2 curtidas

Pois é.
Antes de chegar no Mate, eu passei um tempo no Kubuntu, e quase fiquei no Deepin. Usei o tempo o Mint, mas achei windows demais. rs
Por fim, fui experimentar o Ubuntu Mate e acabei ficando amarradão nele.

1 curtida

Existe um aplicativo que se chama “Pasta da área de trabalho” na própria AppCenter, ele cria uma área de trabalho ativa muito bem integrada no sistema(melhor até que a extensão do GNOME)

2 curtidas

Você acabou de colocar a cereja em cima do meu bolo @umcarlinho! Era o que faltava pro Elementary ser perfeito. E realmente como disse o app se integra que é uma beleza! Ainda tem os post-its de notas pra colocar na área de trabalho, incrível! Não é mais desculpa pra ninguem dizer que não usa o Elementary por causa da falta de icones e atalhos no desktop!!

7 curtidas

Que bom que eu pude te ajudar!! Pretendo trazer mais postagens sobre o Elementary OS tanto no Blog quanto no fórum, fica de olho que pode ser que eu traga mais dicas de apps e workflow!

2 curtidas

Merece mais posts sim. Foi a distro mais produtiva que usei até hj, pra quem precisa de agilidade, leveza e simplicidade. Ela é pra quem gosta de trabalho, não de um monte de frescuras rs. Obrigado pela dica!

2 curtidas

Eita que a mão até coça para ir experimentar de uma forma mais aprofundada.

Sai de mim tentação!
hahahahaha

Vc também usa o Elementary como sua distro principal?

Embora eu viva fazendo Hopping a medida que escrevo, o elementary OS é a distribuição que eu mais utilizo, inclusive é a unica no meu PC por enquanto(e vai continuar) #Fé_no_pai_que_o_SDA_sai!

2 curtidas

Vai lá, testa, vai ser legal :smirk:

1 curtida

Meu pendrive ficou coçando.

4 curtidas

Esse Elementary OS foi a pior distro Linux que já utilizei em todos os tempos. Até hoje não encontrei motivos suficientes para aderir a essa distro ao invés de permanecer no Ubuntu, Mint, Fedora e etc.

1 curtida

Muitas das vezes a forma de trabalho da interface pode não agradar alguns usuários, já que muitos não conseguem utilizá-lo da forma que o sistema foi pensado, mas os usuários que utilizam não conseguem abandonar a interface. O lado bom do Linux é que você tem várias interfaces e bases pra poder testar e se aventurar!

1 curtida