Pensei em publicar essa pergunta no mural de empregos mas acho que não caberia muito bem por lá…
Enfim, a pergunta é a do titulo mesmo, possuo um bom nível conversacional em inglês e estou atualmente terminando uma trilha de Java Back-End e em breve vou postar projetos no git-hub, e a pergunta que me veio é justamente essa:
Seria possível ter como primeiro emprego um trabalho no exterior (home-office)? Ou é melhor ganhar experiencia aqui no Brasil e depois buscar por lá?
Algumas vezes, no que diz respeito a programação e desenvolvimento, eu acho que lá fora é mais fácil ter reconhecimento e incentivo do que aqui no Brasil.
Aqui vemos algumas empresas que querem contratar devs jr. com conhecimento de devs sr. e pagando salário de estagiário. Aí é complicado.
Acredito que hoje em dia haja mais movimentação e, portanto, seja mais fácil conseguir o primeiro emprego no exterior do que no Brasil.
Não que os empresários de fora sejam bonzinhos. Sei de muita gente que tem ido para algumas “ilhas” de excelência (caso clássico: Portugal), em que o brasileiro topa ir para lá, que para a nossa realidade, ainda mais com o euro a 7 reais, é vantajosa, ao passo que para o empresário que contrata também sai mais barato que a mão de obra europeia.
Acho que é justo você atacar nas duas frentes, até porque elas não se excluem: a experiência aqui ou lá fora pode ajudar noutras entrevistas no “vice-versa”, e contar pontos.
Hoje em dia, tecnologia tem uma flagrante demanda de mão de obra, e nalgumas especialidades, o conhecimento vale ouro.