Bom, eu tenho dois Xeons antigos aqui, e eles funcionam bem, mas a questão é que de fato esses processadores não foram feitos para serem usados no desktop, mais do que isso, são CPUs que foram feitas para servidores antigos geralmente.
Pode ser que eles tenham alguma limitação em suas instruções que CPUs de consumo doméstico não teriam.
Especialmente os antigos costumam ser bem gastadores também.
Muitas vezes esses CPUs foram usados exaustivamente e depois vendidos usados (mesmo quando dizem que é algo novo). É difícil dizer se a atividade deles alterou algo na forma original deles funcionarem.
Em geral, é de se perguntar:
Um Xeon de última geração seria o processador que você escolheria para o seu Desktop hoje se fosse montar uma máquina com "dinheiro infinito"?
Provavelmente a resposta seria um “não”.
Isso quer dizer que o Xeons antigos também não são o ideal para um desktop, mas devido às capacidades multitarefas deles, pode ser um bom negócio às vezes.
Eu tinha pego os meus na intenção de usar como servidor primariamente. Mas achei que eles requeriam muita refrigeração e gastavam muita energia se deixados ligados o tempo inteiro comparado com uns CPUs mais “fracos”, mas com performance e gasto energético mais equilibrado.
Para as atividades que eu tinha em mente, eles não seriam a melhor opção para o meu homelab, no caso. Talvez eles sejam de alguma forma econômicos num contexto de datacenter, mas não em uso doméstico? Pode ser.
As pessoas por vezes olham a quantidade de núcleos e o clock apenas x preço deles, mas existem muitas tecnologias de CPU que foram aprimoradas com o tempo que se encontram em processadores mais novos, tidos como fracos.
Em resumo:
Apesar de não ser ideal, não me parece um grande problema também. O famoso: “Se funciona para você, tá lindo”. Nenhum hardware dura para sempre de toda forma.
É tipo ter um Dodge Charger v8 de 1978 na garagem. Ele é melhor ou pior comparado com o carro de hoje em dia? Acho que depende do ponto de vista no fim das contas.