A Eletronic Arts é uma empresa que passou por altos e baixo. A pioneira no mundo dos jogos produziu clássicos como SimCity, The Sims, Need for Speed e Mass Effect, entretanto é mal vista por práticas consideradas desonestas em alguns games, como o uso de loot boxes e a venda de jogos incompletos com a posterior venda de pacotes para completar. Tais práticas a levaram a ser considerada a “pior empresa na América” em 2012 e 2013.
Entretanto, agora parece que a EA está tomando uma decisão acertada, com consequências positivas para a concorrência e os consumidores. A gigante dos jogos eletrônicos está abrindo suas patentes relacionadas a inclusão de deficientes físicos e mentais.
Em um compromisso público, eles garantem que as licenças passarão a ser livres de royalties, podendo ser utilizadas até mesmo em projetos com fins lucrativos, sem precisar pagar nada para a empresa. Entretanto, não podemos considerar que as propriedades intelectuais se tornaram “software livre”, principalmente porque não garantem que outras partes envolvidas nos projetos irão aderir à iniciativa.
Um dos softwares da EA que está com código aberto é o Fonttik, uma aplicação capaz de processar as cores de imagens, vídeos e textos e modificá-las para pessoas que não enxergam da mesma maneira que a maioria dos demais (como por exemplo, os daltônicos).
Confira algumas outras patentes que estão se abrindo:
- US 11,458,388 - Um sistema de aprendizado de máquina que recomenda automaticamente a configuração do controle, baseado na forma como o jogador interage com os comandos;
- US 10,926,173 - Uma forma de os jogadores interagirem com NPCs através de comandos de voz;
- US 10,621,317 - Um serviço de autenticação de usuário baseado no reconhecimento da voz;
- US 9,772,743 - Um Gamepad virtual para telas sensíveis ao toque que se ajusta conforme o posicionamento dos dedos do usuário.