E se um usuário Linux testasse o Windows ou o macOS pela primeira vez?

Você se lembra de Linus Sebastian (da Linus Tech Tips) testando o Linux para jogos ? Ele acabou excluindo o ambiente da área de trabalho, apesar de um aviso claro mostrado no terminal.

Considerando que ele utiliza o Windows como seu driver diário para jogar, mudar para o Linux definitivamente precisará de algum tempo. Então, isso é um problema do Linux? Ou Linus está fazendo tudo errado? Aposte sim!

Ou será que algum usuário não familiarizado com um sistema operacional encontra problemas durante seus primeiros testes? Então, aqui, você pode ler uma perspectiva diferente de um usuário do Linux tentando o Windows ou o macOS pela primeira vez.

Será uma vela suave? Ou será tão ruim quanto a experiência de Linus com Linux? Com certeza será algo emocionante… Scott Williams (um engenheiro sênior de DevOps) imaginou o cenário em uma série de tweets.

Habilitar o TPM 2.0 para Windows 11?

Como habilitar o TPM 2.0? Como encontrá-lo no menu do BIOS? É seguro habilitar o TPM 2.0? Devo atualizar um BIOS mais recente? Vou brickar minha placa-mãe no processo de atualização do BIOS?

Essas são algumas das perguntas que todo usuário Linux (e até mesmo usuários de Windows/macOS) terá quando quiser atualizar seu sistema para o Windows 11.

Com distribuições Linux, nunca precisamos fazer uma coisa tão peculiar para que funcione. Mesmo em 2022. Mas o Windows 11 quer que você saiba sobre as configurações do BIOS ou o chip TPM antes de poder atualizá-lo.

Enquanto Scott menciona sobre um laptop mais antigo, vale a pena notar que, mesmo com as placas-mãe mais recentes (por exemplo, Z590), você pode ter que ajustar o BIOS ou atualizar uma versão mais recente do BIOS para suportar o Windows 11.

Isso é incrivelmente inconveniente, mesmo para usuários técnicos, porque a atualização do BIOS traz seus próprios riscos.

Preciso de um software antivírus? Qual deles?

Embora o XProtect e o Windows Defender da Apple sejam bons para o básico, existem outras opções, se você deseja proteção aprimorada. E, com tantas opções e avaliações pagas online, é difícil saber o que é realmente uma genuína e se você deve gastar por isso.

Um usuário de Linux muitas vezes se pergunta: Por que eu preciso disso? Isso não afetará o desempenho? O que eu faço com tantos recursos de proteção? O Windows não é um sistema operacional seguro?

iCloud e macOS: uma história de amor?

Os usuários do Linux não gostam de serviços de nuvem integrados. Eles montam uma unidade de armazenamento em nuvem (ou uma unidade de rede).

Mesmo que optem por um serviço de armazenamento em nuvem, ele deve funcionar de acordo com suas ações explícitas. No entanto, com o macOS, você será constantemente lembrado do iCloud enquanto a Siri aparece no meio.

O usuário do Linux limpa o registro

Com tantas opções e ferramentas para limpar os registros e otimizar os sistemas para um melhor desempenho, um novo usuário do Linux pode acabar com o Windows sem resposta.

Mesmo em 2022, não há clareza quando você trabalha com o registro ou ferramentas que ajudam a “otimizar” o registro.

Atreva-se, usuários veteranos do Linux adoram os detalhes antes de tentar qualquer coisa. Mas, se não houver aviso/aviso adequado na GUI, como se pode saber tudo isso?

Reinicialize todo o caminho

Não é como se uma reinicialização não consertasse as coisas no Linux. Mas, quantas vezes tenho que reiniciar ao atualizar o Windows ou depois de instalar o software?

Toda vez que reinicio, perco os aplicativos ativos que estavam em segundo plano.

Por que o Windows não pode detectar as novas instalações e pacotes atualizados com uma simples atualização em vez de uma reinicialização? Por que isso é tão contraproducente?

Eu tenho que pagar por tudo isso? A licença do Windows não foi suficiente?

O Linux é principalmente sobre software livre e de código aberto e os utilitários pré-instalados são gratuitos. Um usuário que se sente à vontade com essas ferramentas teria que pagar de repente por uma licença do Windows e também pelo software. A Microsoft não é muito gananciosa aqui?

Falta de pacotes essenciais por padrão

Não consigo extrair um arquivo depois de instalar o Windows? É realmente um sistema operacional moderno? É muito fácil trabalhar com Linux quando você tem uma configuração de vários monitores. Mas, quando se trata de macOS, tudo se desfaz.

Pensamentos finais

Em última análise, depende de qual é o padrão e com o que você está familiarizado. O Windows e o macOS são frequentemente considerados o sistema operacional de desktop padrão.

Em contraste, a maioria das pessoas sabe pouco sobre Linux, exceto o fato de que é difícil de usar.

No entanto, se você conhecer o essencial, assim como conhece para Windows/macOS, a experiência de desktop Linux será uma experiência tranquila.

É só porque há uma variedade de coisas quando se trata de Linux. No entanto, com paciência, você pode aproveitar a experiência completa.

O Linux não é problemático como um todo, é o usuário que não consegue se familiarizar com o que vem de outro sistema operacional. Não queremos que o Linux seja o Windows nem que o Windows aja como o Linux, tudo deve ter uma presença separada.

