Você fez a instalação do Linux no HD ou fez numa “partição” que divide espaço com o Windows no SSD?
Explique, por favor, passo-a-passo como efetuou a instalação do Linux.
(gerou um pendrive / Live USB usando qual aplicativo, configurou o BIOS para dar boot do pendrive, a instalação perguntou se você gostaria de instalar o Linux no SSD ou HD, a instalação perguntou em qual disco - HD ou SSD você gostaria de instalar o bootloader, qual foi sua opção de onde instalar o bootloader, você efetuou o particionamento manual ou deixou automático, etc…, houve alguma mensagem de erro ou a instalação foi concluída com sucesso?).
O problema que você descreveu (o sistema só dá boot no Windows 11 mesmo tendo instalado do Linux) não depende de qual distribuição (Ubuntu, Mint, Fedora, Arch), pois todas elas precisam ser inicializadas pela configuração correta do dispositivo de boot na BIOS (a BIOS tem que inicializar a unidade onde está o bootloader que a instalação do Linux gerou; se a BIOS continuar chamando o bootloader do Windows que está na outra unidade de armazenamento, você pode instalar a distribuição que for muitas e muitas vezes, e trocar muitas e muitas vezes por outra distribuição, e ela nunca será inicializada, a não ser que você coloque a prioridade de boot na BIOS onde está o bootloader do Linux, ou decida instalar o bootloader no mesmo disco que está o Windows, e com isso corre o risco dele ser apagado / sobrescrito por alguma reinstalação ou atualização futura do Windows).
Como você está acessando o setup da BIOS? Usualmente ela é acessada ao ligar o computador ou notebook, através das teclas DEL, ESC ou F2. Pode mandar uma foto da tela principal da BIOS onde conste o modelo / versão dela? Procure uma aba denominada “boot” ou “inicialização”, abra e mande outra foto dessa tela (onde tem as opções da ordem de inicialização dos discos, USB ou rede).
Verifique também e informe qual o modelo da sua placa mãe (“motherboard”).
Instruções de como fornecer boas informações sobre seu sistema para ajudar a gente a te ajudar: https://plus.diolinux.com.br/t/como-fornecer-boas-informacoes/38398
Para checar o modelo da placa mãe no Linux:
Em seu terminal, rode o comando:
inxi -F --filter
Para checar o modelo da placa mãe no Windows 10 ou Windows 11 (vide: https://diolinux.com.br/tutoriais/ver-as-configuracoes-do-pc-windows.html:): No Windows, precisará do aplicativo CPU-Z, baixe, rode e clique na aba “Mainboard” da janela do CPU-Z para exibir o modelo e repasse para a gente pesquisar se se trata de alguma placa mãe com alguma BIOS muito incomum ou limitada.
Também pode ser útil que você forneça informações mais detalhadas sobre os discos (SSD e HD) do seu sistema. Pode fazer isso pelo Linux (LiveUSB), usando o aplicativo gnome-disks (“Discos”), ou rodando o seguinte comando no terminal:
sudo fdisk -l
No Windows, pode mostrar detalhes dos discos do sistema (tamanho, partições, sistemas de arquivos reconhecidos pelo Windows) usando o aplicativo de gerenciamento de discos (clique direito do mouse sobre o botão do menu do windows, Gerenciamento de Disco) (ver: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/disk-management/overview-of-disk-management).
No aguardo das informações adicionais solicitadas acima.