🚫 (Edit) como resolver o problema de driver Vulkan na R9 270X no Zorin Os? 🚫

O problema é físico! Não necessário mais respostas, mas obrigado a quem tentou ajudar.

1 curtida

Como você planeja usar o RustICL?

Se você vai usar OpenCL (DaVinci Resolve, algumas IAs, etc.), atualmente é o melhor que placas dessa idade tem. O ROCm e o driver proprietário delas já são jurássicos e mal instalam em distros contemporâneas.

Isso não vai afetar, porém, a performance em jogos ou no desktop; isso depende do Vulkan e do OpenGL, cujas versões mais modernas já são disponibilizadas por padrão (ou deveriam ser, numa distro moderna e amigável).

Dando uma lida no script do LinuxToys, aparentemente ele só invoca o gerenciador de pacotes do sistema e maneja o ambiente; não há nada de muito especial nele.

2 curtidas

Era pra tentar resolver um bug da placa que ela congela, e trava. porém mesmo aplicando isso acontece, no win também dava porém voltava depois de um tempo. Provável que seja defeito da minha placa de vídeo mesmo…

O RustICL não afeta isso. Ele não muda camadas mais fundamentais onde isso provavelmente está acontecendo.

Seria bom coletar as informações de erro do núcleo do sistema operacional (dmesg) quando isso acontece. Se o computador ainda estiver “respondendo” apesar do gráfico congelado (áudio toca normalmente, atalhos de teclado para p.ex. suspender/desligar o computador funcionam, etc.), dá para tentar desligá-lo e analisar o o boot anterior no journalctl.

1 curtida

Não, congela totalmente, som, sistema, tudo, até teclado apaga. Porém eu acho que descobri o problema só que não sei resolver. Pelo que percebi essa minha placa desde que eu troquei para um outro monitor mais básico ela sempre reconhece resolução 4K, literalmente. Nem preciso dizer que essa placa não é feita para 4K e mesmo se fosse, a placa já é velha e defasada. O sistema sempre inicia na resolução 3.840 X 2.160 (4K UHD). Daí mesmo o monitor e no software escrito uma resolução a placa está rodando em outra pelo que parece. Daí eu queria remover aquelas opções do sistema para ela de qualquer forma rodar na resolução que eu quero, no caso 1.440 X 900 (Do meu monitor)

Video sobre o que acontece depois. Infelizmente minha câmera não é boa no escuro, mas da pra ter uma ideia.

Por algum milagre consegui, eu acho. O último erro é “ACPI: FACP 0X000000…BF780200 000084 (v01 050721 FACP1437 20210507 MSFT 0000…97”