Boa tarde, fiz uma instalação do Zorin 18 Core, porém gostaria de editar a partição para criar outra a fim de deixar separado backup do Timeshift, instalei o gparted, porém não consigo modificar o tamanho diretamente, minha questão é se terei problema de perder o sistema se desmontar a mesma, ou se fazendo isso conseguirei modificar o tamanho
Olá @Isbreik, tudo bem contigo?
Existe algum motivo para precisar redimensionar ao invés de reparticionar corretamente?
Se você ainda não tem dados importantes na máquina, faça uma nova instalação limpa e particione o sistema como gostaria. É um processo mais limpo e seguro do que alterar o tamanho do volume.
![]()
Oi, Eddie, na verdade gostaria de saber se eu não estava conseguindo fazer, ou se realmente não tem como redimensionar e criar um novo volume como no Windows. Mas não tem nenhum motivo para não reinstalá-lo, sendo a melhor maneira, irei fazê-lo. Obrigado pela resposta
Para poder ajustar o tamanho da partição, a unidade não pode estar em uso - a melhor forma de fazer isso é dando boot por um live pendrive.
Mas, só recomendo isso em último caso ou situações muito, muito específicas.
![]()
@eddiecsilva, você teria algum vídeo para me indicar ensinando a como criar as partições necessárias na instalação para ter uma de sistema e uma para backup? Somente achei videos instalando nas opções de dual boot ou limpando automático. Obrigado