É possível Dual boot, Windows 11 (SSD) e Fedora (HD interno)?

Por acaso seria possível manter o Windows instalado no SSD e instalar o Linux Fedora KDE Plasma num HD interno? Quais seriam os procedimentos para que, ao ligar o computador, tivesse a opção de escolha Windows/Fedora. Digo isso porque instalei o Fedora KDE no meu HD interno (o Windows estava no SSD), e não apresentou a tela de dual boot! Sempre carrega direto o Windows 11.

Existe alguma maneira de, em dual boot, ficar o Windows 11 no SSD e o Fedora Linux no HD interno???

Não sei se existe alguma ou mais dificuldade de configurar uma dual boot em unidades separadas usando o Fedora KDE. Mas se houver, posso mudar de distro para fazer o procedimento.

Se configurar o dual boot, em discos separados, só funciona no Mint, passo a usar o Mint…

Sim, é possível.

Verifique na BIOS, qual unidade tem prioridade para o boot. Caso seja o SSD, onde o Windows está instalado, o comportamento é esse mesmo, o boot será direto neste sistema. Neste caso, basta colocar o HD (onde instalou o Linux) como dispositivo prioritário de boot (antes do SSD), salve a nova configuração da BIOS e reinicie o sistema pelo Linux. Deverá aparece o menu do grub te dando as opções de inicialização do Linux (normal, segura, etc…) e também poderá optar por iniciar o Windows pelo próprio grub.

Caso não consiga, forneça mais informações sobre o seu sistema e exatamente quais procedimentos usou para instalar o Linux (veja: https://plus.diolinux.com.br/t/regras-bem-vindo-a-ao-diolinux-plus-leia-antes-de-comecar/34).

2 curtidas

Outra solução seria instalar cada sistema separadamente com seus respectivos diretórios boot em seus respectivos discos. Vc pode deixar um padrão para iniciar normalmente, e ao pressionar a tecla de menu de dispositivo de inicialização (geralmente F9, F10, F11 ou F12, a depender da bios) para selecionar o drive que vc quer inicializar.

A vantagem deste método é que as instalações do Windows não conseguem quebrar o grub. Se vc deixar os dois diretórios boot no mesmo disco, o Windows tem o hábito de editar a partição de boot quando faz grandes atualizações, quebrando o grub.

1 curtida

Obrigado pelo retorno…

No meu setup, não encontrei a opção para mudar inicialização pelo HD Interno. Não sei se o meu setup tem a opção de mudar a inicialização do SSD (onde está instalado o Windows) para o HD Interno.

Segue abaixo mais informações sobre a minha máquina:

Processador Intel(R) Core™ i5-10210U CPU @ 1.60GHz (2.11 GHz)
RAM instalada 8,00 GB (utilizável: 7,82 GB)
Tipo de sistema Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

Seria mais fácil instalar do zero?

Posso apagar a partição para reiniciar a instalação!!!

Posso instalar o Fedora KDE ou o Mint…

Você fez a instalação do Linux no HD ou fez numa “partição” que divide espaço com o Windows no SSD?

Explique, por favor, passo-a-passo como efetuou a instalação do Linux.

(gerou um pendrive / Live USB usando qual aplicativo, configurou o BIOS para dar boot do pendrive, a instalação perguntou se você gostaria de instalar o Linux no SSD ou HD, a instalação perguntou em qual disco - HD ou SSD você gostaria de instalar o bootloader, qual foi sua opção de onde instalar o bootloader, você efetuou o particionamento manual ou deixou automático, etc…, houve alguma mensagem de erro ou a instalação foi concluída com sucesso?).

O problema que você descreveu (o sistema só dá boot no Windows 11 mesmo tendo instalado do Linux) não depende de qual distribuição (Ubuntu, Mint, Fedora, Arch), pois todas elas precisam ser inicializadas pela configuração correta do dispositivo de boot na BIOS (a BIOS tem que inicializar a unidade onde está o bootloader que a instalação do Linux gerou; se a BIOS continuar chamando o bootloader do Windows que está na outra unidade de armazenamento, você pode instalar a distribuição que for muitas e muitas vezes, e trocar muitas e muitas vezes por outra distribuição, e ela nunca será inicializada, a não ser que você coloque a prioridade de boot na BIOS onde está o bootloader do Linux, ou decida instalar o bootloader no mesmo disco que está o Windows, e com isso corre o risco dele ser apagado / sobrescrito por alguma reinstalação ou atualização futura do Windows).

Como você está acessando o setup da BIOS? Usualmente ela é acessada ao ligar o computador ou notebook, através das teclas DEL, ESC ou F2. Pode mandar uma foto da tela principal da BIOS onde conste o modelo / versão dela? Procure uma aba denominada “boot” ou “inicialização”, abra e mande outra foto dessa tela (onde tem as opções da ordem de inicialização dos discos, USB ou rede).

Verifique também e informe qual o modelo da sua placa mãe (“motherboard”).

Instruções de como fornecer boas informações sobre seu sistema para ajudar a gente a te ajudar: https://plus.diolinux.com.br/t/como-fornecer-boas-informacoes/38398

Para checar o modelo da placa mãe no Linux:

Em seu terminal, rode o comando:

inxi -F --filter

Para checar o modelo da placa mãe no Windows 10 ou Windows 11 (vide: https://diolinux.com.br/tutoriais/ver-as-configuracoes-do-pc-windows.html:): No Windows, precisará do aplicativo CPU-Z, baixe, rode e clique na aba “Mainboard” da janela do CPU-Z para exibir o modelo e repasse para a gente pesquisar se se trata de alguma placa mãe com alguma BIOS muito incomum ou limitada.

Também pode ser útil que você forneça informações mais detalhadas sobre os discos (SSD e HD) do seu sistema. Pode fazer isso pelo Linux (LiveUSB), usando o aplicativo gnome-disks (“Discos”), ou rodando o seguinte comando no terminal:

sudo fdisk -l

No Windows, pode mostrar detalhes dos discos do sistema (tamanho, partições, sistemas de arquivos reconhecidos pelo Windows) usando o aplicativo de gerenciamento de discos (clique direito do mouse sobre o botão do menu do windows, Gerenciamento de Disco) (ver: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/disk-management/overview-of-disk-management).

No aguardo das informações adicionais solicitadas acima.

Boa tarde…

Acredito que resolvi o problema!!!

Removi o Fedora KDE, que estava no HD Interno e reinstalei.

No momento de criar/escolher partições, compartilhei os arquivos de inicialização do Fedora com o diretório UEFI do Windows 11.

Continuei a instalação normalmente e funcionou! Quando ligo Notebook, aparece a opção, em dual boot, de escolher iniciar com o Windows 11 ou com o Fedora KDE Plasma.

Obrigado pela ajuda e atenção!

1 curtida

Ah, que bom que resolveu!

Se possível indique que o tópico foi resolvido, conforme sugerido nas regras do Fórum:

Se a solução para o seu problema foi encontrada, você pode marcar a melhor resposta e a que funcionou para você, assim as próximas pessoas que procurarem pelo conteúdo, saberão logo de cara qual foi a solução do problema;
- Uma medida que ajuda a identificar um tópico solucionado é adicionar [RESOLVIDO] ao início do título do tópico depois que ele for solucionado;

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.