Toda a minha vida eu usei Virtual Box porque é o que conheço e sempre atendeu minhas necessidades. O problema é que seu suporte a 3D nunca foi dos melhores.
Por motivos de nostalgia, eu queria reviver algumas experiências rodando o Windows XP na máquina virtual, seja rodando jogos 3D (alguns inclusive da era do Windows 95/98) bem como também rodando aplicações 2D em tela cheia (seja jogos 2D mesmo ou vídeos). Só para deixar claro, a graça é rodar os jogos e aplicativos no Windows XP, estou ciente de softwares como Wine e DOSBox.
Nunca consegui fazer isso no Virtual Box, alguém me indica outro programa de máquina virtual que torne isso possível?
Meu sistema operacional: MX Linux Placa de vídeo: “nenhuma”, tenho uma onboard, a Intel HD Graphics 620 Outras informações: Processador i3-7020U, memória RAM de 16GB e armazenamento é um SSD de 960GB
Acho que vale a pena você dar uma olhada neste vídeo do LTT: These games were unplayable…UNTIL NOW - YouTube
Menos burocrático que fazer gambiarra para o Virtual Box funcionar com aceleração de hardware 3D
Sua dúvida é a mesma da minha. Eu tentei virtualizar o Windows XP e Windows 95 e não consegui jogar com a mesma qualidade que do hardware original. Talvez não tenhamos essa tecnologia ainda para virtualização, então para jogar os games antigos bem mesmo, só comprando um computador antigo.
Eu utilizo o Windows 95 no DosBox SVN 0.74 que funciona até bem. Pesquise e veja como instalar, não é difícil, só é trabalhoso.
Tem também o PCem que dizem ser muito bom, mas nunca usei, mas vou testar.
E, claro, dependendo do jogo que você quer jogar, dá para jogar no Windows 10 mesmo, por meio do modo de compatibilidade que costuma funcionar bem aqui e eu consigo jogar vários jogos que eu jogava no Windows XP. Ajuda, mas nem sempre funciona.