É possível usar duas ou mais áreas de trabalho no mesmo monitor? Como?

Bom dia a todos!!!

Gostaria de saber se é é possível utilizar duas áreas de trabalho em uma mesma tela como se fossem dois monitores. A ponto de maximizar uma janela e ela se encaixar dentro de um dos quadrantes delimitados.

Ps.: Tenho uma tela grande, e com resolução alta!
Consigo ler as letras pequenas no computador então ficar pequeno não é um problema…

Desde já agradeço vocês pela ajuda! esse fórum foi um dos motivadores da minha migração particular Windows para Linux… 1 ano de uso já e muito satisfeito

2 curtidas

Não sei te informar se isso é possível, mas usar uma só tela e dividir os aplicativos nela não é uma opção?

Nesse caso, basta arrastar os aplicativos para os cantos da dela, que eles se encaixam normalmente (uso o Mint, mas acredito que seja assim no Ubuntu tbm)

2 curtidas

Ana,valeu pela dica, estive fazendo dessa forma, mas por falha humana sempre desconfiguro … daí tenho que ficar ajustando a janela toda vez… é eu uso geralmente 3 telas… e preciso ficar de olho nas 3…

Quando eu troco de aplicativo eu acabo maximizando ele e perco o layout…

Ah sim, entendi.
Olha, o mais próximo disso que achei aqui foi uma extensão para o Linux Mint chamada gTile. Você chama essa extensão com o comando da tecla windows/super + G toda vez que vc quiser encaixar o janela em um layout. Dessa forma não precisa ficar ajustando muito os detalhe e tbm há vários layouts que vc pode escolher. Testei aqui, não ficou 100% perfeitinho porque meu monitor não é tão grande. Talvez vc encontre uma extensão parecida para o Ubuntu

3 curtidas

Eu sempre uso KDE, e nele é possível configurar o tamanho e a posição em que cada aplicativo abrirá sua janela.

Já tentei isso no Cinnamon, Xfce, MATE etc., e nunca consegui. Talvez não tenha pesquisado o suficiente.

Eu ia sugerir Áreas de trabalho alternadas, mas aí você só veria uma de cada vez. Eu também não gosto de ficar pulando.

1 curtida

Top Ana!!! Exatamente o que procurava… Acho que funciona no gnome tbm, qlqer coisa usarei o mint, sem problemas…

Meu uso é muito simples em produção, me dei bem em várias distros… nesse tipo de job (internet e office)

1 curtida

Sim, com kde da certo tbm, mas não gostei muito do kde como ambiente, achei muito fácil pra modificar rssss (no meu caso pra bagunçar tudo) mas não saberia fazer fácil no kde não… talvez valha a pena um comentário mais amplo pois se alguma pessoa ver esse post e for mais pro lado kde da força (rssssss) já ajuda a pessoa tbm

Vlw pela ajuda

Boa ideia. Então vamos lá:

  1. Clique com o botão direito do mouse na Barra de título e selecione Configure special window settings.

  1. Adicione Position e Size nas configurações da janela do aplicativo. ─ Neste caso, eu já adicionei faz tempo, e configurei “Lembrar”. Desde então, o Dolphin sempre abre na mesma posição anterior, e com esse mesmo tamanho, que defini na época. ─ Enquanto eu não mudar, continua assim. Se mudar de ideia, basta colocá-lo em outra posição, alterar o tamanho, e desse dia em diante ele vai “lembrar” o novo local e tamanho…

  1. É nesse botão que se clica para adicionar novas configurações na área logo acima.

  1. Por exemplo, se eu quiser adicionar uma configuração de Opacidade / Transparência para a janela do Dolphin, basta clicar no “mais” (+).

Mas o assunto aqui é “tamanho” e “posição” das janelas de cada aplicativo. Dá para organizar bastante.

1 curtida

E só para dar mais um pitaco, existe a solução que o Pop!_Os implementou, que organiza automaticamente as janelas na tela (vídeo de demonstração).O problema é que ainda não é possível instalar no Ubuntu da mesma forma que as outras extensões.

De qualquer forma, eu prefiro organizar as coisas manualmente como a Ana explicou na primeira resposta, mas usando as teclas de atalho para auxiliar, e o gTile também é uma ótima dica.

1 curtida

Ao reler essa dica, agora, lembrei que já tinha visto alguma coisa assim no KDE.

Só não vou testar, para não desconfigurar os tamanhos e posições das minhas janelas.

1 curtida