E você, já fez seu becape hoje?

Todo usuário do pinguim, além de aprender a mexer no sistema, tem de se acostumar a fazer becape regulares. Para isso temos várias ferramentas, como timeshift, clonezilla, rescuezilla etc.

O importante a saber é que o linux pode dar problema, se você sair alterando tudo a torto e a direito, sem dó nem piedade, esquecendo-se de fazer becape de arquivos de configuração ou do sistema todo.

E se você tem um HD/SSD sobrando, pode fazer uma cópia inteira de seu sistema operacional. Para isso, uma das ferramentas mais adequadas é o Rescuezilla.

O Resc é um pinguim especializado na clonagem e restauração de partições ou um SO inteiro, muito fácil de usar e com vários tutoriais à disposição na internet. Tem uma interface gráfica amigável para executar backups, restaurações e clones de discos rígidos e partições

A versão 2.5.1, recentemente lançada, corrige bugs críticos do NTFS e melhora a compatibilidade com o Clonezilla, a distro-pai. Fez vários ajustes para melhorar a experiência do usuário e a estabilidade geral do SO.

Esta versão adotou o partclone v0.3.32, melhorando o tratamento de erros e o suporte ao BTRFS, com operações de disco mais confiáveis ​​e eficientes.

Ele é compatível com vários formatos de imagem de disco como Clonezilla, o próprio Rescuezilla e imagens de máquinas virtuais (VirtualBox, VMWare etc).

Faça uma cópia inteira do seu pinguim. Se algum erro torná-lo inutilizável, basta restaurar a cópia mais nova. Você terá um pinguim desatualizado, mas que será prontamente posto a pino após a reinstalação.

Download da imagem iso, aqui.

4 curtidas

Backup é meu calcanhar de aquiles. Nunca consigo fazer. Sempre dá alguma incompatibilidade com o HD e, quando eu acho que deu certo, não consigo restaurar. Eu cheguei ao status patético de fazer um “backup” manual. Simplesmente copio meus arquivos do computador para o HD kkkkk

Acho que o problema sou eu mesma :joy:

1 curtida

Eu sempre fiz assim. E não vejo problema. O importante é ter o backup.

3 curtidas

Backup manual não é patético, é clássico! kkkkkk

2 curtidas

image

2 curtidas

Só faço becape dos meus dados. Fiz um script que automatiza isso pra mim.

1 curtida

Backup é mais importante ter do que a forma como foi feito! As vezes um backup mais simples como o que vc fez é ate o ideal para acesso posterior mais rápido aos arquivos.

3 curtidas

O importante a saber é que o linux pode dar problema, se você sair alterando tudo a torto e a direito, sem dó nem piedade, esquecendo-se de fazer becape de arquivos de configuração ou do sistema todo.

De fato, ainda hoje tenho uma partição com Ubuntu 23.04 quebrado, de quando meu full-upgrade deu errado. Tentei recuperar o sistema por dias, até que migrei para o Debian, mas a partição ainda está lá, de exemplo kkkkk

1 curtida

né não. passo pela mesma coisa. um dos problemas são os pendrives/SSD xingling q n s prestam p becape. e tb faço becape dos arquivos de configurção em /etc, $HOME e salvo na nuvem, num pendrive original (mesmo rs) e num dvd.

o rescuezilla e clonezilla poderiam permitir becape em dvd. facilitaria muito.

2 curtidas

Backup manual é simples de fazer e funciona bem.

rsync é o estado da arte na minha opinião. Copia tudo e verifica para copiar só a diferença. E fácil de verificar que a cópia está lá. Restaurar os arquivos é simples. Aqui faço o backup do meu notebook rsync -aP 10.0.0.13:/home/rod /media/hdd/netBackup/notebook/ Pode ser mais simples que isso?

2 curtidas

O importante são os dados. O sistema pode ser instalado novamente e ainda facilitado se você tiver o becape dos arquivos de configuração.

Agora, uma coisa que acho legal, mas nem sempre é possível, seria ter dois computadores. Um para o uso “sério” (trabalho, estudo, etc) e outro para “brincar” (se aprofundar nos conhecimentos de Linux, testar distros, etc). Afinal, como dizem: “Quem tem um, não tem nenhum.”

3 curtidas

É que eu queria automatizar. Você não tem noção o tanto de bagunça que faço nos meus backups kkkkk Fora as vezes que esqueço de fazê-lo.

:joy: :joy: :joy:

É, fazer um script é uma boa ideia. Estou postergando isso tem um bom tempo, mas facilita bastante mesmo.

Pois é, eu descobri que é mais simples depois que fiz aquele backup automático do Ubuntu e do WIndows e quando precisei acessar, deu ruim. Perdi uns bons dados. Mas eu devo ter configurado errado, sei lá.

O pior é que eu uso bons HDs e mesmo assim deu errado. DVD nunca me deixou na mão, por incrível que pareça. rs

1 curtida

Primeiro é “backup” kkk mas enfim normalmente eu não fico fazendo backup toda hora mas sim quando tenho algo que eu não quero perder eu movo pro meu HD e em alguns casos movo os arquivos pro GitHub bem apesar de ser bem util salvar as configurações do sistema eu não faço isso pois eu não acho tão estressante fazer as configurações que eu faço no meu SO, lembrando que isso vale nesse caso em especifico pq tem outras coisas que eu perco rápido a paciencia só pra configurar

Eu tambem kkk não vejo problema nisso faço o bom é que faz backup apenas dos arquivos que deseja e não fica salvando coisas que não é tão importante como algumas configurações

1 curtida
1 curtida

Ata kkk desculpa ae

1 curtida

Esses dias eu precisei fazer backup porque iria criptografar o raid, tudo bem era só copiar os arquivos do server pro meu pc e ir dormir, mas não o bonito foi inventar de ser chique e utilizei o comando DD para fazer a imagem de copia

Resumo da opera, não testei a iso antes de criptografar. Perdir 50 gb de arquivos.

posso rir ou choro em apoio?

Tem que rir mas com respeito

1 curtida

Quem nunca? Fiz backup de um DB de senhas antes de formar o drive. Não percebi que fiz o backup dentro do próprio drive. Formatei e apaguei o DB… Sorte que percebi rápido e rodei um recovery para salvar o arquivo kkkkkkkk(momentos tensos).

1 curtida