Boa tarde galera, havia criado um outro tópico a algumas semanas atrás tirando uma dúvida e decidi instalar o Linux ZorinOS 17 Core em um SSD 480gb apenas para o SO e alguns aplicativos que irei precisar. E iria utilizar o meu HD de 250GB com uma case para ficar como HD externo para armazenamento de arquivos.
Como meu notebook é fraquinho, pensei se existia a possibilidade de instalar o Windows 10 no HD externo realizando um Dual Boot quando ligar o notebook, para usar alguns aplicativos como Photoshop e Illustrator, e alguns outros, sem precisar de um Virtual Box. E minha dúvida é? Toda vez que eu ligar o Notebook com dual boot, corro risco de o windows não iniciar normalmente e ter que fazer a re-instalação e perder meus arquivos e aplicativos que instalei nele?
Se o notebook e a case não possuir suporte a USB 3.0 ou superior, desista da ideia.
Você pode estar instalado o Windows no HD externo por meio do “Windows To Go” para isso utilize o Rufus ou WinToUSB
Quando ligar o notebook você pode acessar o boot menu para escolher o hd externo ou alterar a prioridade pela bios
Eu sei que dá pra instalar o Windows em hd externo, mas vi que preparam um tutorial sobre isso. Deve ter algumas dicas aí.
Bem, o inicializador do windows provavelmente vai ficar no próprio HD que ele for instalado, e como o HD é removível ele vai ser inicializado igual pendrive de inicialização. Vc vai definir a prioridade de boot na BIOS. Se deixar a prioridade para hd externo, ele só vai iniciar o Windows se o HD estiver conectado, senão a BIOS passa para o próximo dispositivo na ordem que você configurou.
Mas se o Windows se instalar com o inicializador no disco interno, então pode dar um problema de inicialização dele, pois o inicializador vai tentar achar a partição dos arquivos e não vai achar (não sei o que acontece, se ele desiste ou trava em erro).
O jeito menos arriscado que eu vejo primeiro é garantir que o computador só inicie no modo UEFI, mais fácil de configurar os boots. Segundo seria desconectar o hd interno quando for instalar o Windows, dessa maneira você garante que o inicializador do Windows não vai ficar misturado com o inicializador do Linux.
Infelizmente só lembro do tutorial de ser possível a instalação do Windows no HD Externo, não vi os detalhes.
Sim, mas dependendo da forma como você faz você pode perder o boot.
Já tentei usar o grub para isso. No SSD principal instalei o Debian bonitinho e então removi o SSD, instalei o Windows do zero no SSD externo, ai coloquei de novo o SSD na placa mãe, bootei pelo Debian e rodei um grub update lá. Ele reconheceu de boas. Podia desligar e tudo que dava bom.
Removi o externo para limpar a poeira e quando conectei de novo a inicialização deu inválida. Ai tive de rodar grub update de novo para reconhecer. Como SO secundário é super funcional, como primário pode ser complicado.