Boa tarde camaradas, gostaria de saber se é possível colocar a barra de menu dos programas juntamente com a barra superior, tal como mostra na imagem a barra de menu do Inkscape. Uso Manjaro Gnome, já faz bastante tempo que estou querendo fazer isso, dei uma olhada na internet mas não encontrei nada.
Encontrei um procedimento que ensina a configurar no Ubuntu 18.04, pode ser que consiga visualizar as dependências e configurar no Manjaro, fazendo valer o teste:
Segundo um usuário de fórum do manjaro: https://forum.manjaro.org/t/question-menu-bar-in-gnome/47866/8
Conseguiu da seguinte maneira (porem o link abaixo está fora ):
Instalando o appmenu-gtk-module da aur e instalando a extensão com estes comandos:
git clone https://github.com/lestcape/Gnome-Global-AppMenu
mkdir -p ~/.local/share/gnome-shell/extensions/
cp -r Gnome-Global-AppMenu/gnomeGlobalAppMenu@lestcape ~/.local/share/gnome-shell/extensions/
Não consigo passar dessa parte, ele me pede uma autenticação, usuário e senha do github… o que é estranho, o usuário do fórum do Manjaro não fala nada sobre isso, quando eu tento acessar este link no github, diz-se que não existe.
Acredito que o link esteja fora, o dono deve ter tirado.
Tente adaptar o outro, o que ensina para o Ubuntu, caso todos os links ainda estejam disponíveis.
Encontrei o link do mesmo aplicativo e do mesmo autor, só que no gitlab [link], estou tentando instalá-lo agora, logo mais te mando um feedback.
Já deixa o link aqui tbm
Ao que parece, não obtive sucesso. Fiz o download da extensão, coloquei ela na pasta ~/.local/share/gnome-shell/extensions/
e a ativei nos ajustes do gnome, mas nada aconteceu. Ao abrir as configurações da extensão só aparece uma janela quadrada em branco com absolutamente nenhuma opção. Tentei abrir o blender, qbittorrent, vlc e VS Code mas em nenhum programa surtiu-se efeito. Talvez essa extensão só funcione em versões mais antigas do gnome.
Edit: realmente, encontrei essa mesma extensão no extensions.gnome.org e ela somente está disponível até a versão 3.24 do Gnome. Eu estou usando a 3.34
Não sei se já resolveu o seu problema, mas o pacote mencionado pelo @thespation está nos repositórios do Manjaro, procure ele no Pamac ou utilize o comando abaixo.
pamac install appmenu-gtk-module
Não sei se irá resolver o seu problema em especifico, mas eu tenho que instalar ele para ter essa função que deseja no meu KDE.
Saudações.
Isso é a coisa que mais amo no Unity
Observe a barra superior. Quando tu maximiza a janela, some os botões de ação da janela e a barra de menu. Quando tu coloca o mouse ali, aparece.
Desktop lindão esse da print hein
Pra quem tem interesse nesse recurso de embutir de menu na barra do topo a extensão foi Global Menu foi retomada e está disponível nesse repositório do github, ao que parece ela está sendo desenvolvida com foco no Ubuntu mas dá pra fazer rodar no Arch, quem conseguir fazer rodar no Arch/Manjaro aceito ajuda pra aprender a instalar isso aí, quero muito fazer uso desse recurso.
Ali ensina a instalar no Arch, mas sugiro esperar, pq ela está ainda bem crua. Quando for utilizável, sem dúvidas estará no Gnome Extensions e no AUR