É normal PC com boa configuração ficar lento para carregar arquivos da pasta câmera do celular?

Versão do Linux: Linux Mint 20.3.
Configuração do PC: AMD Ryzen 5 3400G with Radeon Vega Graphics, com 16gb de Ram e HD SSD.
Ao acessar o celular, para fazer cópia e exclusão dos arquivos das pasta câmera, o processo é muito lento e às vezes até trava.
O que fazer, tendo em vista que o computador em questão tem uma boa configuração e tenho a opinião que deveria abrir/copiar/excluir de forma até rápida?

1 curtida

A questão é que ao copiar arquivos de um dispositivo externo – através de uma porta USB, imagino eu – o poder de processamento pouco importa. A velocidade de cópia de arquivos do seu celular para o PC depende muito mais da velocidade da porta USB do seu PC, da porta USB do seu celular, velocidade de leitura/escrita da eMMC do seu celular e do SSD no seu PC. Ou seja, seu PC pode ser o mais potente possível, se a velocidade das portas USB e de leitura/gravação dos discos do celular e PC não forem satisfatóirios você experienciará tais desconfortos.

2 curtidas

Tenha cuidado com essa “exclusão”.

No começo do milênio, eu costumava “mover” as fotos da câmera digital Sony e do celular WP8 para o PC de mesa, usando cabo USB.

Onde “mover” = copiar + deletar na origem.

Acontece que, quando as fotos já acabaram de ser copiadas para o PC de mesa, ainda faltava muito tempo para serem deletadas nos dispositivos de origem.

Algumas vezes, eu tirei o cabo USB, sem perceber que os originais ainda não tinham sido deletados na origem – e por causa desse descuido, acabei corrompendo os chips de Memória da câmera Sony e do celular WP8.

No caso da câmera, ela tinha um programinha interno para formatar o chip, e deu para consertar.

No caso do celular, perdi um chip de 32 GB, que na época era caro para meu orçamento. (Na época não tinha opção de “desconectar” ou “remover com segurança”).

Depois disso, passei a usar a opção de somente “copiar”. – Depois de concluir a cópia, eu usava os recursos do próprio celular, e da própria câmera, para deletar os originais. – É mais seguro.

Depois que comprei um celular Android, o cabo USB parou de funcionar (comprei outros, inclusive USB 3, mas não teve jeito), e foi ótimo, pois passei a usar o KDE Connect para enviar as fotos pelo Wifi do modem da operadora.

É rápido e seguro. – Mandar 144 fotos de 2 a 6 MiB / cada, leva menos de 2 minutos, a uma taxa de 7,7 MiB/s (porque o Wifi ainda está limitado a 2,4 G):

1 curtida

Olá!

Então, é incrível isso mas maioria das fabricantes “cagam” pra USB via cabo na transferência. Infelizmente grande maioria dos smarts android usam USB2.0 como padrão mesmo voce tendo interface de conexão usb 3 tipo-c. A verdade que o Tipo-C só interessa porque ativa o modo PD3 que é o carregamento de alta potência.

Esse fim de semana mesmo, fiquei fazendo manobras de copiar e backup da minha “galeria” que estava cheio de vídeos e tal. A transferência máxima via cabo chegou em 37MB/s, que é o mais próximo do máximo real que chega numa usb 2.0 limite nominal a 480Mbps.

A vdd é que vão “forçando” você usar cada vez mais cloud, sync via wifi direto para um drive cloud ou serviço cloud porque assim mantém a roda comercial girando. Além do que te você acaba comprando smarts com 128GB, 256GB, etc de flash interno.

Só para explicar melhor:
O problema que tenho não é na velocidade de download e sim para acessar a pasta de arquivos de fotos e vídeos do celular, quando conectado ao computador com a configuração citada acima.
Carrega muito devagar todos os arquivos, quando não trava. No PC do meu irmão, que possui um configuração não muito melhor, sistema operacional Windows, abri rapidamente.
Recordo-me que quando tinha um Core 2 Duo, processador bem antigo com Windows, carregava de forma satisfatória, até bem rapido.

