É vírus mesmo? Como tira isso?

Atualizei meu Windows para a versão 2004 e pra minha surpresa foi detectado 2 Vírus que não consigo remover. O único antivírus que encontra é o nativo do sistema, já instalei outros mas eles nem detectaram. Vou colocar a imagem abaixo. Espero que alguém consiga me ajudar pq li que esses 2 vírus parecem ser perigosos.

1 Curtida

Olá @Willian tudo bem contigo?

Nesse tipo de situação quando os antivírus não estão sendo efetivos na interface gráfica, é interessante fazer um escaneamento no boot. A maioria dos antivírus de mercado tem essa função, eu recomendo testar o Comodo e o Bitdefender, em alguns testes recentes que fiz eles se saíram até bem.

Cada antivírus possui seu próprio modo de fazer isso, então de uma lida na documentação para saber como fazer.

Evite o Avast e outros, que no momento estão apenas servindo para coletar dados e encher o micro de tralha.

:vulcan_salute:

3 Curtidas

Talvez o Kaspersky Virus Removal Tool remova os vírus que estão no seu pc.

Link direto para o download:
https://www.kaspersky.com/downloads/thank-you/free-virus-removal-tool

1 Curtida

vai um pouquinho mais pra baixo e clica em aplicar :smile:

Não adianta, parece que tem algum bug, quando eu aplico não acontece nada, a notificação do vírus continua lá como se eu não tivesse tentado remover. Por isso estou recorrendo a outros métodos mas até agora nada…

Olá, recomendo o Kaspersky Virus Removal Tool. Para mim foi o melhor antivirus quando tinha Windows, se mesmo assim n der considere formatar o pc (passe os arquivos de maior importância para uma pendrive), quando o Win Defender (no caso do WIN7) acusa algo e não deixa aplicar a desinfecção do pc, questuma ser sério… Cuidado também com as atualizações do WIN10 que vem cheio de bugs e dá umas telas azuis malucas e tal.
NÃO INSTALE AVAST’S NEM BAIDU’S DA VIDA, POIS ISSO SÓ ENCHE O SACO E INSTALA UM MONTE DE PORCARIA!!!

Estive analizar o primeiro virus que aparece e é muito grave que pode infectar outros pc’s na rede e pode afetar a mbr. Mbr é o gerenciador de boot do Windows, tal como o grub no linux.

Matérias:
https://www.malware-board.com/pt/remover-puawin32-presenoker-de-computador-passos-faceis

““PUA:WIN32/PRESENOKER é um tipo de vírus Trojan altamente perigoso, que se infiltra silenciosamente em seu PC e começa a executar atividades maliciosas em segundo plano. Inicialmente, ele cria entradas maliciosas na seção de inicialização e altera as configurações padrão do registro para ser ativado automaticamente sempre que o dispositivo é iniciado. Ele mexe com arquivos de sistema vitais que garantem o processamento suave do computador e evita que a máquina funcione normalmente. Isso evita que muitos aplicativos importantes, como o Ms Office, o Gerenciador de Tarefas, o Prompt de Comando e outros aplicativos instalados, bem como os drivers, funcionem de maneira apropriada. Devido à presença de PUA:WIN32/PRESENOKER, você terá que encontrar muitos outros problemas cruéis, como falha do disco rígido, perda de dados, falha de software, mau funcionamento de aplicativos, erros de inicialização e assim por diante.””

Usei todas as dicas que me sugeriram mas infelizmente não teve jeito… Vou ter que formatar… O maior problema pra é que estou em dualboot com o manjaro e com certeza vou ter problemas com o grub mais uma vez :confounded:

Mas porque n fica só com o manjaro?

Infelizmente dependo de algumas coisas que só funcionam no windows :man_facepalming:t2:

Este link não ajudou? Apresenta instruções de remoção no fim.
Recomendo manualmente, porque aquele antivirus estraga mais do que o que resolve :sweat_smile:

1 Curtida

Não precisa formatar, a própria tela te diz o que fazer, apenas remova e escaneie o sistema todo e problema resolvido

1 Curtida

Pois é, na teoria era pra ser simples assim, mas infelizmente o sistema não corresponde as opções que eu seleciono

Ainda não e mesmo que eu consiga remover esse PRESENOKER ainda tem outro chamado CATALINA… complicado aqui pra mim. e eu tinha deixo o notebook todo no ponto com os dois sistemas no começo da semana…

1 Curtida

Faz alguma ideia de como apanhou o vírus? O PC está com um comportamento anormal?

Não faço ideia. Sou muito cuidadoso com meu notebook, principalmente por que uso para trabalho. Esses Vírus apareceram depois que eu atualizei o Windows para a versão 20.04… O notebook está se comportando de forma até normal, tô apenas sentindo uma leve lentidão mas nada que esteja atrapalhando o uso.

e de acordo com o “Ruindows” defender esses vírus contaminaram 2 programas que eu até já tinha apagado há um tempo, nem cheguei a instalar apenas baixei o Setup e depois apaguei por que não precisei mais usar.

Tô começando a desconfiar que o Windows defender pode está bugado, tem um forma de “resetar” ele?

Já tentou ir no diretório e excluir “na marra”?

Eu procurei ele em tudo que é lugar do sistema mas não encontrei pra tentar remover