E se os pacotes fossem unificados para todas as distros?

Eu sou iniciante no linux, uso apenas as coisas básicas como navegar na internet e editar documentos. Estou usando o manjaro no momento, mas já usei ubuntu com as suas diferentes interfaces gráficas.

Pelo que aprendi até agora existem vários pacotes: deb, rpm, etc. Se existisse um único pacote que fosse compatível com todas as distribuições facilitaria a vida de quem usa o linux? Ou o motivo de cada distro usar um tipo diferente de pacote é por segurança? Por que o manjaro, por exemplo, não lê pacotes deb ou rpm?

Por curiosidade, fora o rpm e o deb existe outro formato de pacote?

Já existem a um tempo :sweat_smile:
Dê uma pesquisada sobre:

• Flatpak
  • Snap
  • AppImage

Por filosofia. Cada distro tem sua abordagem.

Pelo mesmo motivo que respondi anteriomente. Cada distribuição enxerga o seu caminho de uma forma diferente. Por isso existem os pacotes universais. Facilitam a vida, as vezes.

Rapaz… Essa dai eu convoco o Mago do Manjaro @Rodrigo_Chile. O que posso te adiantar é que existem outros gerenciadores de pacotes, por exemplo: eopkg, zypper, dnf, urpmi, rpmdrake…

5 curtidas

O Arch (e derivadas, como o Manjaro) usa um empacotamento chamado pkg.zst (o nome é diferente, mas segue a mesma linha do deb e do rpm) - no entanto, pacotes assim são raros de se achar fora das lojas (Pamac, Octopi) ou via pacman. O normal é usá-las ou o gerenciador de pacotes (pacman - ou por meio desse frontend canivete suíço que é o Pamac)

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.