É possível transferir os dados de um app de um dispositivo para outro no Android?

Se você joga um jogo que não é online e que só salva o progresso no dispositivo, como fazer para poder transferir para outro caso precise trocar?

Ou então algum app que você não queira ter que configurar tudo de novo a seu gosto em outro dispositivo e queira transfeir os dados de um para o outro logo de uma vez?

No meu caso, eu jogo Candy Crush e nesse jogo existem itens e e coisas que não são salvas nos servidores deles então se seu dispositivo for roubado ou deixar de funcionar você apenas perdeu, a não ser que consiga de alguma forma fazer um backup e trasnferir de algum meio “alternativo,” oficialmente eles dizem que os itens que não podem ser transferidos ficam salvos apenas no dispositivo da pessoa então isso significa que eles são dados no dispositivo de alguma forma… como extrair esses dados para tentar transferir?

Eu sei que nenhum método é 100% de certeza que vai funcionar, mas queria pelo menos ter uma luz sobre esse assunto pois transferência de dados é algo que vai além de jogos…

Se seus dispositivos têm acesso root, existe esse método:

Caso não tenham Root, mas sejam da Xiaomi:

1 curtida

@lucas2k02
Poxa mas só funciona com root?

O método do primeiro vídeo sim. O do segundo não precisa, mas se limita só a aparelhos da Xiaomi.

A maioria dos dados de apps/jogos ficam na raiz do sistema, então só o usuário root tem acesso a eles.

Não jogo Candy Crush, então não tenho ideia de onde os dados que você quer fazer backup ficam salvos.

Mas, sendo um pouco otimista, também existe a possibilidade de que os dados desse jogo em específico estejam salvos em algum local mais acessível que não necessite de acesso root.

No armazenamento interno, você pode verificar se há alguma pasta com o nome do jogo ou do desenvolvedor e vasculhar os arquivos nela.

Geralmente os caminhos são:

/<nomedojogo>/

/<nomedodesenvolvedor>/

/Android/data/<nomedojogo>/

/Android/data/<nomedodesenvolvedor>/

/Android/obb/<nomedojogo>/

/Android/obb/<nomedodesenvolvedor>/

alguns jogos ficam salvo na memoria interna/ Android/data ou obb e alguns apps em media como você num tem root ia ser bom fazer um backup dessa pasta Android, se formatar acho que funciona se copiar essa pasta de volta pra memoria interna e instalar os apps de novo, mais não tenho certeza só fazendo os testes.

1 curtida

Isso funciona para o WhatsApp? Se eu copiar tudo relacionado às pastas do WhatsApp formatar e depois colar tudo denovo o WhatsApp irá manter todas as conversas?

Agora falando de WhatsApp, se eu copiar a pasta WhatsApp para um dispositivo externo e depois da formatação copiar de volta para o celular o WhatsApp irá manter todas as conversas?

:wave:t2:

A Samsung tem um aplicativo chamado Smart Switch Mobile.
Apesar de eu já ter feito backup por ele (e levou horas), nunca precisei usar o backup em outros dispositivos ainda.
Pelas informações que li sobre, as pessoas disseram que o aplicativo foi capaz de transferir tudo de um dispositivo para o outro da Samsung. Li também que os usuários disseram que leva muito tempo mesmo, mas é funcional.

Ele tem no Play Store e na Galaxy Store (recomendo instalar pela Galaxy Store se o dispositivo for da Samsung).

Segue o link para a Google Play Store:

Segundo as descrições do aplicativo, ele suporta dispositivos de outras marcas também.

Mas se eu fosse fazer os procedimentos com o Smart Switch Mobile, eu faria o backup do dispositivo A e depois puxava o backup no dispositivo B e me certificaria se deu certo antes de formatar o dispositivo A. Claro se tiver a possibilidade.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

O processo de backup do WhatsApp é um pouco mais complexo. Mas dá, sim, pra fazer dessa forma(com algumas etapas extras), como mostrado nesse vídeo aqui:

Mas devo fazer alguns alertas aqui:

1. O vídeo acima é de 2020, então alguns passos do tutorial podem ter mudado ou não funcionarem atualmente.
  2. É muito mais seguro e simples fazer backup em nuvem pelas configurações WhatsApp.
2 curtidas

acredito que não ira manter todas as conversas, só vai alvar as fotos, vídeos, gif, animações esse tipo de coisa, acho que só e possível salvar as conversas pelo próprio WhatsApp na opção de backup que salva no google drive.

Já conhecia e não curto muito porque, pelo que eu ví, esse app simplesmente engole tudo e só cospe no outro dispositivo e não me deixa transferir nada (para um computador por exemplo se eu quiser), para outro lugar nem ter acesso aos aquivos, já percebi que o problema é muito mais complexo e percebo que eles fazem de tudo para me impedir de ter acesso a meus próprios dados que gerei em meu próprio celular, lutando para os porém em pastas inacessíveis (igual era o terror prs transferir o progresso de plants vs zombies de um pc para o outro, por mais que o jogo estivesse totalemente instalado em um pen drive ao plugar o mesmo em outro pc e abrir o jogo, era como se o estivesse abrindo pela 1ª vez)! Sinceramente não sei o que esses caras tem na cabeça de querer obrigar o usuário a sempre usar o mesmos dispositivo caso contrário perde tudo…

O problema é que esse backup não me dá acesso aos arquivos e me obriga a ter conexão com internet para ter acessso a eles, pior ainda é, como citado pelo vídeo em questão, só irá ficar salvo por um ano, já ví que eles querem impor controle sobre os dados de qualquer jeito.

Houve uma vez que eu, acidentalmente limpei os dados do app de WhatsApp modificado que uso, porém ao abrir o mesmo e logar denovo a primeira coisa que apareceu foi um pop up (em inglês se não me engano) me perguntando se eu desejava restaurar as conversas, apertei que sim e tudo voltou como estava, dalí passei a acreditar que aquilo tudo se deu pelo fato de todas pastas storage/shared/mgstore e afins não terem sido apagadas da memória do meu dispositivo mas não tenho certeza absoluta…

Meu pai quando perdeu o celular e comprou outro, de algum jeito, ao logar o mesmo número da claro no WhatsApp recém instalado no celular novo todas as conversas estavam lá de alguma forma.

1 curtida

acho que nem com root da pra salvar as conversas, num tenho certeza talvez com titanium backup