eu tenho um notebook da HP com processador intel i5 2,5 Hz e 230 GB com o ubuntu instalado, e recentemente eu percebi que geralmente uso cerca de 10% do processamento, então eu lembrei de um programa que eu usava no meu pc antigo que usa parte do processamento para analisar celulas ou bacterias, então eu gostaria de saber, existe alguma plataforma que me permita “vender” o meu espaço ocioso na memoria pra usar como hospedagem. nuvem, ou etc. Ou uma que pague pra usar parte do meu processamento.
não sei se a categoria esta certa, se estiver errada me desculpe.
Eu lembrei do projeto SETI, que usava a tela de descanso no WinXP (creio) para analisar dados que eram baixados do servidor dele e dps reenviados. As pessoas participavam voluntariamente para ajudar a descobrir se tínhamos companhia no Universo…
Achei que tinha acabado faz tempo mas descobri que recentemente que o projeto foi encerrado:
Bom… se você quer “vender ou alugar” parte do seu processamento você pode procurar talvez algo relacionado a geração de criptomoedas.
Mas existem outros projetos como por exemplo o Computação distribuída na MQL5 Cloud Network. que é usado para testes matemáticos e robos.
Agora se você quiser doar o poder de processamento, você pode procurar por projetos como o https://foldingathome.org/ que usa o processamento para fazer pesquisas como por exemplo para analisar o COVID-19 entre outras doenças.
No primeiro caso, aí é fácil, é só instalar o uTorrent! huehauhsuehuahsu
Alguns anos atrás a mineração de criptomoedas era novidade e as pessoas faziam em casa. Logo foi percebido pelos capitalistas que era bom negócio e eles resolveram investir nesse ramo também.
O resultado é que formou-se fazendas de mineração, trazendo o preço das criptomoedas próximo ao “custo de produção”, que leva em consideração a depreciação do hardware e preço da energia elétrica. Nessa época que grandes players entraram no mercado, deixou de ser vantajoso pro usuário comum realizar essa operação. Isso porque o preço pago começa a fica muito próximo do gasto com energia elétrica. Alguns continuaram não pelo preço de revenda em si, mas pela esperança que o preço fosse subir assustadoramente no futuro.
Outro ponto é que o valor da energia elétrica depende do país. No Brasil o valor é relativamente alto, portanto não tivemos fazendas instaladas aqui, valia a pena fazer no Paraguai que tinha imposto de importação menor das peças e energia beeem mais barata. Formou-se um grande pólo na China, pois o hardware é fabricado lá e a energia é subsidiada (sem contar que é mais barata pois a matriz principal é carvão).
Vi também algumas alternativas de uso de armazenamento para gerar criptomoeda, como o Filecoin. Mas espere que o pagamento será da ordem de centavos, possivelmente chegue a alguns reais no final do mês.
Ou seja, é uma ideia interessante. Só que o motor capitalista de produzir em massa já entrou em jogo e vc vai estar competindo com gente especializada no assunto! O resultado é que, pro usuário comum no Brasil, vc vai acabar perdendo dinheiro ao fazer isso.
Pois é foi-se o tempo que dava para minerar criptomoeda no PC de casa. Tanto que nem mesmo conheço um projeto relacionado a criptomoedas que “paga bem” hoje em dia, eu nem conhecia esse Filecoin ai. Mas sei lá… como todo dia surge “algo novo” por ai talvez encontre uma iniciativa, um projeto relacionado a criptomoeda que esteja pagando bem. Mas concordo com você.
Eu acho que doar o seu processamento ou armazenamento para projetos que você se interesse é até viavel, mas acho que mesmo que você conseguisse uma plataforma pra vender o seu processamento/armazenamento, o custo para você em energia elétrica talvez nem compense isso, pois o pessoal ia pagar por esse procesamento milésimos de centavos por hora, face ao preço que você consegue por processamento nas grandes plataformas. Um bom espelho disso é a mineração de criptomoedas. O tempo que vai levar e a energia que você vai gastar mineirando não vão compensar o ganho.
Um ponto importante é tomar cuidado com programas que pagam para usar seu hardware ou que prometem pagar por alguma coisa, pois as chances de ser programas maliciosos é grande, então é importante ficar atento e tomar cuidado com isso!
muito bem lembrado!!!