É possível imbutir a barra de menu na barra do topo?

Boa tarde camaradas, gostaria de saber se é possível colocar a barra de menu dos programas juntamente com a barra superior, tal como mostra na imagem a barra de menu do Inkscape. Uso Manjaro Gnome, já faz bastante tempo que estou querendo fazer isso, dei uma olhada na internet mas não encontrei nada.

1 curtida

Encontrei um procedimento que ensina a configurar no Ubuntu 18.04, pode ser que consiga visualizar as dependências e configurar no Manjaro, fazendo valer o teste:

1 curtida

Segundo um usuário de fórum do manjaro: https://forum.manjaro.org/t/question-menu-bar-in-gnome/47866/8

Conseguiu da seguinte maneira (porem o link abaixo está fora :roll_eyes:):
Instalando o appmenu-gtk-module da aur e instalando a extensão com estes comandos:

git clone https://github.com/lestcape/Gnome-Global-AppMenu
mkdir -p ~/.local/share/gnome-shell/extensions/
cp -r Gnome-Global-AppMenu/gnomeGlobalAppMenu@lestcape ~/.local/share/gnome-shell/extensions/

1 curtida

Não consigo passar dessa parte, ele me pede uma autenticação, usuário e senha do github… o que é estranho, o usuário do fórum do Manjaro não fala nada sobre isso, quando eu tento acessar este link no github, diz-se que não existe.

Acredito que o link esteja fora, o dono deve ter tirado.

Tente adaptar o outro, o que ensina para o Ubuntu, caso todos os links ainda estejam disponíveis.

Encontrei o link do mesmo aplicativo e do mesmo autor, só que no gitlab [link], estou tentando instalá-lo agora, logo mais te mando um feedback.

1 curtida

Já deixa o link aqui tbm :wink:

1 curtida

Ao que parece, não obtive sucesso. Fiz o download da extensão, coloquei ela na pasta ~/.local/share/gnome-shell/extensions/ e a ativei nos ajustes do gnome, mas nada aconteceu. Ao abrir as configurações da extensão só aparece uma janela quadrada em branco com absolutamente nenhuma opção. Tentei abrir o blender, qbittorrent, vlc e VS Code mas em nenhum programa surtiu-se efeito. Talvez essa extensão só funcione em versões mais antigas do gnome.

Edit: realmente, encontrei essa mesma extensão no extensions.gnome.org e ela somente está disponível até a versão 3.24 do Gnome. Eu estou usando a 3.34

1 curtida

Não sei se já resolveu o seu problema, mas o pacote mencionado pelo @thespation está nos repositórios do Manjaro, procure ele no Pamac ou utilize o comando abaixo.

pamac install appmenu-gtk-module

Não sei se irá resolver o seu problema em especifico, mas eu tenho que instalar ele para ter essa função que deseja no meu KDE.

Saudações.

1 curtida

Isso é a coisa que mais amo no Unity

Observe a barra superior. Quando tu maximiza a janela, some os botões de ação da janela e a barra de menu. Quando tu coloca o mouse ali, aparece.

1 curtida

Desktop lindão esse da print hein

Pra quem tem interesse nesse recurso de embutir de menu na barra do topo a extensão foi Global Menu foi retomada e está disponível nesse repositório do github, ao que parece ela está sendo desenvolvida com foco no Ubuntu mas dá pra fazer rodar no Arch, quem conseguir fazer rodar no Arch/Manjaro aceito ajuda pra aprender a instalar isso aí, quero muito fazer uso desse recurso.

1 curtida

Ali ensina a instalar no Arch, mas sugiro esperar, pq ela está ainda bem crua. Quando for utilizável, sem dúvidas estará no Gnome Extensions e no AUR

1 curtida