E: Unable to locate package <nome do pacote>

Bom dia a todos

Instalei a iso do Debian 11 non-free e não estou conseguindo instalar pacotes .deb nem pelo apt, nem pelo dpkg. Sempre sou apresentado a msg abaixo:

Use:
dpkg -i programa.deb
Ou:
apt install ./programa.deb

Em que programa seja o programa desejado a se instalar :wink:

Prezado

Já tinha tentado o dpkg -i e não tinha dado certo. Tentei o apt com o ./ conforme você sugeriu e aí sim deu certo. Vou ver se consigo outros programas como o vscode, por exemplo.

Muito obrigado

1 curtida

O mais comum mesmo é usa o dpkg, da uma verificada se não se esqueceu de nada antes de roda o comando. Exemplo:

sudo dpkg -i nomedodeb.deb

Somente não instalei pois uso o Brave, mas no caso o mais possível mesmo é que você tenha digitado algo de errado pois eu uso exatamente a mesmo distro que a sua até a mesma DE (inclusive é uma ótima combinação rsrs), qualquer coisa poste o retorno do erro para o pessoal te ajuda.

1 curtida

sudo apt update
sudo dpkg -i ~/Downloads/google-chrome-stable_current_amd64.deb
sudo apt --fix-broken install

Use os comandos na ordem acima.

1 curtida

Pois é Bruno. Já verifiquei várias vezes. O nome do arquivo foi completado via tab e o dpkg -i já verifiquei, mas usando a dica do Gustavo do apt deu certo.

Vou tentar esse comando daí Aghbi.

Compreendi.
Mesmo que tenha dado certo qualquer coisa se quiser poste o que está dando de errado pra gente verifica, possívelmente você terá mais problemas com isso futuramente e podemos está tentando te ajuda a soluciona esse problema.

o “apt install” funciona apenas para pacotes que estejam nos repositórios em /etc/apt/sources.list. pacotes deb baixados usa-se o dpkg -i como mostrado abaixo. por isso, n adianta usar apt se nos repositórios n tem o pacote q vc quis instalar.

Vou postar sim, pode deixar.

Show. Compreendi agora.

Grato pela explicação.