É possível rodar MUGEN no linux?

então galera eu estou querendo saber se é possível rodar MUGEN no UBUNTU procurei no lutris e existe uns dois games lá mas no caso quero rodar um MK que tenho aqui salvo em um pendrive. alguém sabe me dizer como é que faz para rodar isso no ubuntu

1 curtida

Você tem o link para download para que possa testar?

Rapaz, me diverti muito com joguinhos de MUGEN durante a minha infância, de forma que os que tenho guardados ou me dei ao trabalho de procurar são bem antigos, de lá do início da década de 2000, ou até mesmo mais antigos.

Para rodá-los, precisei usar o DOSBox! Ele está disponível nos repositórios do *ubuntu. Mas você vai precisar aprender uns comandozinhos básicos do DOS, como se mover entre pastas e coisas do gênero.

Quantos aos jogos MUGEN da atualidade, estou muito por fora.

Roda de boas no Wine

Depende, se for MUGEN muito antigo, daqueles que rodávamos no Windows 98, provavelmente só o DOSBox pra rodar.

Via Wine tem muita gente que já conseguiu, eu particularmente nunca tentei:

Tem os clones também:
JMugen: Google Code Archive - Long-term storage for Google Code Project Hosting.
Mugen SGF: Mugen SGF download | SourceForge.net
M.U.G.E.N. Linux (Beta): M.U.G.E.N - Lutris

OpenBor caso deseje:

E caso tenha interesse no RPG Maker:
RPGBoss: https://rpgboss.com/ e rpgboss download | SourceForge.net
O RPG Maker MV tinha versão para Linux, mas, creio que foi descontinuada porque não encontro mais.
https://diolinux.com.br/2017/03/lancado-rpg-maker-mv-para-linux-steam.html
RPGBoss - Alternativa ao RPGMaker para Linux, Windows e Mac OSX - Diolinux

eu consegui instalar o dosbox aqui mas agora tem que futricar
ne

O DOSBox não é um bicho de sete cabeças, mas você vai precisar de um tutorial primeiro.

Dei uma pesquisada bem rápida no Google e vi que tem até vídeos em português no YouTube, não tem erro.

É pouca coisa cara, é só saber os comandos basicões do DOS (na prática, você só precisará saber três coisas: como entrar numa pasta, como ver o que tem dentro de uma pasta e como executar um arquivo) e como transformar a pastas dos seus jogos numa partição do DOSBox (que é ridiculamente fácil). Certamente os tutoriais da internet lhe ensinarão tudo isso.

antigamente eu jogava pelo wine msm,e rodava de boa

Uai, eu tenho um Mugen nativo aqui! Ele roda usando Allegro 4.0:

como vc conseguiu ?

Olá Kay! Essa é a última versão que saiu para Linux, 2002.04.14 (bem antiga, mas funciona). Você pode baixá-la aqui: https://mugenarchive.com/forums/downloads.php?do=file&id=33995-m-u-g-e-n-ver-2002-04-14-linux-elecbyte

Lembre-se, é necessária a biblioteca Allegro 4.0; no Ubuntu 20.04, os pacotes liballegro4.4 e liballegro5.2 (embora o 5.2 também tenha outros pacotes, como o liballegro-audio5.2, liballegro-video5.2. liballegro-acodec5.2, liballegro-physfs5.2 e liballegro-ttf5.2) - provavelmente só precisa da 4.4, mas eu instalo todas para compatibilidade total.

É possível sim, tente rodar o jogo no Proton da Steam ou no Lutris, dependendo do MUGEN pode ter algum glitch gráfico, alguns podem funcionar outros não, minha sugestão é tentar e ver se funciona ou não.

Só um pequeno aviso, na Steam o gamemode não inicia com jogos de fora da loja, vc tem que iniciar o gamemode manualmente por terminal.

gamemoded -r

então e necessário eu baixar o Allegro 4.0 ?

sou novo no linux. Tenho a pasta do jogo em .exe como posso rodar no proton da steam ?

Na Steam tem a opção de adicionar um jogo de fora da Steam, deixe os diretórios do jogo e o nome do executável sem espaço, substitua os espaços por _ (Underline), na Steam coloque para exibir as ferramentas na sua biblioteca, instala o Proton, depois de instalar o Proton abre as propriedades do jogo e seleciona uma versão do Proton na aba compatibilidade, e não esqueça de iniciar o gamemode pelo terminal.

vou tentar aqui muito obrigado!!

Caso use Ubuntu ou derivados, você pode pegar pelos repositórios oficiais. Use o comando sudo apt-get install liballegro4.4 no console.

Para rodar o jogo, descompacte-o em uma pasta qualquer e execute o arquivo mugen (não tem extensão, é um binário do linux). Também pode rodá-lo pelo console - basta entrar na pasta que você descompactou e mandar um ./mugen

Se caso o jogo não funcionar no Proton tenta rodar no Lutris.

entendi obrigado pela resposta vou tentar aqui tambem