estou usando o manjaro 21.1 como sistema principal, e assim pretendo continuar por muito tempo.
qual seria a melhor opção pra manter no sistema?
estou usando o manjaro 21.1 como sistema principal, e assim pretendo continuar por muito tempo.
qual seria a melhor opção pra manter no sistema?
Eu gosto de viver “periculosamente” e optar pelo AUR, afinal tende a ser mais rápido do que o sandbox que é criado pelo flatpak. Mas chamo o mago
@Rodrigo_Chile
Flatpak. Aplicações isoladas do sistema principal vão garantir que seu sistema não seja afetado por pacotes externos que podem quebrar alguma coisa, como costuma acontecer com pacotes desatualizados do AUR.
Se possível, flatpaks. Além deles usarem sandbox e suas permissões serem facilmente gerenciadas pelo Flatseal, o AUR segue o fluxo de atualizações do Arch, o que pode gerar problemas em conflito de bibliotecas. Não é frequente mas pode acontecer… ocasionalmente compilações minhas quebraram ao serem atualizadas, precisando ser refeitas do zero…
Pessoalmente, eu não recomendo snaps (não condeno quem os use) - os acho pesados, difíceis de gerenciar e chatíssimos quando preciso ter acesso a outra partição que não a home (o que ocorre com frequência por usar três sistemas aqui)
eu pesquisei a respeito flatpaks é tipo universal e não modifica o sistema.
ja habilitei aqui manjaro
Não é tipo, são universais mesmo
Não só ele, mas snap e AppImage também.
Existem distros que usam apenas flatpaks, chamados de sistemas imutáveis, como o caso do Fedora Silverblue, corrija-me se eu estiver equivocado, @fastos2016
Cuidado com usar “universal” para os 3 formatos…uns são mais que os outros…rs
Flatpaks como opção principal para apps do usuário, podendo instalar rpm’s para aquilo que não caber ao flatpak…
Maus ou menos, nem todo sistema imutável usa Flatpak por padrão, RlxOS usa AppImage por exemplo
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.