A maioria nem deve lembrar mais, porque remete aos primórdios do formato MP3, mas, um dos tocadores populares do passado era o Sonique, ao lado do Real Jukebox e Winamp, esse software possuía uns visualizadores de áudio fantásticos, daquele tipo fractal, “passeando” pela internet, encontrei esse plugin de simulação desses efeitos (Que não me ficou muito claro como seria aplicado na prática):
Alguém sabe como usar esses visualizadores em players modernos?
Bem, o projeto do cara é só um esqueleto do sonique pra rodar os visualizadores. No código ele descreve que os plugins eram código binário executado pelo programa. Isso é bizarro hoje em dia, uma baita falha de segurança quando o binário não é conferido por assinatura se é autorizado pelo programa principal.
Em teoria seria possível adequar o visualizador com uma camada de compatibilidade entre o áudio e a info que o visualizador precisa. Porém o seu projeto teria que distribuir também o código binário daquelas bibliotecas de 20 anos atrás, incorrendo possivelmente em infração de direitos de propriedade intelectual (baseado na licença do visualizador).
Eu acho que é mais fácil tentar copiar os efeitos dos visualizadores por você mesmo, do que fazer rodar os efeitos antigos.
Já sobre a vibe das visualizações eu vejo que foi uma febre na época porque era novidade, não havia efeitos bonitos nos computadores (as interfaces era todas quadradonas) e esses programas com janelas customizadas ainda necessitavam de um processador mais forte pra poder calcular as transparências. Com as interfaces ficando mais bonitas, caiu o interesse pela visualização já que o programa é mais agradável.
Outro fator é que na época do vinil era costume que as pessoas parassem o que estivessem fazendo para ouvir a música e curtir o ritual completo: escolher o disco, colocar a agulha no vinil, ouvir a música, virar o lado do disco após 3 ou 4 músicas e guardar tudo novamente. Com o advento do mp3, algumas pessoas ainda ficavam “olhando pro computador” enquanto ouviam a música, ainda mais porque o download do arquivo demorava um tempo significativo para os padrões de velocidade da época.
Atualmente a época é outra, pessoas fazem mil coisas ao mesmo tempo, parece que todas as músicas do mundo estão disponíveis com um clique e “parar para curtir a música” seria considerado perda de tempo por muitos.
1 curtida
Excelente resposta, sou grato por ela. Nunca havia pensado pelo prisma de seu último parágrafo!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.