É possível alterar as teclas de aumentar e diminuir volume/brilho?

Boa tarde pessoal, eu tenho um notebook cuja as teclas pararam de funcionar e com isso comprei um teclado usb sem a tecla fn,pois bem gostaria de saber se é possível alterar os atalhos para aumentar e diminuir o brilho da tela já que a tecla fn não funciona.

Tb gostaria de saber.

Só ir na janela do atalhos do teclado e adicionar o comando que você quer

Pulseaudio

Audio control

Here is an example configuration file that binds Fn key combos on a laptop to pactl commands that adjust audio, such as sound volume and mute status. Note that pound (#) symbols can be used to create comments.

Aumentar volume

“pactl set-sink-volume @DEFAULT_SINK@ +1000”

Diminuir volume

“pactl set-sink-volume @DEFAULT_SINK@ -1000”

Volume mudo

“pactl set-sink-mute @DEFAULT_SINK@ toggle”

Microfone mudo

“pactl set-source-mute @DEFAULT_SOURCE@ toggle”

Obrigada por tirar a dúvida do colega.
De como configurar o do som eu já sabia, agora ñ estou conseguindo saber como fazer com o brilho da tela.

Você pode usar

Para aumentar
$ xbacklight -inc 10

Para diminuir
$ xbacklight -dec 10

Funciona com xorg

1 curtida

Agradeço pela ajuda!
Pelo GUI não vai, né?

É só coçar o comando e escolher depois a tecla.

O mate deve ter uma configuração de atalhos do teclado.

1 curtida

BRILHO

Caso o xbacklight não funcione (não funciona com o driver modesetting no Xorg) e você esteja usando o GNOME, é possível usar o D-Bus para essa função. Teste os comandos pelo terminal antes de fazer os atalhos de teclado para conferir o funcionamento.

Aumentar o brilho:

gdbus call --session --dest org.gnome.SettingsDaemon.Power --object-path /org/gnome/SettingsDaemon/Power --method org.gnome.SettingsDaemon.Power.Keyboard.StepUp

Diminuir o brilho:

gdbus call --session --dest org.gnome.SettingsDaemon.Power --object-path /org/gnome/SettingsDaemon/Power --method org.gnome.SettingsDaemon.Power.Keyboard.StepDown

Você poderá estabelecer esses comandos como atalhos de teclado no GNOME (Configurações - Teclado - Atalhos de teclado - Atalhos personalizados).

Fontes:
Backlight - ArchWiki (informação sobre o modesetting)
Keyboard backlight - ArchWiki (D-Bus GNOME)

SOM

No GNOME é possível estabelecer os atalhos de teclado para o controle de volume de som na opção Configurações - Teclado - Atalhos de teclado - Som e mídia.

2 curtidas

No meu .xbindkeysrc, eu tenho:

# ~/.xbindkeysrc

#raise vol ('b:4' is mouse scroll up)
"amixer sset -q 'Master' 2%+"
  Mod2+Mod4 + b:4
"amixer sset -q 'Master' 2%+"
 Mod2+Mod4 + Up
#volume Decrease ('b:5' is mouse scroll down)
"amixer sset -q 'Master' 2%-"
  Mod2+Mod4 + b:5
"amixer sset -q 'Master' 2%-"
 Mod2+Mod4 + Down

Consigo incrementar de 2 em 2 porcento.

Por exemplo, Mod2+Mod4 + b:5 muda o volume se eu segurar META+ALT+MOUSE_ROLAGEM_PARA_BAIXO.

Ou Mod2+Mod4 + Down com META+ALT+SETA_PARA_BAIXO.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.