Todo usuário do pinguim, além de aprender a mexer no sistema, tem de se acostumar a fazer becape regulares. Para isso temos várias ferramentas, como timeshift, clonezilla, rescuezilla etc.
O importante a saber é que o linux pode dar problema, se você sair alterando tudo a torto e a direito, sem dó nem piedade, esquecendo-se de fazer becape de arquivos de configuração ou do sistema todo.
E se você tem um HD/SSD sobrando, pode fazer uma cópia inteira de seu sistema operacional. Para isso, uma das ferramentas mais adequadas é o Rescuezilla.
O Resc é um pinguim especializado na clonagem e restauração de partições ou um SO inteiro, muito fácil de usar e com vários tutoriais à disposição na internet. Tem uma interface gráfica amigável para executar backups, restaurações e clones de discos rígidos e partições
A versão 2.5.1, recentemente lançada, corrige bugs críticos do NTFS e melhora a compatibilidade com o Clonezilla, a distro-pai. Fez vários ajustes para melhorar a experiência do usuário e a estabilidade geral do SO.
Esta versão adotou o partclone v0.3.32, melhorando o tratamento de erros e o suporte ao BTRFS, com operações de disco mais confiáveis e eficientes.
Ele é compatível com vários formatos de imagem de disco como Clonezilla, o próprio Rescuezilla e imagens de máquinas virtuais (VirtualBox, VMWare etc).
Faça uma cópia inteira do seu pinguim. Se algum erro torná-lo inutilizável, basta restaurar a cópia mais nova. Você terá um pinguim desatualizado, mas que será prontamente posto a pino após a reinstalação.
Download da imagem iso, aqui.