Só queria tirar uma duvida. Eu uso a versão 31.0.101.2111 do driver da Intel em um notebook com Windows 11 e Intel i5 1035G1. Funciona normalmente, mas fico com essa duvida, se devo atualizar ou não, se faz diferença usar a última versão.
geralmente dizem que a última versão é melhor, mais otimizada etc e tal. veja se serve pra sua placa
Drivers atualizados trazem melhorias e correções, então é importante manter atualizado. Quanto a desempenho, se o hardware é um pouco antigo, uma versão mais nova de driver geralmente traz pouquíssima ou nenhuma diferença, e o driver atual já extrai o máximo.
Exato. Os drivers mais novos são focados nos novos dispositivos. Raramente acontece melhora de desempenho, mas se o dispositivo ainda for mantido, pode acontecer de melhorar a estabilidade com correção de bugs.
De preferência não, nem sempre e viável forçar uma versão que não e melhor do que está instalada
A não ser que vc use uma placa dedicada da intel, para gráficos integrados instale e atualize via Windows update pois esses drivers geralmente passam por um melhor controle de qualidade.
Para o notebook de fabricantes como Lenovo, Dell, Acer e outros, normalmente, só tive benefícios atualizando pelo driver mais novo no site do fabricante, não o “genérico” (coloco entre aspas que não é genérico de fato, é oficial e funciona para todos os chips), pois nele existem otimizações específicas que casam com o que fora programado na UEFI do notebook, tanto para melhorar a performance, quanto para melhorar o consumo de energia.
Do contrário já peguei um Dell Inspirron com i5 de décima terceira geração que driver do fabricante capava o pois não trabalhava corretamente com os ecores (cores de eficiência), deixando o notebook lento ao utilizar na bateria (os e-cores pareciam ficar sem uso e os p-cores [cores de performance] oscilavam entre 800MHz e 1.2GHz, não saindo disto, a menos que voltasse na tomada. A solução neste caso foi formatar o notebook com a opção “Disable Windows Platform Binary Table (WPBT) execution” e “Exclude drivers from Windows Update” no autounattend.xml. Com Windows instalado os drivers do assistente da Intel foram instalados e somente o que ficou faltando foram baixados manualmente e instalados, tomando o cuidado de não rodar nenhum software da Dell por debaixo dos panos.
Uma notificação do caso foi entregue para a Dell (que não tinha ideia do ocorrido e me fez passar quase 3 horas com um técnico no telefone me forçando a seguir scripts que começam por reiniciar o computador
), o número do caso foi anotado e de tempos em tempos entrava em contato para saber se resolveram o caso e voialá, 1 ano e 3 meses depois lançaram o driver que prometia resolver isso. Fiz uma instalação limpa em outro SSD para confirmar e de fato corrigiu, então pude fazer a instalação do driver da Dell, finalmente.
Mas pq voltei o driver da Dell (que medo!)? Pq nos testes, com o driver Intel, a bateria durava cerca de 75min com perfil de economia do Windows ativado, ao mudar para o driver da Dell, subiu para cerca de 140min, quase o dobro e no mesmo teste, tela ligada e 50% de brilho e video full HD rodando em looping no youtube.
Ciente de meu relato, espero ter ajudado para que faça a melhor escolha, que é, como sempre diz o Dionatan, DEPENDE!
Então, se eu deixar o windows update decidir qual driver instalar, ele vai instalar uma versão antiga que não funciona muito bem com o Windows 11 (meu notebook veio com windows 10). Por isso eu fiz a atualização para um driver mais recente e que funciona bem até hoje.
Sim, os drivers do Windows Update geralmente são mais antigos, mas certificados para o funcionamento geral do hardware sem intromissões demasiadas no Kernel e agora, no Windows 11, busca ainda a compatibilidade de o sistema em si rodar numa espécie de VM para dificultar ainda mais a exploração de vulnerabilidades no acesso, principalmente, do kernel.
Se o driver mais recente do site da intel funciona melhor que o driver, normalmente pouco mais antigo do fabricante, funcionou bem para vc, siga em frente, mas sem ânsia de sair instalando o mais recente só pq é mais recente. Tire uns minutos, leia os logs, pois normalmente a atualização corrige coisas que não te afetam e pior, podem prejudicar.
Se o Windows e o site da placa fornecerem, sim. Caso contrário, não , pois não foi testado.
Neste cenário só é recomendado se o atual apresenta defeito.