Sabemos que está tudo muito caro, principalmente as placas de vídeo, e eu preciso montar urgentemente uma ilha de edição que possa ser aprimorada aos poucos. Não posso gastar mais do que 4.000 pela compra das peças.
Sendo assim, gostaria de saber se vocês já usaram e recomendam o processador Ryzen 5 4650G, com placa de vídeo integrada, pelo menos até uma futura compra de placa de vídeo. A ilha de edição daria um bom suporte ao Premiere, Da Vinci e Kdenlive?
A resposta curta é não. A mais elaborada é, depende.
Quanto de memória terá? Vai usar discos SSD ou NVME?
Desta lista, provavelmente o KDEnlive deve ser o que você terá menos dores de cabeça para usar, por ser mais generalista. O Premiere e o Davinci devem dar dor de cabeça logo na instalação, devido à ausência de uma GPU.
Esse modelo de processador em específico, é focado em OEM mas “vazou” para o mercado devido à escassez de componentes, então é preciso confirmar se ele possui suporte a OPENCL para ser possível conseguir melhor desempenho nos softwares de renderização.
Se você for editar em fullhd no máximo, é possível que consiga se tiver bastante memória RAM disponível. Mas em resoluções maiores, provavelmente o tempo de renderização pode comprometer a produtividade.
P.s.: Usando vídeo integrado, memórias em dual channel passam a ser obrigatórias.
Assim, eu tenho uma config um tanto fraca comparada com essa (i3 3ª geração, 2x4 GB de RAM DDR3 1033 MHz e placa integrada)
Editar no Premiere é possível sim (sob Windows, óbvio - nem pensar em rodar por Wine), fiz algumas tantas vezes, mas no máximo em full HD 1080p. Qualquer coisa além disso, como formatos para a TV Digital (MXF, padrão XDCam), tornam-se inviáveis sem GPU dedicada. E era bem demorado…
No Manjaro, consigo editar bem em 1080p MP4, usando plugin Vaapi e kernel Xanmod, que otimiza o desempenho… mas ainda assim demora e lota a RAM. Em janeiro, ao renderizar um vídeo de 20 e poucos minutos com os vídeos brutos em full HD, foram mais de 5 horas de tempo pra exportar, e tive de “limpar” o Gnome aqui, tirando tudo o que estava rodando em segundo plano… desta forma, uma distro com XFCE, por exemplo, deve ajudar demais.
Há várias distros que ajudam nisso, como o Garuda Recbox (que roda usando um Window Manager), o Ubuntu Studio (o 20.04 roda em XFCE) e o Hefftor Studio (ainda não testei), podem ser úteis. Não mexo em kernel baixa latência/real time faz tempo, não saberia dizer que ajude ou não nisso, mas se não me engano esse tipo de kernel é mais indicado para áudio que para vídeo…
Com 16gb você está no mínimo recomendado para esse tipo de trabalho, porque o software de edição vai usar o que sobrar do sistema operacional.
Para edição de vídeo é mais jogo uma Nvidia com suporte à CUDA, não é impossível com AMD mas o OpenCL ainda não está no mesmo nível de performance que o CUDA/Nvenc.
Só para você ter um parâmetro, meu hardware é um Ryzen 5 2600x, 16gb ddr4 3000mhz, NVME 1TB e uma GTX 1650 4GB. No Davinci Resolve tem alguns Fusions que simplesmente comem 100% de memória e deixam a máquina extremamente lenta.
O tempo de renderização varia muito, porque depende da quantidade de efeitos, mas em geral com esse conjunto consigo ser produtivo em fullhd.
Os processadores da AMD sem gráficos integrados possuem mais núcleos, isso vai fazer com que alguns programas sejam mais produtivos neles sim.
Abaixo de 2K hoje é quase impossível conseguir alguma coisa, o que posso dizer é que eu conheço pessoas que usam uma GTX 1050 4GB com Davinci e conseguem editar em fullhd com alguma produtividade. Além disso, só posso afirmar sobre a GTX 1650 que eu tenho e modelos acima dela.
Situação complicada. Espero que você consiga um equipamento que atenda suas necessidades.
A R7 240 é bem mais fraca que o vídeo integrado do Ryzen 5 4650G.
Tanto o Ryzen 5 3600X quanto o Ryzen 5 4650G são processadores de 6 núcleos e 12 threads.
Equivalentes, eu diria, cada um com prós e contras. O i5 10400 ainda leva alguma vantagem na latência reduzida de comunicação com as memórias (o que beneficia atividades como jogos), mas o Ryzen 5 3600 tende a ser um pouco mais rápido ao utilizar todos os núcleos (beneficiando atividades como renderização, o que seria o caso aqui). E ainda tem outra questão: o Ryzen é desbloqueado para overclock (inclusive recomendo comprar um 3600 comum e subir a frequência na mão para ficar com um 3600X mais barato).
Aqui tem um benchmark com mais softwares. Realmente o 3600 tem uns 10~15% a mais de performance. Mas é 35% mais caro.
O i5 10400 está saindo cerca de 1000 reais, enquanto que o R5 3600 não sai por menos de 1500 reais. Com essa diferença, o cara gasta um pouco mais e leva a RX 550.
O Ryzen 5 3600 está sendo vendido a R$ 1.400,00 na Pichau. O i5 10400F dá para encontrar por R$ 1.100,00 na Terabyte. São os menores preços no momento, ambos em promoção. Nessa situação, a diferença de preço está em 27%, mas o Ryzen ainda tem as vantagens de ser desbloqueado para overclock e oferecer uma plataforma que tende a ser suportada por mais tempo, além da pequena diferença no desempenho.
Há pouco tempo o Core i5 10400F custava cerca de R$ 1.000,00 e o Ryzen 5 3600 chegou a insanos R$ 1.700,00. Nessa situação eu indicava apenas o Intel. Contudo, na situação atual, diante dos preços que mencionei, considero ambos viáveis e boas opções.
A RX 550 está com preços inflacionados também. Valores estão girando acima dos R$ 850,00. A GT 1030 GDDR5 é um pouco mais fraca, mas dá para encontrar perto dos R$ 600,00.
É muito triste ver essas placas de entrada por esse valor. Faz relativamente pouco tempo que peguei uma RX 570 4GB por R$ 600,00 para meu segundo computador.