Selecionamos e respondemos algumas perguntas que nossos membros nos enviaram. O Windows é mais estável que o Linux? Quanto tempo leva para fazer um processador? Valorant chegará no Linux?
É estável até o primeiro software ring 0 ser instalado.
Considerando que “O linux” é um termo muito genérico eu diria o seguinte: Comparado a algumas distros (com base linux) o Windows 10 não chega (nem perto) da mesma estabilidade. PS. Uso os dois sistemas (Windows 10 e Distros Linux).
Exemplo prático: O Ubuntu LTS/Debian/Pop!_OS/ZorinOS/Linux Mint são mais estáveis que Windows.
Minha opinião: O fato do Windows 10 dar mais problemas se deve ao fato do mesmo ser o mais usado (sendo o mais explorando em bugs e vulnerabilidades), modelo de atualizações ruins e continuas ajudam a aumentar a probabilidade de uma instalação de update/driver problemática.
Do lado do usuário o Windows é muito mais fácil de ser quebrado já que a permissão de alterações nele (modo adm) é mais “solta” permitindo os usuários alterarem facilmente configurações sensíveis que possam destruir a estabilidade e segurança do sistema.
Nem em sonho, o Windows chega perto da estabilidade de um Arch Linux ou Debian 12.
De forma alguma! O Windows é um sistema que é corrompido com muito mais facilidade que os sistema baseados em Linux. Cansei de contar as vezes em que a desinstalação de um software bugou o sistema inteiro, que um driver quebrou por nenhum motivo aparente, que o erro clássico de 100% de uso de CPU travou todo o sistema me obrigando a desligar o PC no botão de energia (e isso simplesmente usando a internet), que o Windows Defender gerou falsos positivos, que uma atualização quebrou o sistema, que a Microsoft Store travou, que uma atualização travou e nunca era reiniciada, entre outros.
ja estou usando o mint 21.3 ha alguns meses e ate agora nenhum bug repentino, o que era rotina com o windows
O Linux é mais estável. Mas ainda surpreende com coisas bobas: Em um dia, instalo no meu Linux Mint uma Impressora Brother DCP-7055 e tudo funciona plug and play. Dois dias depois, sem nenhuma alteração de sistema, vou imprimir e, vouila, não imprime mais. Tive que aprender a configurar Ghostscript via web, o que me demorou uma tarde inteira pra saber que tinha que configurar isso e aprender a configurar. Mas a impressora, no início, funcionou plug and play sem nenhum problema e sem nenhuma configuração ou instalação adicional. Pra mim, esse ainda é o maior problema do sistema.
Minha experiência diz que, de forma alguma. ![]()
Um exemplo recente:
Minha instalação atual do Slackware Linux completou recentemente três anos, sem nenhum problema. Uso o computador por várias horas todos os dias. Tudo o que preciso está instalado e funciona perfeitamente.
Não conheço nenhuma instalação de Windows, qualquer versão que seja, que tenha passado ilesa por tanto tempo. Na verdade, nem metade desse tempo. ![]()
Com o Windows totalmente original, ou com Windows ativado e totalmente modificado, com aquelas ISOs nada suspeitas que voce encontra por aí?
Pois ativadores modificam arquivos importantes do sistema, o que aumenta muito as chances de algum problema acontecer. Principalmente quando vem alguma atualização, pois o Windows Update presume que os arquivos são originais.
Bom, o computador da minha mãe foi comprado em Agosto de 2020 e até hoje nunca foi formatado. A instalação do Windows 10 faz uns quatro anos que está firme e forte.
E o computador anterior, também ficou com o Windows 10 instalado por um bom tempo: de Maio de 2016 até Julho de 2020. Teria durado mais tempo se a Placa-mãe e a Fonte não tivessem ido pro saco.
Sou dos que instalaram Win10 de ISO oficial, que nunca se “aventuraram” a alterar as bases do sistema, que nunca instalaram programas “milagrosos”, mas, ainda assim, precisaram reinstalar o Windows algumas vezes num prazo de apenas dois anos.
Inclusive porque bugs no próprio Update impediam o sistema de se atualizar…