Gostaria de saber se teria alguma forma de usar Corel Draw no Linux sem problemas? Pergunto pois fiz algumas pesquisas em IA e pelo que entendi, dependendo da versão teria bastante problemas com travamentos e crash.
Quero migrar para alguma distro porém utilizo o Corel no trabalho e não poderia utilizar outro software, teria que ser o Corel.
Alguém que faz uso do Corel no Linux poderia ajudar?
Olá!
Qual a versão do Corel? Bom colocar aqui para quem puder ajudar também.
Já rodei Corel via wine há tempos, dava até certo.
Atualmente eu utilizo o Affinity Studio no Linux e não sei dizer se ele é um app mais pesado ou mais leve que o Corel pensando no Windows.
De todo modo, considerando sua especificação de hardware acredito que deve ficar com performance bem inferior se comparado com o nativo no Windows mais pela compatibilidade com a placa gráfica que terá bem mais limitação para suar os motores mais novos com Vulkan que é onde se extrai maior performance, por exemplo, para jogos e programas com 3D.
Rodar no modo OpenGL pode ser mais funcional e talvez evitar erros se é que haverá em maior quantidade, mas a performance tende a ser ainda mais baixa.
Então um caminho para testar é usando motores com DXVK/Sarek que ajuda justamente otimizar e melhorar compatibilidade para placas de vídeos legadas que possuem suporte ao Vulkan até a 1.2.
Assim, a questão é testar mesmo diretamente no hardware.
O ideal é tipo você, para manter o máximo de performance bare metal, tirar seu disco com Windows e colocar um outro SSD de teste no notebook. Instalar uma distro usando um pendrive bootavel e seguir com instalação de app como Bottles ou Heroic Games Launcher ou Lutris e seguidamente o Corel Draw.
Quanto a distro, recomendo Fedora Xfce ou LxQT que são com “desktops” mais leves. Mas se quiser um balanceado o Fedora Kde Plasma. E quanto ao modo de instalação dos apps em geral na distro usar preferencialmente flatpak.
OBS:
Caso queria ter uma ideia de performance do Affinity Studio em um notebook i7 e Intel Graphics fiz um vídeo, na vdd uma série/playlist de Affinity no Linux que pode até ajudar em algum insight:
Eu entendi. Comentei sobre o Affinity por questão de você ter ideia de “peso” de como fica, uma referência de algo similar no intuito de salientar que realmente deve ficar pesado, o Corel via wine, mesmo que funcione no seu equipamento atual. E isso pode afetar sua produtividade.
Se tiver o link do instalador completo oficial dessa sua versão que seja viável instalar de modo teste, vale deixar aqui também, pois aumentará a chance de realizar testes.