Vi um youtuber mencionando que pode-se ter sérios problemas de compatibilidade e desempenho ao montar desktops com esses processadores, para jogar por exemplo (Conforme a moda de se importar essas peças a preços mais acessíveis da China), a informação corresponde?
Montei um kit desses pelo custo beneficio a um tempo atras, sendo que a unica coisa que não comprei na china foi a fonte(mas tbm é feita na china). Uso para jogar e trabalhar com desenvolvimento. Até o momento não tive problema nem com linux <3 nem com windows </3. O que vejo é que algumas pessoas pegam uma peça ou outra que tem defeito, ou forçam um pouco a barra em questao de temperatura ou energia/consumo e ai acaba dando ruim, ou ainda com placas extremamente genericas e acabam tento dificuldade com driver e ao ficar fuçando os mais leigos acabam em problemas, os mais entendidos vao testando ate achar o melhor para o seu uso.
Descrição do kit que uso no momento:
Placa mãe machinist m9ra pro max (no windows ele nao pega alguns drivers com exatidão, uso o driver hub e resolve perfeitamente)
Xeon 2680 v4 (meio termo entre consumo temperatura e desempenho)
RX580 da mongol(não me lembro os detalhes)
32 de ram sendo 4 slots de 8gb tambem da machinist em quad channel
Cooler da thermalrigth modelo TR-SI-100 fico top
Gabinete aberto estilo bancada da china, nao lembro o modelo
Fonte Gamdias cyclops 750w
Meu relato e opniao pessoal =)
Bom, eu tenho dois Xeons antigos aqui, e eles funcionam bem, mas a questão é que de fato esses processadores não foram feitos para serem usados no desktop, mais do que isso, são CPUs que foram feitas para servidores antigos geralmente.
Pode ser que eles tenham alguma limitação em suas instruções que CPUs de consumo doméstico não teriam.
Especialmente os antigos costumam ser bem gastadores também.
Muitas vezes esses CPUs foram usados exaustivamente e depois vendidos usados (mesmo quando dizem que é algo novo). É difícil dizer se a atividade deles alterou algo na forma original deles funcionarem.
Em geral, é de se perguntar:
Um Xeon de última geração seria o processador que você escolheria para o seu Desktop hoje se fosse montar uma máquina com "dinheiro infinito"?
Provavelmente a resposta seria um “não”.
Isso quer dizer que o Xeons antigos também não são o ideal para um desktop, mas devido às capacidades multitarefas deles, pode ser um bom negócio às vezes.
Eu tinha pego os meus na intenção de usar como servidor primariamente. Mas achei que eles requeriam muita refrigeração e gastavam muita energia se deixados ligados o tempo inteiro comparado com uns CPUs mais “fracos”, mas com performance e gasto energético mais equilibrado.
Para as atividades que eu tinha em mente, eles não seriam a melhor opção para o meu homelab, no caso. Talvez eles sejam de alguma forma econômicos num contexto de datacenter, mas não em uso doméstico? Pode ser.
As pessoas por vezes olham a quantidade de núcleos e o clock apenas x preço deles, mas existem muitas tecnologias de CPU que foram aprimoradas com o tempo que se encontram em processadores mais novos, tidos como fracos.
Em resumo:
Apesar de não ser ideal, não me parece um grande problema também. O famoso: “Se funciona para você, tá lindo”. Nenhum hardware dura para sempre de toda forma.
É tipo ter um Dodge Charger v8 de 1978 na garagem. Ele é melhor ou pior comparado com o carro de hoje em dia? Acho que depende do ponto de vista no fim das contas.
to com xeon e5 2680 v4 o único problema que enfrentei ate hoje foi com tpm 2.0 windows 11 legue of leguends com vanguard valorant tem problemas de compatibilidade isso usando windows 11 agora no windows 10 tudo funciona normalmente.
comprei um NoBo há quase 5 anos e vem com Xeon de fábrica. Nunca tive problemas, embora use para o bom e velho desktop tradicional, onde pacotes estáveis são prioridade.
seu raciocínio pode aplicar-se a qualquer processador, pois qual o percentual de compradores que realmente entendem do assunto? acho que tá certo na opinião de que “se funciona pra você tá lindo”. o resto não importa.
Uso um xeon diariamente como desktop, a unica coisa ruim que tem é: Não existe hibernação, preciso desativar em todo sistema que instalo, e na maioria das vezes só da pra fazer via comand line.
Caso o pc hiberne, vc n consegue fazer nd, precisa arrancar da tomada
Segundo ponto, no meu caso especifico, eu overclockei meu xeon pra rodar a 3ghz em todos os nucleos, porém por causa disso ficou muito instavel, então tive q desativar o smt (caindo de 10n/20t pra 10n/10t)
Pra mim vale a pena pois o desempenho em jogos ficou bem melhor
Da pra comparar ele em quesito videogame com um ryzen 7 de primeira geração
Pra uma cpu que eu paguei 58 reais + 250 na placa mãe ta absurdamente bom
e pretendo continuar usando ele por muito tempo, fazer um nas no futuro e usar ele pra oq ele foi feito de vdd, enquanto eu n precisar de um pc novo, ele segue tendo essa função de gamer baixo custo
Desconhecia esse detalhe da hibernação.
No meu caso a dor de cabeça veio quase instantaneamente, assim que recebi montei e ficava congelando. Troquei a placa de vídeo e ainda congelava. Acabei achando um tutorial para resetar a BIOS que funcionou por um certo tempo até o kit morrer de vez meses depois. Na minha experiência, não recomendo por ser uma loteria.
Especialmente sobre a proposta do Xeon ser usado em servidor para ser usado como desktop, a resposta é NÃO. O conjunto de instruções de CPU usadas pelos sistemas operacionais são os mais básicos, tanto que um intel doméstico (i3) da mesma época também consegue rodar os sistemas operacionais modernos.
Já sobre demais implicações, além de concordar com os demais colegas, adiciono que vale a reflexão sobre custo vs desempenho vs consumo de energia. De um modo geral o kit será razoável caso queira-se gastar pouco na aquisição, ter um desempenho considerável em relação ao custo e que o computador não fique ligado o dia inteiro para não haver impacto no consumo.
Acho que afirmação deve ser pelo fato de fazer mod pin nos processadores xeon para encaixar nos sockets de placas para desktop.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.