Fala galera, tudo bem com vocês? Preciso de ajuda para encontrar um editor de vídeo simples. Recentemente comecei a produzir vídeo aulas de modelagem 3D para o youtube e estou buscando um editor de vídeo simples, para funções muito básicas como adicionar texto, transição, blur, cortes, trilha sonora, etc, pensei no Davinci Resolve, mas além dos problemas técnicos pra usar o programa (utilizo placa AMD e simplesmente não consigo fazer rodar) seria como usar um canhão pra matar uma mosca, o Kdenlive é muito pesado e trava muito no meu computador, mesmo com 32gb de ram o preview é MUITO LENTO… enfim, alguma sugestão? O Filmora me parece o ideal, mas não tem versão pra Linux.
O Shotcut é um editor de vídeo gratuito, de código aberto e multiplataforma.
Poderá utilizar a versão em AppImage segue link para download.
Olá @denielt, tudo bem contigo?
Qual é o chip gráfico disponível na máquina de edição de vídeos? Mesmo que não seja “dos mais potentes” o KDEnlive tem um recurso chamado “proxy clips” que te permite trabalhar com imagens em resoluções mais baixas, sem afetar a qualidade final do projeto.
Talvez este recurso te ajude, outro ponto importante é rever o eu processo: talvez os formatos de arquivo (codificação) que você esteja usando não sejam os mais adequados para o seu hardware.
Tem muitas variáveis para avaliar, então, quanto mais informação você passar para a comunidade, maior será a chance de conseguir algumas dicas que sejam úteis.
Dá uma olhada no Pitivi, que é o editor de vídeo padrão do Gnome. Eu usei ele para fazer um vídeo de aniversário para meu tio. Era um vídeo bem simples, mas o Pitivi tinha todas as funções básicas que eu precisei e me atendeu bem.
Rapaz, tentei usar aqui mas os codecs ao que parece não tem suporte, só consegui renderizar em WebM, qualquer outro formato trava.
Qual sistema está utilizando?
32GB de RAM? Qual processador?
Kdenlive é leve. Algum coisa não deve estar correta ai para ele ficar tão pesado quanto relata.
Os vídeos estão em 4k? Porque ai pode ser pesado mesmo.
Repare também que durante a edição você pode mudar a resolução de preview dos clipes enquanto edita ele faz um downscale em tempo real que funciona muito bem.
Ao invés de usar 1:1 use metade da resolução ou 360p enquanto edita se for o caso. E para ver algum efeito se vai ficar certo pode usar o render preview num pedaço selecionado.
Mas importante sabermos suas especificações de máquina ai.
Em qual distro você está? Eu usei o Pitivi no Fedora 35. No Fedora, é preciso instalar os codecs por meio de um repositório adicional, até porque muitos codecs são proprietários. Mas depois que você instala os codecs corretamente, funciona tanto a reprodução (no video player padrão do Gnome) quanto a edição (no Pitivi).
Já usei o kdenlive com arquivos compactados e é um sofrimento para edição. Se vc usar os videos sem compactação fica bem responsivo para editar e prever. O problema é que o uso em disco vai pra casa do chapéu! Achei um bom compromisso entre velocidade e compactação usando o codec DV1 para capturar o material bruto.
Gosto do Lightworks, ele funciona bem até mesmo em computadores antigos e simples, mas a versão grátis (que é a que utilizo) só exporta em 720p
Foi mal, acho que já deveria ter feito isso, mas vou estar mandando aqui as configurações do meu computador ao final da mensagem. Os formatos de arquivo que trabalho é somente o MP4 com áudio AAC, gravo a tela no simplescreenrecorder e exporto o arquivo direto pro Kdenlive. Vou estar testando a opção proxy clips pra ver se melhora a minha experiência, tem também um problema de som que, quando corto o vídeo a faixa fica dando pequenos glitchs entre os clipes, o TechHut falou sobre isso no canal dele inclusive, veja a partir de 0:59 segundos: Kdenlive, I'm sorry... - YouTube
Se houver mais alguma informação que eu possa fornecer, só falar, entendo muito pouco de edição de vídeo então não sei o que eu deveria colocar aqui.
