E se eu adicionasse um SSD no meu computador, como eu particionaria?

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre próximos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

1 curtida

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre procimos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

1 TB tá pouco mais de 600 R$ nas marcas mais baratas:

  • Sandisk (Use SEMPRE junto com um HD pois não tem tantos ciclos de escrita):

LOJAS AMERICANAS

Mercado Livre

1 curtida

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre procimos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

A partir de 700 R$ :

  • Western Digital (com ciclos de escrita melhores que Sandisk)

Kabum (modelo basicão, um Sandisk melhorado)

A partir de 800 R$ :

  • Western Digital (com ciclos de escrita BEM melhores que Sandisk e velocidades BEM maiores também)

Kabum

1 curtida

Onde vcs acham ssd tão barato assim o.o
Nas pesquisas que fiz os de 1tb eram sempre procimos de mil
Tava pensando em pegar um kingston 480gb por 300 na amazon que foi o mais barato que achei

Pra quem tem notebook novo, o ideal é esse:

Western Digital 1 TB (modelo mais caro)

Pra quem não quer gastar muito dinheiro:

Western Digital Blue 480 GB (qualidade maior que Green)
Western Digital Green 480 GB (Classe econômica)

Economia EXTREMA de dinheiro:
Para Notebook (240 GB WD Green)
Para PC Desktop

SSD do tipo “melhor do que nada”

SSD do tipo “melhor do que nada” pra Notebook

Já vi até SSD QVO da Samsung por esse preço até que os preços estão bem atraentes, quando eu consegui pegar um desses SSD eu descarto o meu velho HD de 320GB com os seus setores defeituosos aleatórios kkkkk.

1 curtida

QVO vive na casa dos 600 R$

1 curtida

Vi esse no ML:

1 curtida

Acompanhado de um HD como auxiliar, fica perfeito! Ou vc pode compra o EVO (ciclo de escrita maior).

1 curtida

Como faço esses dois pontos de montagem da home?

O tamanho das partições depende da preferência pessoal, mas as seguintes informações podem ser úteis:

/boot - 200 MB e 500 MB se for UEFI.
Ele requer apenas cerca de 100 MB, mas se tem várias imagens de kernels no /boot pode ser util aumentar o uso, 200 MB ou 300 MB é a melhor escolha e 500 MB se for UEFI.
/ - 15-50 GB
Tradicionalmente contém o diretório /usr, que pode crescer significativamente dependendo de quanto software está instalado. 15-50 GB deve ser suficiente para a maioria dos usuários com discos rígidos modernos. Se você planeja armazenar um arquivo swap aqui, talvez seja necessário um tamanho de partição maior.
/var - 8-20 GB
Conterá, entre outros dados, a árvore ABS e o cache pacman. Manter esses pacotes é útil no caso de uma atualização de pacote causar instabilidade, exigindo um downgrade para um pacote arquivado mais antigo. O cache do pacman, em particular, vai crescer à medida que o sistema é expandido e atualizado, mas pode ser limpo com segurança se o espaço se tornar um problema. 8-12 GB em um sistema de desktop deve ser suficiente para /var, dependendo de quanto software será instalado. Não é recomendado usar em um SSD já que trabalha com muitos arquivos pequenose logs do sistema. Neste caso armazene em um HDD separado.
/home - [varia]
É tipicamente onde residem dados de usuários, downloads e multimídia. Em um sistema de desktop, /home geralmente é o maior sistema de arquivos na unidade. O uso também é recomendado em um HDD,
swap - [varia]
Historicamente, a regra geral para o tamanho da partição swap era alocar duas vezes a quantidade de RAM física. Como os computadores ganharam capacidades de memória cada vez maiores, esta regra está desatualizada. Por exemplo, em máquinas desktop médias com até 512MB RAM, a regra 2x é geralmente adequada. Se uma quantidade suficiente de RAM (mais de 1024MB) estiver disponível, talvez seja possível ter uma partição de swap menor.
/data - [varia]
Pode-se considerar a montagem de uma partição “dados” para cobrir vários arquivos para serem compartilhados por todos os usuários. Usar a partição / home para esta finalidade é muito bom também.
/tmp
Já é uma partição separada por padrão, em virtude de ser montado como tmpfs pelo systemd. Portanto, não há necessidade de criar uma partição para ele.

info
https://wiki.archlinux.org/index.php/Partitioning#Discrete_partitions

3 curtidas

Depende da distro (o Ubuntu e o Mint dá pra fazer facinho no instalador da distro (embora dê pra fazer manualmente via fstab, que não é tão fácil pra leigos).

2 curtidas

Eu instalei o Linux Mint no SSD mas com a home no HD. Estou pensando em realocar a home no SSD e assim deixar o HD todo em NTFS, pois tive que criar uma partição ext4 no HD já que o Mint não permitiu usar a home no HD com o sistema NTFS. Ai posso transferir manualmente os arquivos para o HD já que isso o Mint permitiu. E nessa situação o que muda é que o HD não vai ser montado automaticamente. Correto?
Então quero saber se tem como colocar a home no SSD sem ter que instalar novamente? É possível fazer isso sem ter problemas no SO?

Basta criar a partição no SSD, copiar os arquivos para ela, trocar a partição (sdax) e o ID no fstab, e reiciciar.

Se você fizer corretamente, não terá nenhum problema.

Saudações.

2 curtidas

Mas no caso tenho que redimensionar a partição onde o Mint foi instalado para adicionar a home ou o mint vai criar a home nessa mesma partição automaticamente?
Porque a partição do Mint ocupou todo o SSD.

E tem os passos ou algum tutorial sobre esse procedimento? Uso linux a pouco tempo.

Você terá que utilizar uma liveusb, redimensionar o SSD, criar a partição e setar ele como home.

Como você já utiliza uma home separada, não é difícil. Vou ver se encontro um tuto sobre isso, que informe de forma bem simples.

Saudações.

2 curtidas

Se for mudar a /home do HD para o SSD acredito que esses posts possa te ajudar:

3 curtidas

E nessa situação o que muda é que o HD não vai ser montado automaticamente. Correto?

Depende do ambiente gráfico, o KDE oferece montagem automática.

2 curtidas

Bruno, queria ver se vc consegue me dar uma luz. Meu caso é parecido com o do rasolar, tenho um HD em meu notebook e decidi tirar um SSD de um outro computador que está morto, para botar no linux. A dúvida que eu tenho é, qual o caminho mais fácil a se percorrer? “Clonar” o que já tenho no HD para o SSD? Ou passar meus dados para um HD externo, formatar tudo e voltar os dados pro SSD? Tenho pouca experiência nisso, na verdade não sei se preciso formatar o SSD antes de botar no notebook para aí sim fazer todo o particionamento/instalação e etc (tenho aquele case externo, foi assim que recuperei meus dados do computador morto, que inclusive era um macbook antigo, foi um parto para eu conseguir fazer o Pop_Os ler apfs kkkk). Enfim, desde já te agradeço a atenção!

Vc pode usar uma gaveta USB (não é caro) pra copiar seus dados.
Dependendo da idade do notebook ele pode ter entrada pra CD també
que pode ser convertida em entrada pra HD. Agora, passar pra HD
externo é o Ideal.