Editor de vídeo leve para Linux

Boa noite pessoal, eu estou procurando um software para editar vídeos que seja leve, já tentei usar Shotcut, kden live e o Davince nem tentei porque meu pc Não aguentaria, o Olive está em alfa e com bugs então bem NÃO me sobrou opções a ser os da web, eu edito gameplays e outras coisas, geralmente trabalho com arquivos de mais de 1gb, por isso dispensei o capcut web, o único que consigo usar é um da microsoft, o clipchamp.
Porém ele não atende todas as minhas necessidades, alguém pode me recomedar algum da web, ou que precise instalar ? Por favor.

1 curtida

Esses foi os que eu achei em Flatpak:

#____________________________________________________________
Eu achei esse empacotado em AppImage:

Eu ate abri o Cinelerra 28/02/2023 para ver mas eu não entendo nada de edição de video e fechei.

#----------------------------------------------------------------------------------------------------

O Blender parece que não é editor de video, mas não se engane ele tem 3 implementação.
Uma é a Game Engine, Modelagem 3D e também inclui um editor de video, existe tutorial no youtube do Blender video editor.

Cara, acho que você não leu a postagem direito.
Eu falei que preciso de um editor leve, e os que você mandou eu já testei e não deu certo, de qualquer forma obrigado.

Vc não testo nem o Cinelerra e nem o OpenShot e nem o Blender.

Vou dar uma olhada openshot e no cinelerra, mas o blender pode descartar, ele é um game engine, modelador 3d e agora um editor de vídeo, basicamente um davince 2 kkkkk.

Faz muitos anos que ele tem editor de video integrado cara, faz mais de uma década.

Curiosidade, qual seu computador?

Informação importante para ajudar nas sugestões.
Agora, Kdenlive é bastante leve…
Normalmente, qual o profile dos vídeos que você está editando?

2 curtidas

Aparentemente nenhum vai servir, o PC dele não deve rodar nem o sistema operacional.

Olá @Samu_fbz, tudo bem contigo?

Já tentou utilizar o Canva? Com a assinatura “Pro” dele, você vai conseguir alguns recursos interessantes para editar online. Eu sempre uso em algumas edições simples.

:vulcan_salute:

1 curtida

Por isso é preciso saber qual a realidade do pc dele e tbm o profile de vídeo que ele está usando.
Nessa hora tem que ser honesto e adequar os projetos com capacidade de hardware tbm.

1 curtida

Contratar um serviço Pro de uma empresa de edição de video online deve ser a melhor opção, a edição de video online é feita no servidor da empresa, o navegador fica só com o trabalho de fornecer os ícones clicáveis da edição.

Pitivi é um ótimo software de edição de vídeo no estilo Windows Movie Maker.

1 curtida

I5 segunda geração
Rx550 4 gb
8 gb de ram
Hd 500 gb
Pop!_os 22.04
Sempre faço edições em 1280 por 720.
Mas não sei o porque que todo software de edição fica muito lento e travado.

Cara, alguma vez eu falei que S.O fica rodando mal ?

Muito obrigado pela sugestão, já ultilizei o canva várias vezes é muito bom e recomendo.
Mas eu queria algo um pouco mais profissional, pois um recurso que eu ocupava muito era os keyframes.

Certo.

Olha o hardware aguenta. Evidente que com limitações para tipo de efeitos e composições mais avançadas.

Os vídeos são 720p em 30 ou 60fps?
No kdenlive quando você trabalhou com ele colocou o profile de projeto também na mesma especificação final que deseja tipo os 720p60 fps?

Esse seu I5 tem placa de vídeo Intel onboard?
Se sim, importante na hora que for chamar os programas chamá-los usando a placa dedicada RX550. Você faz isso?

Outra, você instalou o Pop versão Intel/AMD, certo?

No Kdenlive você tem opção para utilizar proxy clips, ativou e utiliza?
Além disso tem como você editar com visualização em tempo real em um modo de baixa resolução 270p que você consegue ver perfeito para marcações, cortes, junção, aplicar efeitos e tal e conseguir muito mais fluidez.

Digo isso com conhecimento comparativo em que consigo editar um vídeo 720p em um raspberrypi 4 que é bem inferior, mas é precio organizar esses pormenores.

Sugiro que busque no software essas opções e ajuste. Vai surpreender.
Vai dar certo.

2 curtidas

Você já testou o CapCut? Ele funciona pelo browser e só funciona com o Chrome, é muito bom: CapCut | Editor de vídeos completo

Para edição de vídeo esse setup é bastante modesto, coisas que poderiam te ajudar seria um pouco mais de memória RAM e trocar o HD por um SSD. No final das contas, a diferença de resultado entre os softwares será pequena por conta do seu hardware.

:vulcan_salute:

1 curtida

Sim sim esse foi o melhor que usei até agora, mas o problema foi o espaço em nuvem que é muito pouco1 gb, geralmente meus projetos São de mais ou menos 5gb.
Teria algum jeito de aumentar esses espaço ?
Dai eu voltava com o capcut.

Tá bom vou ajustar isso e volto aqui.
Edito em 720p 30fps
Muito obrigado.