Salve a todos!
Dicas sobre pequenas medidas de segurança contra e-mails duvidosos e de como eu tomo as primeiras providências para resolvê-los.
Hoje fui analisar meus e-mails e me deparei com um bem sútil, o e-mail do Deezer.
Bom, deve fazer uns 5 anos ou mais que eu não acesso mais minha conta Deezer.
Pois bem, o email é bem detalhado como podemos ver no vídeo 1 e na imagem abaixo:
A conta foi acessada por um dispositivo Smartphone Google Pixel em Londres, no Reino Unido.
Então resolvi fazer este tópico para mostrar uma das medidas que eu tomo quando me acontecem isso, a mais rápida e simples, acredito eu .
Começando, analisamos o corpo do e-mail, o que está escrito. Nunca, Jamais, Never, clicar nos links deste e-mail e e-email suspeitos, apenas observar ;
Vídeo 1:
- No vídeo acima, vemos que o e-mail está bem sútil e detalhado mas não clicamos em nenhum link e então deixamos ele de lado e abrimos o navegador indo direto ao site Deezer;
- Vamos direto ao “Esqueceu sua Senha” (Forgot Your Password), digitamos o número ou o e-mail cadastrado e clicamos em “Envie o Link” (Send Link);
- No aplicativo de e-mail aguardamos o mesmo chegar, aqui levou cerca de 10 minutos porque ele vem pelo e-mail da Microsoft que está atrelado ao Gmail e o mesmo leva uns 5 minutos para espelhar o Outlook, mas eu estava monitorando ele também, lá levou cerca de 3 minutos. Porém eu preferi mostrar os detalhes pelo Gmail por ser mais fácil de visualizar. O e-mail Outlook eu costumo abrir pelo navegador, pois uso pouco já que o Gmail espellha ele, ficando mais difícil de demonstrar por estes vídeos;
- Assim que o e-mail chegar, como temos os 2 e-mails, o suspeito e o autêntico que chegou direto do Deezer, que eu pedi, vamos analisar padrões. Percebemos que o e-mail Deezer começa com o “Olá Lucas” já o e-mail suspeito não começa com esta saudação. Talvez um outro padrão a se verificar é como está o endereço físico, eles usam Gwengolo do idioma “Breton” que pertence a classe da família de idiomas Celtas. Este é o único idioma Celta falado nas terras principais da Europa e em perigo de extinção segundo Wikipédia e UNESCO - Atlas of the World’s Languages in Danger. Se bem que este idioma é falado em parte da França, na Bretanha, e o Deezer é Francês… Mas todo cuidado é pouco e na minha opinião, se o aplicativo é internacional, talvez no mínimo o Inglês deva ser empregado, caso não tenha a tradução para o idioma específico. Gwengolo em Português significa Setembro.
Vídeo 2:
Analisando padrões entre os 2 e-mails, alterei a senha como mostro no vídeo 2, (acabei fazendo dois vídeos porque esqueci que a senha aparece ao digitar antes de virar bolinha ), completando os “Primeiros Socorros”.
Mas não para por ae. Outra dica e sugestão seria alterar a senha do e-mail atrelado a conta do serviço específico, neste caso o walk4 no Deezer. Como este e-mail eu criei já tem uns 25 anos, walk4 = abreviação de “walking for” ou “caminhando para” porque eu queria chegar em algum lugar no meu futuro mas não sabia aonde (até hoje eu ainda não sei apesar de tentar todos os dias), e por ele estar em Inglês então é muito comum eu receber e-mails suspeitos de que acessaram contas atreladas a ele por engano. Um tempo atrás, na “migração” MSN-Skype, eu comecei a receber e-mails da Apple direcionados a uma chinesa.
Divaguei um pouco mais mas, yeah, o passo principal de segurança é não clicar em nenhum link, mesmo que o e-mail pareça autêntico.
Se preferirem comentar sobre mais medidas de seguranças reforçando o tópico, acredito que irá ajudar uns aos outros a ficarmos cada vez mais fortes .
“Sempre Desconfiamos de Nossas Sombras.”
Cheers!