Mas, novamente, o Linux não deve ser eliminado apenas porque um usuário de longa data do Windows não teve uma boa experiência inicial com ele, porque o mesmo pode acontecer com um usuário de longa data do Linux tentando Windows/macOS.

FONTE: aqui

6 curtidas

Minha familiarização com o Linux foi semelhante a aprender uma segunda língua.

Minha língua nativa eu aprendi naturalmente, gradualmente, pacientemente, aos poucos, com observação e repetição, cometendo muitos erros, até adquirir fluência.

Aprender uma segunda língua, já mais tarde na vida, é bem mais difícil. Requer esforço e muito estudo. Temos menos paciência para aprender, menos tolerância a erros. Ficamos o tempo todo nos perguntando: “Porque é desse jeito? Porque não é como na minha língua nativa?” ou “Como se diz tal coisa? Estou falando isso corretamente?”

Mas não quer dizer que uma língua é melhor que a outra. São apenas diferentes.

Aprender uma segunda língua (ou um segundo sistema operacional) nem sempre é um processo fácil e rápido. Mas, uma vez que começa a adquirir fluência, as coisas começam a fazer mais sentido e tuda se torna mais fácil e natural, demandando cada vez menos esforço.

5 curtidas

Já faz algum tempo que o Windows defender não é mais “básico”. Ao contrário! Além dele estar bastante avançado tem pontuações bem altas em testes de segurança.

Eu fui tentar voltar usar windows, e fui tentar usar o propmpt de comando pra agilizar conexão com servidor … Passei duas horas lendo artigo em inglês porque não lembrava nada (risos).

2 curtidas

Fui testar o Macos. Loguei, fiz tudo nos conformes. Aí pensei, não quero ficar usando o safari, quero meus favoritos. Fui na Appstore pesquisei Firefox, nada… Digitei, mozzila firefox, nada. Aí pensei, vou no site descobrir como baixa e voilá, fiz o download direto do site e instalei clicando no ícone e arrastando pra pastinha.

Pois é, a comodidade de dar um sudo pacman -S firefox, é insubstituível. O “sistema perfeito” tem seus probleminhas.

Não gostei muito do Macos, apesar de ser bem bonito, achei meio random ficar tendo que ir atrás, site por site, para baixar meus apps do dia a dia.

2 curtidas

No macOS tem-se o homebrew caso queira manipular instalação de programas via terminal

1 curtida

há alguns anos estava usando windows no trabalho. não me lembro o motivo, mas precisei ir no terminal dele. e tô lá dando um “ls” para ver os diretórios e nada… fiquei umas duas horas fazendo “ls”. “cd …” e o escambau. só depois veio o estalo e percebi que estava no windows. kkkkkkkkkkkk

2 curtidas

E o pior é que tu não escreve comando, tu tem que programar módulos e funções pra ele executar … Sei lá prefiro escrever e deixar o computador trabalhando enquanto eu tomo um café.

Eu já tive 3 MacBooks contando com o atual, a única vez que me perguntaram se eu queria usar Siri ou iCloud foi quando configurando após tirar da caixa (nos dois últimos, no primeiro essa coisa de Siri e iCloud não existiam. Após confirmar que não queria usar, pronto… nada de Siri ou iCloud me enchendo.

Também não entendi a dos múltiplos monitores que se desfaz, eu nunca precisei fazer mais nada além de conectar o monitor.

Isso sim é um problema do MacOS, a store é horrível, mas para mim Homebrew resolve. Eu só tenho realmente 2 grandes problemas com MacOS, o resto acho “tankável”.

2 curtidas

Concordo com a sua constatação, entretanto, como o próprio Dionatan já disse em um vídeo, geralmente as pessoas “suportam” melhor as diferenças entre o Windows e o macOS, já que geralmente desembolsaram uma fortuna em um Mac, e fazer um investimento desses para simplesmente não se adaptar é uma piada. Então as pessoas se forçam mais a se adaptar ao macOS. Já ao Linux, que é grátis, demanda muita força de vontade.

É verdade. Além disto, hoje menos, mas ter um Mac OS causava uma boa primeira impressão, já parecia que você era “mais qualificado”.

Eu fui o primeiro Macbook (ainda que o white) na faculdade, e por um tempo fui a atração nos cursos de CC e SI, sempre alguém queria ver a tela.
Nesta época passei a também mexer com Linux e lidar com os dois ambientes foi algo muito natural, eram mais semelhantes que distintos.

1 curtida

Fui comentar sobre isso no youtube em um vídeo sobre raspeberry pi, e os caras me atacarm dizendo que a comunidade linux só sabe causar e não mudar nada no cotidiano … Eu cansei de colocar artigo da nasa, USP, UFMA, UFMG e etc, para assim, mostrar que linux é importante. Contundo, não consegui e ainda esculacharam o Dio e outros blogs dizendo que só servem como olimpianos que manipulam as massa de desinformados sobre TI - os olimpianos são falsos líderes que ganharam poder de decisão em certa comunidade e que não deixam mas níguem pensar diferete, eles são estudados por comunicológos na teoria Culturológica moderna (comunicólogos que estudam essa teoria: Jornalistas, Publicitários, Palestrantes, Políticos e alguns Advogados.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.