Entendi. Bom ai pode ser outro problema.
Aqui há uma lentidão ao abrir a pasta de galerias dependendo da quantidade de itens nela, isso porque primeiro o sistema tenta ler pra identificar e gerar miniaturas. Igual quando tento tocar um vídeo pelo PC acessando o armazenamento lá no smartphone, ele demora uns segundos até que começa a tocar de fato.
Outra coisa é saber se ao conectar habilitou diretinho no smartphone a transferência massiva via USB.

Faz boot com uma outra distro em Live pra testar se pode ser algo também relacionado ao driver da controladora usb do seu pc no momento. Daí da boot e conecta o smartphone e tentar fazer mesmas operações e vê o comportamento.

Falaram de velocidade de portas etc mas o fator que faz a transferência de arquivos ser tão lenta nos celulares atuais é que hoje usam o protocolo MTP (ou PTP dependendendo de qual método de transfêrencia você configurar no celular) para disponibilizar os arquivos pro computador, que é basicamente um “sistema emulado” porque os celulares atuais não podem desmontar a partição de dados e oferecê-la diretamente ao computador como pendrives, hds externos etc fazem utilizando o Mass Storage. Hoje em dia eu prefiro basicamente utilizar algum gerenciador de arquivos no próprio celular pra mover todos os arquivos desejados pra uma pasta específica e então fazer a transfêrencia dos arquivos da pasta por algum desses apps de transferência de arquivos na rede local.
gigiolinux se você percebe que o desempenho de acesso/transferência no Linux é inferior ao Windows eu recomendo que primeiro você teste usar outro gerenciador de arquivos no lugar do padrão da sua distro e se não melhorar então cogitar testar outra distro, pode até ser no modo live mesmo.

Obrigado pela resposta!
Desculpe-me a minha falta de conhecimento … há como vc explicar o que preciso fazer no que diz respeito:
“Faz boot com uma outra distro em Live pra testar se pode ser algo também relacionado ao driver da controladora usb do seu pc no momento. Daí da boot e conecta o smartphone e tentar fazer mesmas operações e vê o comportamento.”?

1 curtida

Obrigado pela resposta.
Há como me dar um exemplo de como proceder com a sua dica, por favor?
Sou ainda um usuário iniciante. :smiley:

Sim.
Procura no google fazer download do Ubuntu Desktop. Será encaminhado para o site e voce faz download do arquivo ubuntu desktop para pc, versão 64bit versão 22.04 lts.
Após baixar tudo, busque pelo google o site balena etcher e gaça download do app balena etcher 64bit para ubuntu e derivados, versão do srquivo appimage.
Agora, vá na padta de download pelo gerenciador de arquivos do seu linux e sobre o arquivo balena etcher e clique com botão direito e va nas propriedades e marque tornar esse programa executavel.
Coloque um pendrive de 4gb ao menos onde vc vai gravar o ubuntu. Esse.pendrive vaier todo apagado, ok?
Dai, agora clique duplo pra rodar o balena etcher e espera abrir. Após a abrir seleciona a imagem de disco a sera gravada, 1º botão, aponte para o arquivo do ubuntu desktop 64bit (x86amd64) que fez download.
Clique 2º botão e escolha o pendrive como local de destino e apeta 3º botão pra ele gravar.
Espera tudo finalizar.
Fecha tudo e reinicia o pc ja com o pendrive plugado.
Assim que ele começar a reiniciar vai apertando a tecla esc pra aparecer o menu de seleção de boot e coloca que deseja dar boot pelo pendrive.
Ao achar ele vai iniciar e vc escolhe usar em modo Live Disc! Não escolha e nem faça processo de instalação.
Dai é so aguardar carregar tudo e usar conectando ao smartphone como vc ja faz.

Bom, se quiser ver bem mais detalhado ai vale procurar videos no canal do Dio sobre como usar linux em modo live.

Quer dizer então que o dispositivo de armazenamento dos smartphones é um eMMC?

1 curtida

Sim

Certo, obrigado pela clareza da resposta.
Quando eu tiver que realizar back-up dos meus arquivos do celular para o pc, farei o indicado.

1 curtida