Recentemente concluí a instalação do Arch Linux e percebi que aloquei um espaço de armazenamento insuficiente para a partição raiz (apenas 10 GB) por ter compreendido incorretamente o conceito do
diretório ‘root’, e agora ela está quase cheia. Existe alguma maneira de expandir o espaço de armazenamento sem a necessidade de reinstalar o sistema operacional?
Pode ter… grave uma iso live e inicie seu pc por ela, use o programa gparted e veja se representação gráfica do disco, sua partição com seu home esta ao lado do root.
Caso sim, vc poderá diminuir o tamanho da home e depois aumentar o root.
O inconveniente e arriscado é que, quanto mais arquivos vc tiver, mais demorado a movimentação dos dados vai ser. Sugiro vc deixar o pc ligado a noite e pela manhã terá terminado o processo.
Como o colega mencionou, você pode tentar redimensionar ou, caso não seja possível, terá que apagar as partições existentes e criar novas partições para, então, realizar uma nova instalação.
Obrigado galera. Optei por fazer uma instação do 0. Depois das 5 tentativas frustradas de instalar ele, acabei pegando o jeito. De qualquer forma, fica de opção para quem cometer o mesmo erro que eu.
Já fiz isso pelo Gparted, mas tive que usar um pendrive com o sistema live e forçar modo root, então consegui redimensionar na boa. Mas faz muito tempo, não sei como está hoje em dia. Geralmente eu já deixo no tamanho que me apetece pra evitar ficar tendo que modificar.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.