Edição de video: O certo a fazer numa pipeline

Olá a todos, estou criando esse tópico pra discutir sobre algo que se tornou parte de nós como trabalho. A Edição de video.

O que muita gente entende por “Edição de Video” na verdade é comumente considerado como o trabalho de media management, cortes, montagem, animação, correção de cor, até gradding, e motion graphics.

Na verdade Edição de Video deveria ser apenas montagem e cortes, alguns profissionais consideram que deveria ser apenas cortes.

Eu sei que já virou ‘regra’ que a edição de video contenha tudo acima mencionado, mas veja que para todos esses detalhes existe um profissional especializado em cada área.

Para montagem, existe um profissional que entende de semiótica, ordem dos planos, sequências, estrutura narrativa, e audiovisual, note que é diferente de “fazer uma montagem”, mas uma área chamada assim.

para o profissional de media management, precisa entender de organização de DIT, geração de proxies, aplicação de LUT’s, classificação, nomeação, arquivo para trabalho online e offline (nada a ver com redes), etc…

para o profissional de edição, precisa ter conhecimentos de uso de proxies, corte, classificação, preparação de material para o trabalho online e offline, exportação de xml’s, etc…

o profissional de animação é especializado no movimento de personagens, caraterização, desenho, conhecimento de xsheet’s, keyframes, inbetweenings, etc…

o profissional de correção de cor precisa manipular imagens com diferentes bit depth, tonal range, separação e manipulação de canais, uso do vectoroscopio, waveform, e color match, falsecolor, entre outros.

o profissional de gradding, precisa saber da teoria de cores da psicologia de cor, manipulação de cores segundo sua temperatura de cor, desvio da curva de plank, e geralmente é um profissional que fez correção de cor por muitos anos.

o profissional de motion graphics, é especialista em animação de objetosn diferente de personagens, e geralmente costuma ser em 2D e 3D, com toda uma teoria de curvas de animação, interpolações, etc.

Tendo em vista tudo isso, fica complicado falar de um trabalho contendo todas essas áreas e cobrar um preço de um trabalho só. O objetivo desse tópico é mostrar que os profissionais de edição de video podem ter ou considerar ter uma equipe de trabalho para tal. Essa é a equipe que compõe uma edição uma pipeline correta (fluxo de trabalho), espero tenham em consideração esse fluxo para possíveis planejamentos de cobrança pelo trabalho a futuro.

O que acham do trabalho atual no mercado brasileiro ao respeito?

2 curtidas

Bom, respondendo em outubro…rsrsrs. Sou formada em Design Gráfico e confesso que foi por amor mesmo que fiz isso, pois se fosse por grana… Hoje então, com a quantidade de softwares muito simples e fácies de mexer, inclusive no celular, como o caso do KindMaster, o o número de “especialistas” que brotaram literalmente nesta pandemia junto com o Covid-19, está mesmo uma vergonha. Quem já estava no mercado se deu bem, já tinha nome, QI, e tudo mais. Te que ser bem diferenciado para se sobressair no meio de tantos. Esse é a minha humilde opinião.