inxi -Fxz ✔
System:
Kernel: 5.15.81-1-MANJARO arch: x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 12.2.0
Desktop: GNOME v: 43.1 Distro: Manjaro Linux base: Arch Linux
Machine:
Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME B450M-GAMING/BR v: Rev X.0x
serial: <superuser required> UEFI: American Megatrends v: 2006
date: 11/13/2019
CPU:
Info: 6-core model: AMD Ryzen 5 2600 bits: 64 type: MT MCP arch: Zen+ rev: 2
cache: L1: 576 KiB L2: 3 MiB L3: 16 MiB
Speed (MHz): avg: 1757 high: 3387 min/max: 1550/3400 boost: enabled cores:
1: 1912 2: 3387 3: 1488 4: 1487 5: 1501 6: 1420 7: 2187 8: 1666 9: 1579
10: 1475 11: 1499 12: 1493 bogomips: 81467
Flags: avx avx2 ht lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 sse4a ssse3 svm
Graphics:
Device-1: AMD Ellesmere [Radeon RX 470/480/570/570X/580/580X/590]
vendor: XFX Pine driver: amdgpu v: kernel arch: GCN-4 bus-ID: 08:00.0
temp: 51.0 C
Display: x11 server: X.org v: 1.21.1.4 with: Xwayland v: 22.1.5 driver: X:
loaded: amdgpu unloaded: modesetting,radeon dri: radeonsi gpu: amdgpu
resolution: 1920x1080~60Hz
API: OpenGL v: 4.6 Mesa 22.2.4 renderer: AMD Radeon RX 570 Series
(polaris10 LLVM 14.0.6 DRM 3.42 5.15.81-1-MANJARO) direct render: Yes
Audio:
Device-1: AMD Ellesmere HDMI Audio [Radeon RX 470/480 / 570/580/590]
vendor: XFX Pine driver: snd_hda_intel bus-ID: 3-3:2 v: kernel
bus-ID: 08:00.1
Device-2: AMD Family 17h HD Audio vendor: ASUSTeK driver: snd_hda_intel
v: kernel bus-ID: 0a:00.3
Device-3: FIFINE Microphones K670 Microphone type: USB
driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
Sound API: ALSA v: k5.15.81-1-MANJARO running: yes
Sound Server-1: JACK v: 1.9.21 running: no
Sound Server-2: PulseAudio v: 16.1 running: no
Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.61 running: yes
Network:
Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
vendor: ASUSTeK PRIME B450M-A driver: r8169 v: kernel port: f000
bus-ID: 07:00.0
IF: enp7s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:
Local Storage: total: 447.13 GiB used: 48.32 GiB (10.8%)
ID-1: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37480G size: 447.13 GiB
Partition:
ID-1: / size: 438.75 GiB used: 48.32 GiB (11.0%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
ID-2: /boot/efi size: 299.4 MiB used: 312 KiB (0.1%) fs: vfat
dev: /dev/sda1
Swap:
ID-1: swap-1 type: file size: 16.29 GiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swapfile1
Sensors:
System Temperatures: cpu: 52.5 C mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 52.0 C
Fan Speeds (RPM): N/A gpu: amdgpu fan: 1108
Info:
Processes: 336 Uptime: 21m Memory: 15.55 GiB used: 3.94 GiB (25.4%)
Init: systemd Compilers: gcc: 12.2.0 clang: 14.0.6 Packages: 1000 Shell: Zsh
v: 5.9 inxi: 3.3.23
Poderia me dizer quais codecs você baixou?
Olha… pelas specs não é pra travar nadinha.
Tem alguma outra coisa atrapalhando.
Como esta a manutenção preventiva? Está esquentando?
Eu uso notebook com i7 4a geração e ainda edito numa Intel onboard.
Como eu disse coloco a resolução de preview durante edição na mais baixa que é o suficiente pra fazer cortes, inserir efeitos, editar o audio, etc. Só coloco 1:1 quando quero ver a real do efeito aplicado num determinado instante.
Eu habilitei os repositórios RPM Fusion (free e nonfree), com o seguinte comando:
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
E em seguida fiz isto:
sudo dnf groupinstall multimedia ; sudo dnf groupupdate multimedia
Cabe lembrar que esses comandos são para o Fedora. A principio não funcionam em sistemas como Ubuntu, Manjaro, Linux Mint, PopOS, Zorin, Arch, etc.