É possível utilizar pacotes snap no Fedora Silverblue? 🤔

Olá a todos. Tenho uma dúvida em relação ao Fedora Silverblue: É possível utilizar pacotes snaps nele?
O Silverblue é focado em flatpak e rpm-ostree, por isso veio a dúvida :thinking:

2 curtidas

Até agora nem no SB nem em qualquer outro sistema “imutável” como endless, clear linux, Chrome os, microOS…

2 curtidas

Olá, @Lee

Eu dei uma olhada no repositório do projeto rpm-ostree e lá encontrei a issue #1711, que relata um problema com os links simbólicos necessário para utilização do Snap, até o momento está em aberto.

Eu sinceramente não sei se irão resolver isto de forma a vir por padrão uma compatibilidade a Snap, por que o problema ao meu ver é o Snap que não segue o padrão da estrutura de diretórios do Linux.

Nas distros Linux normalmente os binários de uso global ficam em /usr ou /opt, já o Snap necessita a criação da /snap, aí complica bastante se o Fedora Silverblue está trabalhando bastante em container-based workstation. Entretanto, ainda sim é possível solucionar isto, tem diversas formas que consigo pensar/lembrar no momento mas, vai depender do time trabalhando no projeto, quando ver nem é intuito deles trazer suporte para snap.


Uma visão pessoal minha é que as distros Linux “deveriam”/poderiam focar em um padrão e melhorar o mesmo, ao invés de trazer diversas opções para instalar um pacote em que em muitos casos o resultado é a criação de mais problemas/complicações para o usuário final e desenvolvedores.

Espero ter lhe ajudado em algo, até mais!

3 curtidas

Obrigado @fastos2016 e @Eduardo_MS pelas respostas :v: :slight_smile:
Também acho bem difícil isso acontecer, já que o foco do Silverblue é flatpak e rpm-ostree :thinking:

2 curtidas